top of page
Writer's pictureefeitobts

A ironia de Jin - alegre, mas ainda sério e perspicaz [VOGUE KOREA]

*Tradução livre a partir de texto original publicado em 21 de dezembro de 2021. Caso deseje visualizá-lo, acesse: https://www.vogue.co.kr/2021/12/21/%ec%a7%84%ec%9d%b4-%ea%b0%80%ec%a7%84-%ec%95%84%ec%9d%b4%eb%9f%ac%eb%8b%88-2/





A ironia de Jin - alegre*, mas ainda sério e perspicaz


[VOGUE KOREA]




Um típico dia de folga para o Jin é mais ou menos assim: ele adormece depois de jogar no computador até as cinco da manhã e finalmente acorda às duas da tarde. Em seguida, ele permanece na cama e olha fixamente para o teto por cerca de três horas, ocasionalmente checando seu telefone ou ligando a TV e mudando os canais. Eventualmente, ele se senta em frente ao computador novamente e come algo quando a fome bate. Após comer, ele se sente sonolento e retorna para a cama. Utilizando a expressão do Jin, este é um dia "excessivamente preguiçoso e que alguns podem dizer que é um pouco patético".


“Passei o dia de ontem assim”, Jin admite. Como ele explicou na ARMY Corner Store durante o evento do BTS FESTA 2021, os melhores dias são aqueles completamente ociosos. Se ontem o dia foi inteiramente sobre a liberdade de relaxar, a sessão de fotos de hoje para a Vogue é exatamente o oposto. “A agenda para hoje é a mais apertada de todos os tempos”, comenta Jin. “Ontem, eu assisti TV e fiquei na cama por mais duas horas, joguei por cinco horas e talvez tenha adormecido às duas ou três da manhã. Depois, eu vim direto para cá. Acho que eu preciso de uma recompensa hoje.”


Dessa maneira, é provável que Jin tenha jogado no computador ou que tenha encontrado um ou dois amigos próximos após a nossa entrevista, passando seu tempo como gosta. Ele aparenta ser espontâneo - ele se descreve como “alguém que faz o que quer” - mas, na verdade, vive de acordo com regras muito claras. Considere, por exemplo, as suas ideias acerca do descanso. “O significado da palavra ‘descanso’ parece ter mudado”, diz ele. “Acho que descansar deveria ser totalmente egoísta. No entanto, muitas pessoas tentam fazer algo útil em seu tempo livre, como algo que as ajude a preencher seu currículo. Mas eu acredito que a inutilidade é útil! Eu acredito que você precisa ter dias que outras pessoas consideram como um desperdício para poder se concentrar mais em coisas úteis mais tarde.” Ironicamente, Jin consegue se comprometer mais com a sua rotina regular de trabalho porque aprecia o valor do seu "tempo de preguiça". “Você conhece o ditado: Eu dobro os meus joelhos apenas para pular mais alto”, diz ele com uma risada.


Muito se perde das palavras do Jin quando elas são gravadas e transcritas. Imagine ouvir o seu entusiasmo como de uma criança - é como se ele estivesse contando a história mais interessante do mundo, independentemente do assunto. Sua voz tem um tom brincalhão, mas ainda confiante, e ele pontua seus comentários com risadas características (uma vez descritas como “o som que o vidro faz ao ser limpo”). Nós brincamos ao longo da entrevista. Ele tem um senso de humor único e é bastante aberto. Suas piadas são contadas despreocupadamente, alegremente e sinceramente, certamente não como um mecanismo de defesa ou para encobrir insegurança, como acontece com pessoas que brincam sem parar para esconder o que realmente sentem. Afirmações como "É claro que eu sou bonito - não sinto necessidade de negar isso" e "Hum... O meu trabalho carece de limites claros" são todas feitas com o mesmo tom.


