BTS & LITERATURA:
BIBLIOTECA VIRTUAL
O BTS é também conhecido por referenciar ou se inspirar em diversas produções literárias na concepção de suas eras e das histórias que pretendem contar. Além de serem produções literárias fantásticas, são obras que podem nos ajudar a compreender os trabalhos do BTS com maior profundidade.
Para além disso, os membros do BTS também já foram vistos junto a uma variedade de livros e recomendaram incontáveis obras - as quais são tão interessantes quanto transformadoras para conhecermos.
Por isso, aos poucos, disponibilizaremos nessa aba do nosso site uma espécie de biblioteca diversa e gratuita que parta do BTS - trazendo essas obras em arquivos digitais para leitura e/ou download. Aproveite, ARMY!
JUNG: O MAPA DA ALMA
Livro de 1998 escrito por Dr. Murray Stein
Enquanto cientistas e astronautas exploravam e faziam um mapa do universo físico, Carl Jung e os psicólogos analíticos que seguiram seu trabalho começaram a traçar um mapa do mundo interior da psique humana. Murray Stein nos apresenta todo o formidável pensamento junguiano, apresentando Carl Jung ao mesmo tempo como cientista dedicado e como artista criativo. Por isso, Jung - O Mapa da Alma é o livro mais importante sobre a psicologia junguiana publicado nos últimos anos e é a peça que inspira e dá vida à era Map of the Soul do BTS.
A ARTE DE AMAR
Livro de 1956 escrito por Erich Fromm
O livro aborda um dos temas que sempre despertou interesse nas pessoas, o amor. O livro não é um guia, como muitos podem imaginar pelo nome, muito menos auto-ajuda, apesar de proporcionar o autoconhecimento. O psicanalista considera o amor uma arte, pois acredita na importância de conhecer sua teoria e prática. “O amor é a única resposta sadia e satisfatória para o problema da existência humana”, comenta Erich Fromm.
Assim, A Arte de Amar é uma das obras que inspirou e deu vida à era Love Yourself do BTS.
A MAIOR DE TODAS
AS MÁGICAS
(INTO THE MAGIC SHOP)
Livro de 2016 escrito por Dr. James R. Doty
Esse livro também traz conceitos essenciais para a era Love Yourself. O Dr. James R. Doty, professor clínico de neurocirurgia, se apoia sobre a "Loja Mágica" ou "Magic Shop", que é, na verdade, uma técnica psicodramática que troca um medo por uma atitude positiva. Assim, podemos ver essas ideias presentes tanto na música "Magic Shop", do álbum 'Love Yourself: Tear', como em conceitos gerais dessa era.
DEMIAN
Livro de 1919 escrito por Hermann Hesse
Nesse livro, Emil Sinclair é um jovem atormentado pela falta de respostas às suas questões sobre o mundo. Mas, ao conhecer Max Demian, um colega de classe precoce e carismático, Sinclair se rebela contra a convenções de seu tempo e embarca em uma jornada de descobertas. Esse livro clássico é considerado um divisor de águas na trajetória de Hermann Hesse, pois reflete os questionamentos do escritor sobre o que significa o ser humano, com suas contradições e dualidades. Assim, influenciado pelas ideias de Carl Jung - sim, o mesmo Jung de Map of the Soul - Hesse descreve o processo de busca do indivíduo pela realização interior e pelo autoconhecimento.
Esse é o livro sobre o qual toda a era WINGS do BTS se apoia, inclusive as narrações presentes nos Short Films.
AQUELES QUE ABANDONAM OMELAS
Conto de 1973 escrito por Ursula K. Le Guin
O conto trata sobre um festival de verão na cidade utópica de Omelas, onde todos vivem felizes — mas essa felicidade tem um preço: uma criança deve viver segregada em um porão escuro, nua e má nutrida, uma condição que logo vai levá-la a morte. Essa obra está referenciada em Spring Day! É uma leitura curta e gostosa, ou seja, é uma reflexão necessária.
KAFKA À BEIRA-MAR
Livro de 2002 escrito por Haruki Murakami
Kafka à Beira-Mar é um dos romances mais ambiciosos do escritor japonês Haruki Murakami, e uma das mais surpreendentes obras da literatura contemporânea. Centrado na jornada de dois personagens, é um livro imaginativo, com referências que vão do mundo pop japonês às tragédias gregas. Kafka Tamura é um solitário menino de quinze anos que decide fugir da casa do pai para escapar de uma terrível profecia, além de tentar encontrar a mãe e a irmã, que partiram quando ele ainda era criança. Leva poucos pertences numa mochila e não sabe nem ao menos que rumo seguir. Sua rota de fuga irá se cruzar, inevitavelmente, com a de Satoru Nakata, um homem idoso que, após passar por um trauma inexplicável na infância, adquiriu estranhos poderes sobrenaturais. A odisseia desses personagens, tão misteriosa para eles quanto para nós, será pontilhada por provações e descobertas, numa das mais surpreendentes obras da literatura dos últimos anos.
Essa obra tem diversas conexões com a era HYYH e com o BTS Universe, além de ser explicitamente citada em alguns versos da música "Butterfly".
