top of page
Writer's pictureefeitobts

Como posso começar a entender o desenvolvimento do tempo no BTS Universe?

Updated: Apr 12, 2021

Quando falamos sobre o BTS Universe, é comum que surja, a princípio, um grande problema: O TEMPO.


Se você já vem acompanhando o BTS há um certo tempo, você já deve saber que, sim, o personagem do SeokJin volta no tempo em meio à estória do BU.


O loop no tempo acaba nos deixando um pouco confusos, às vezes, é claro. No entanto, ao olharmos para a estória sob uma visão geral, os pontos acabam se conectando um pouco mais e construindo seus sentidos.


Primeiro, uma pergunta que recebemos foi: QUANTAS LINHAS DO TEMPO EXISTEM NO BTS UNIVERSE? E a resposta para essa pergunta é que não há resposta. Mas calma, muita calma nessa hora e vamos seguir esse raciocínio juntos, beleza?


Antes de mais nada, é interessante e necessário que falemos sobre a unidade de medida do tempo que o Universo Bangtan utiliza. Os títulos das notas nos trazem o nome do personagem, uma data e um ano - como “Ano 20” ou “Ano 21”, certo?



Porém, a estória não está nos mostrando o futuro. A unidade de medida do tempo para os anos das notas é a própria idade do personagem do SeokJin. Assim, quando lemos “Ano 20”, estamos lendo uma nota que se refere a quando o personagem do SeokJin tinha 20 anos de idade.


Por mais que já tenhamos explicado que o BU é fictício e não está diretamente relacionado à vida real dos membros do BTS, alguns aspectos permanecem. Entre eles, a diferença de idade entre os membros. Assim, quando estamos no “Ano 19”, SeokJin tem 19 anos, YoonGi tem entre 18 e 19, e assim sucessivamente.



Entenda que, entre os anos 09 e 21 das notas do BU, estamos apenas sendo introduzidos, primeiro, a aspectos das infâncias e adolescências dos garotos e, segundo, a como eles se conheceram e se tornaram grandes amigos. Mas, a medida em que o tempo passa, os personagens começam a enfrentar uma sequência de problemas pessoais, o que acaba os separando. Por isso, você pode perceber que o ano 21 da estória, principalmente, possui pouquíssimas notas.


Dessa maneira, até atingir o ano 22, você pode ler as notas HYYH que publicamos tranquilamente por dois motivos:


1. Elas foram publicadas em ordem cronológica de acordo com as datas;

2. Ali ainda não havia começado o loop no tempo.


É somente a partir das notas após o dia 11 de abril do ano 22 que as complexas idas e vindas no tempo têm início - quando SeokJin, ao retornar para a Coreia, se depara com a realidade devastadora de seus amigos.



Ele se questiona “Onde foi que tudo deu errado?” e, a partir de uma certa resposta, ele ganha a oportunidade de voltar ao passado para tentar consertar os erros e salvar a todos.


Para que você possa compreender ainda melhor o que acontece nesse ponto da estória, em que SeokJin começa a voltar no tempo, nós realmente recomendamos que você leia o webtoon “SAVE ME” - uma estória em quadrinhos online que também compõe o Universo Bangtan.



Você pode acessá-lo baixando o aplicativo chamado WEBTOON ou acessando o link a seguir: https://www.webtoons.com/en/drama/bts-save-me/list?title_no=1514&page=1


Caso você não esteja familiarizado com o webtoon, ele é composto por um prólogo e 15 episódios de estória em quadrinhos que dão sequência ou mostram ainda outros acontecimentos em meio ao loop do tempo - inclusive como o loop começou para SeokJin.


Porém, para facilitar, o que nós fizemos, Brasil? Sim! O Efeito BTS traduziu todos os episódios do webtoon para o Português! E você pode acessá-los gratuitamente clicando aqui: TRADUÇÃO DO WEBTOON




Continuando, um ponto importante que precisamos destacar em relação ao tempo e a como os acontecimentos se desenvolvem no BU é o EFEITO BORBOLETA.


De forma bem resumida, o Efeito Borboleta é uma parte da Teoria do Caos que afirma que uma pequena mudança em uma determinada ação ou situação pode mudar drasticamente o resultado de um evento.



É por isso que, a cada vez que SeokJin retorna no tempo, algo muda - principalmente locais e datas. Por exemplo, no ano 22, YoonGi tem um ponto decisivo em sua estória nas seguintes datas: 29 de abril, 02 de maio e 10 de maio e, em cada uma dessas datas, há um local diferente.


Podemos perceber que o Efeito Borboleta é, de fato, uma realidade no BU pela letra de “Butterfly” e pela figura da borboleta que se faz presente incontáveis vezes, sobretudo durante a era HYYH. Veja abaixo:


Trecho da letra de "Butterfly"




Algumas datas dentro do ano 22 serão especialmente importantes por serem decisivas dentro do loop e por marcarem desastres que devem ser evitados ou a data para a qual SeokJin retorna. Por isso, já anote aí no seu bloco de notas pra ficar esperto! Elas são:


⚪️ 11 de abril do ano 22


Essa é a data para a qual SeokJin sempre retorna.


A princípio, o retorno acontece incontáveis vezes devido a acontecimentos como: a morte do YoonGi; a lesão do HoSeok; a prisão do NamJoon; a morte do JiMin; a morte ou prisão do TaeHyung; a morte do JungKook. Sim, tudo isso e nas suas mais diversas formas e possibilidades.


⚪️ 30 de agosto do ano 22


Essa é a data na qual, em algumas linhas, a garota com quem SeokJin estava saindo é atropelada e falece. Assim, essa morte também desencadearia novas voltas no tempo.


⚪️ 30 de setembro do ano 22


Por fim, 30 de setembro é a data na qual, em algumas linhas do tempo, aconteceria o incêndio na vila de containers, inclusive no container do NamJoon, levando à sua morte. Desse modo, novas voltas no tempo também teriam início.




Por não sabermos exatamente quantas vezes SeokJin volta no tempo, não podemos saber com exatidão, consequentemente, quantas linhas do tempo existem no BU.


Porém, por mais que não possamos saber quantas linhas do tempo existem, o que podemos fazer é interpretar cada nota com muita atenção e encontrar as conexões entre elas - o que, de qualquer modo, nos abre muitas possibilidades.


Sinceramente, isso se torna mais fácil por meio das notas do livro THE NOTES 2, pois ele traz apenas notas do ano 22 e, de certa forma, todas elas estão em ordem cronológica e dentro de uma mesma linha do tempo sequencial - perceba isso pelo modo como a estória vai se desenvolvendo ali.



Por fim, as dicas que podemos deixar aqui sobre “como é que eu posso não ficar perdido nessa grande confusão de datas porque eu já estou é perdendo a cabeça” estão aqui nessa imagem.


Use com carinho porque são dicas de quem está mergulhando no BU há um bom tempo:



Sabemos que o BU pode parecer, de primeira, bastante complexo. Mas dê uma chance a ele e, como sempre reiteramos, não leia as estórias apenas.


Se aprofunde nas estórias. Se coloque no lugar dos personagens. Busque os detalhes e encontre conexões surpreendentes que nos levam, inclusive, a refletir, sobre as nossas vidas e nos transformam. Esse é o poder do conhecimento, esse é o poder do BTS.

1,627 views0 comments

Commentaires


Post: Blog2_Post
bottom of page