🖋 AS CARTAS DO BTS
Esse quadro surge sob a compreensão que temos de que as músicas do BTS são como cartas, sempre prontas a dizer algo sobre ou para o mundo, nós ou eles mesmos. Assim, nessas publicações, exploraremos juntos traduções, significados e interpretações das músicas do grupo, seja voltando a nossa atenção à letra ou a referências. Dessa forma, podemos apreciar a arte do BTS de duas maneiras: simplesmente aproveitando a alta qualidade da música que eles produzem e, por outro lado, entendendo o que ele nos dizem através dela.
O! RUL8, 2? (2013)
N.O (NO OFFENSE) / SEM OFENSA
“N.O”, a faixa título de O!RUL8,2?, deu continuidade à trilogia escolar e às críticas sociais que o BTS já vinha construindo desde "No More Dream" em relação às pressões existentes sobre a juventude. Aqui, os membros voltam sua atenção ao sistema educacional e suas implicações sobre a juventude.
SKOOL LUV AFFAIR (2014)
SPINE BREAKER / QUEBRADOR DE COLUNA
Como "Silver Spoon" - que discutimos na semana passada, "Spine Breaker" também é uma faixa de crítica social. Não te fascina a capacidade do BTS de produzir músicas simultaneamente divertidas e críticas/reflexivas? Assim, "Spine Breaker" discute um fenômeno social que ficou conhecido aproximadamente como "a mania do acolchoamento" (“The Padding Craze”). Vem saber mais!
HYYH PT. 2 (2015)
WHALIEN 52
“Whalien 52” é uma música de significados profundos que pode despertar identificação em qualquer pessoa que já tenha passado por momentos de solidão. Aqui, porém, o BTS parece nos contar sutilmente suas experiências e sentimentos diante do período inicial de ascensão do grupo em 2015/2016. E, para isso, eles se inspiram na figura de uma baleia: Whale 52 ou Baleia dos 52 Hz.
MA CITY / MINHA CIDADE
Nessa faixa inesquecível da era HYYH, os membros do BTS - principalmente os da rap line - pretendem nos contar um pouco sobre as cidades de onde vieram, o seu local de origem. Por isso, o nome da música, “Ma City”, significa literalmente “Minha cidade”. Que tal um pequeno tour pelas terras natais do BTS? Vem viajar com a gente!
WINGS (2016)
AM I WRONG / EU ESTOU ERRADO?
“Am I Wrong” é, talvez, uma das músicas do BTS de maior cunho de crítica social e política. Essa faixa da era WINGS, sobretudo ao unirmos a letra e as suas performances ao vivo, nos levam a uma brilhante construção de significados que exigem, porém, a nossa total atenção! Vamos lá?
LOVE YOURSELF: HER 承 (2017)
GO GO / VÁ VÁ
Quem vê o BTS no ensaio temático de Halloween dançando alegremente e cantando “YOLO! YOLO! YOLO! YO!” talvez não faça ideia de que, em “GO GO”, estamos mais uma vez diante de uma grande reflexão e crítica social. Por meio de “GO GO”, o BTS vem, na verdade, criticar, de forma bastante sarcástica, o tempo em que vivemos, no qual predominam o materialismo e o imediatismo.
FACE YOURSELF (2018)
DON'T LEAVE ME x LET GO / NÃO ME DEIXE x DEIXAR IR
“Don’t Leave Me” e “Let Go” são duas dentre as músicas japonesas do BTS. Essas canções estão cuidadosamente posicionadas entre o início e o fim do álbum "Face Yourself", o qual situa-se ainda entre os álbuns "Love Yourself: Her" e "Love Yourself: Tear" e, acredite, esse contexto pode nos dizer muito! Desse modo, "Don't Leave Me" e "Let Go" estão entre o desenvolvimento e o conflito no amor; entre a percepção do andar em círculos e a rachadura da máscara talvez pela compreensão da necessidade de uma despedida.
LOVE YOURSELF: TEAR 轉 (2018)
THE TRUTH UNTOLD / A VERDADE QUE NÃO FOI DITA
Sinceramente, ouvir “The Truth Untold” e não se emocionar é um desafio constante. A melodia intensa, um tanto quanto melancólica, se junta a uma letra angustiante que nos retrata uma história, resultando em um misto de emoções através das vozes da nossa amada vocal line.