1984
Livro de 1949 escrito por George Orwell
Nesse último romance do Orwell, o autor criou um personagem chamado Winston, que vive aprisionado em uma sociedade completamente dominada pelo Estado. Essa submissão ao poder, é relatada, inclusive, na rotina desse personagem, que trabalha com a falsificação de registos históricos, a fim de satisfazer os interesses presentes. Winston, contudo, não aceita bem essa realidade, que se disfarça de democracia, e vive questionando a opressão que o Partido e o Grande Irmão exercem sob a sociedade. A inspiração do livro vem dos regimes totalitários das décadas de 30 e 40 e, é assim, sob a ótica da ficção, que o autor faz com que seus leitores reflitam sobre o sistema de controle, que depois de tanto tempo ainda é muito questionado.
1984 foi utilizado como referência durante a Trilogia Escolar do BTS, sobretudo nos VCRs do concerto BTS BEGINS.
COSMOS
Livro de 1980 escrito por Carl Sagan
Escrito por um dos maiores divulgadores de ciência do século XX, Cosmos retraça 14 bilhões de anos de evolução cósmica, explorando tópicos como a origem da vida, o cérebro humano, hieróglifos egípcios, missões espaciais, a morte do sol, a evolução das galáxias e as forças e indivíduos que ajudaram a moldar a ciência moderna. Numa prosa transparente, Carl Sagan revela os segredos do planeta azul habitado por uma forma de vida que apenas começa a descobrir sua própria identidade e a se aventurar no vasto oceano do espaço sideral. Aqui, o tratamento dos temas científicos está sempre imbricado com outros campos de estudo tradicionais, como história, antropologia, arte e filosofia.
Cosmos apareceu na lista de leitura do personagem do NamJoon no BU, tanto na página final do livro The Notes 2 como no jogo BTS Universe Story.
O MITO DE SÍSIFO
Livro de 1942 escrito por Albert Camus
Nessa obra, Camus destaca o mundo imerso em irracionalidades e lembra Sísifo, condenado pelos deuses a empurrar incessantemente uma pedra até o alto da montanha, de onde ela tornava a cair, caracterizando seu trabalho como inútil e sem esperança. O autor faz um retrato do vazio em que vivemos e do dilema enfrentado pelo homem contemporâneo: “Ou não somos livres e o responsável pelo mal é Deus Todo-Poderoso, ou somos livres e responsáveis, mas Deus não é Todo-Poderoso.”
O Mito de Sísifo apareceu também na lista de leitura do personagem do NamJoon no BU - imagem que pode ser encontrada na página final do livro The Notes 2.
RESSURREIÇÃO
Livro de 1899 escrito por Liev Tolstói
Com sua escrita intensa, Tolstói versa nesse livro sobre as injustiças do sistema de justiça de um determinado país. Discute a crueldade e a estupidez que residem nas punições judiciais, a ociosidade dos abastados e a corrupção dos militares, além de uma crítica velada à religião e à forma como ela teria corrompido as ideias do próprio Jesus.
Ressurreição apareceu também na lista de leitura do personagem do NamJoon no BU - imagem que pode ser encontrada na página final do livro The Notes 2.
EM BUSCA DO TEMPO PERDIDO
Coletânea de livros de 1913-1927 escritos por Marcel Proust
Nessa série de livros, Proust recria uma série de personagens e ambientes de sua época e, mais do que isso, baseia-se em uma concepção de memória relacionada com uma visão filosófica do tempo, na qual as recordações podem pôr no mesmo plano o passado e o presente.
Em Busca do Tempo Perdido apareceu também na lista de leitura do personagem do NamJoon no BU - imagem que pode ser encontrada na página final do livro The Notes 2.
A VIDA PELA FRENTE
Livro de 1975 escrito por Romain Gary
Após a morte de Gary, em 1980, um documento revelou que ele possuía o pseudônimo de Émile Ajar, com o qual assinou livros celebres como este.
No enredo do livro, Momo vive sob os cuidados de Rosa, uma senhora judia. Sobrevivente de Auschwitz, ela cuida de diversas crianças em seu apartamento. É nesse ambiente que Momo conta sua história. Da fricção entre a inocência e a brutalidade do mundo sai a força de um dos romances mais cativantes da literatura francesa recente.
A Vida Pela Frente apareceu também na lista de leitura do personagem do NamJoon no BU - imagem que pode ser encontrada na página final do livro The Notes 2.
O APANHADOR NO CAMPO DE CENTEIO
Livro de 1951 escrito por Jerome David Salinger
O Apanhador no Campo de Centeio ou The Catcher in the Rye nos apresenta um garoto americano de 16 anos que relata com suas próprias palavras as experiências que ele atravessa durante os tempos de escola e depois. Revela o que se passa em sua cabeça. O que será que um adolescente pensa sobre seus pais, professores e amigos?
Esse livro apareceu e também foi utilizado como referências em MVs como "Danger", "Run (Japanese Version)" ou ainda um VCR da era WINGS.
O ALQUIMISTA
Livro de 1988 escrito por Paulo Coelho
Paulo Coelho já inspirou mais de 200 milhões de leitores por todo o mundo com este romance encantador. Esta história, brilhante em sua simplicidade e com uma sabedoria que nos estimula, é sobre um jovem pastor da Andaluzia chamado Santiago que viaja de sua cidade natal na Espanha para o deserto do Egito em busca de um tesouro escondido perto das Pirâmides. Ao longo do caminho, ele encontra uma cigana, um homem que se diz rei e um alquimista, que lhe indicam a direção para a sua busca. Ninguém sabe que tesouro é esse, ou se Santiago será capaz de ultrapassar os obstáculos de seu trajeto. Mas o que começa como uma jornada para encontrar bens mundanos se transforma na descoberta do tesouro que se encontra dentro dele mesmo. Emocionante e profundamente humano, este clássico contemporâneo é um testamento eterno do poder transformador dos nossos sonhos e da importância de ouvirmos nossos corações.
Além de ser um livro altamente recomendo pelo SUGA, O Alquimista também está diretamente relacionado à Psicologia Analítica e, é claro, à Alquimia - temas que temos discutido desde o início da era Map of the Soul.
O PEQUENO PRÍNCIPE
Livro de 1943 escrito por Antoine de Saint-Exupéry
Esse clássico conta a história do complexo Pequeno Príncipe. Ao narrar a evolução dos seus personagens e o contexto de cada tempo, o livro resgata a memória do cuidado e do amor ao ser humano e devolve a cada um o mistério da infância. Retornam os sonhos. Reaparece a lembrança de questionamentos. Desvelam-se incoerências acomodadas, quase já imperceptíveis na pressa do dia-a-dia. É, entre muitas outras características, um reencontro: o homem-menino.
Além de ser recomendado pelos membros, O Pequeno Príncipe foi utilizado como referência direta no inesquecível MV de "Serendipity".
SONHO DE UMA NOITE DE VERÃO
Peça/Livro da década de 1590 escrito por William Shakespeare
Sonho de uma Noite de Verão entrega um conto cômico de um antigo triângulo amoroso grego, que desmorona em circunstâncias divertidas na floresta com a ajuda de algumas fadas, as quais, no final, convencem os seres humanos de que os estranhos acontecimentos daquela noite teriam sido apenas um sonho.
O livro correspondente a essa peça é o que vemos Jin lendo no MV de "Stay Gold".
A METAMORFOSE
Livro de 1915 escrito por Franz Kafka
Nessa obra, Kafka descreve o caixeiro viajante Gregor Samsa, que abandona as suas vontades e desejos para sustentar a família e pagar a dívida dos pais. Numa certa manhã, Gregor acorda metamorfoseado num inseto monstruoso.
Esse livro fantástico é incluído aqui na nossa lista por ter sido recomendado pelo RM!
O GUIA DO MOCHILEIRO DAS GALÁXIAS
Livro de 1979 escrito por Douglas Adams
Nesse livro, Arthur Dent e seus quatro estranhos companheiros viajam pela Galáxia a bordo da nave Coração de Ouro, em uma busca desesperada por algum lugar para comer. Depois de fazer a refeição mais estranha de suas vidas, eles seguem pelo espaço e acabam descobrindo a questão sobre a Vida, o Universo e Tudo Mais.
Esse livro também é incluído aqui na nossa lista como recomendação do RM!
REINVENTE SUA VIDA
Livro de 1993 escrito por Jeffrey Young e Janet S. Klosko
Do inglês, Reinventing Your Life, esse livro voltado à Psicologia pretende nos ensinar sobre como acabar com os comportamentos autodestrutivos que nos impedem de vivermos da melhor maneira possível.
Importante salientar que não existe uma tradução oficial do livro para português. Assim, encontramos essa tradução livre, porém completa publicada por um conjunto de acadêmicos.
Esse livro foi uma recomendação do SUGA!
PARAÍSO PERDIDO
Poema épico/Livro de 1667 escrito por John Milton
Essa obra épica trata sobre a rebelião de anjos contra o Paraíso, que leva à queda ao inferno - passando pela criação da Terra e da história de como Satanás (um dos anjos caídos) teria sido capaz de enganar Adão e Eva, duas criações divinas.
Esse livro pode ter sido tomado como referência nas pistas que encontramos em relação ao personagem do JungKook na página final do livro The Notes 2!
ALMOND
Livro de 2016 escrito por Sohn Won-pyung
Esta história é, em resumo, sobre um monstro encontrando outro monstro.
"Um dos monstros sou eu", diz o personagem principal.
Yunjae nasceu com uma condição cerebral chamada Alexitimia, que torna difícil para ele expressar ou entender emoções como medo ou raiva.
Esse é o livro que foi lido pelo RM e pelo SUGA durante o programa BTS In The Soop.
Infelizmente, ainda não existe uma tradução para o português. Então, apenas nesse caso, vamos disponibilizar o livro em inglês. Se você souber inglês ou quiser praticar a língua, essa pode ser uma boa escolha de leitura!