“Eu odeio quando há uma atmosfera séria. Quando as pessoas estão sérias demais, eu sempre tento melhorar o clima”, explica Jin. Através das aparições do Jin em programas de entretenimento e outros similares, estamos familiarizados com o seu humor criativo e a sua propensão para as “piadas de tio”. Quando questionado sobre se alguma vez ele age de maneira séria para além de quando está em performances, este rapaz que gosta de provocar risadas responde com total convicção. "Nunca", diz ele com uma risada. “Normalmente, quando uma pessoa séria e uma pessoa descontraída conversam, uma delas cede. Geralmente, a conversa acaba ficando séria, mas comigo é diferente. Um dos membros da nossa equipe de staff é muito sério, mas, quando eu falo com ele, nós habitualmente só fazemos piadas. Se uma pessoa é séria demais e eu sinto que não conseguimos nos dar bem, então eu simplesmente começo a evitá-la o mais rápido possível.”


Assim, ao invés de abordar temas pesados ​​como angústia pessoal, ansiedade e o próprio futuro, nós optamos por uma conversa leve e agradável a respeito de coisas triviais. Quando pergunto por que ele não suporta uma atmosfera séria, Jin responde sem rodeios, observando: "Porque não é divertido" e "Eu sempre sou assim, seja ao ser entrevistado ou apenas ao estar conversando com amigos". Jin esclarece: “O meu papel principal é como cantor, mas os limites do meu trabalho são embaçados. Eu faço performances nos palcos, participo de sessões de fotos como as de hoje e também muitas outras sessões de fotos. É claro, eu levo o meu trabalho muito a sério. No entanto, até que os limites do meu trabalho se tornem claros, eu não consigo dizer especificamente quando estou agindo de forma séria. Exceto quando estou no palco, 80 a 90% do meu tempo é gasto brincando.” Porém, o que à primeira vista parece ser pura e simples leviandade acaba tendo um propósito. “Acho que me divertir é uma das coisas que me permitem trabalhar sem me esgotar”, revela Jin.


A filosofia de diversão do Jin é um dos pontos únicos do BTS. O BTS tem muito mais “os pés no chão” e é muito mais familiar do que muitas outras super estrelas. Isto é, eles são pessoas normais que vivem no mesmo mundo que nós, não seres sobre-humanos distantes de outro planeta. Vendo as mensagens que eles trocam e a maneira como eles brincam durante as aparições na TV e em entrevistas, temos a mesma impressão deles de quando eles debutaram há oito anos. (E o seu enorme sucesso desde então apenas torna isso mais charmoso.) Jin desempenha um grande papel no BTS. Apelidado de mannae - ou seja, como um filho mais velho que age como o mais novo, ele é considerado um colega de grupo sênior ideal. Ele se dá bem com os outros membros e, ao mesmo tempo, ajuda a manter a harmonia.


De fato, a capacidade do Jin de suavizar qualquer situação de uma maneira leve está na essência do charme do BTS. Mesmo assim, Jin insiste: "Não, eu não sou muito bom em nada e não me destaco em nada. Aqueles ao meu redor não concordam com isso, mas... Sempre que eu digo isso, ou eles ficam chocados ou eles tentam me convencer de que eu realizei coisas incríveis. Mas eu ainda tenho dificuldade em aceitar isso. Se alguém me perguntasse quais são os meus talentos, eu não teria muito a dizer, exceto ‘Eu sou um membro do BTS’.”

Este realmente ainda é o caso? Mesmo agora, quando ficaríamos sem espaço na Vogue se listássemos todas as conquistas do BTS? É difícil não questionar a afirmação do Jin, mas, ao menos, ele é franco. Ele revela com transparência o que está pensando e sentindo. Sua confiança em dizer que ele é “lindo por qualquer lugar onde passe no mundo” e, por outro lado, em revelar suas inseguranças sem dar a elas muita importância evidencia um saudável senso de autoestima.


“Muitas pessoas são mais bonitas do que eu. ‘Worldwide Handsome’ é uma piada que gosto de fazer pelas risadas”, diz ele com uma risada própria. “E há muitas pessoas que conseguem cantar e dançar melhor do que eu. Eu apenas dou o meu máximo para conseguir atingir uma versão melhor de mim mesmo, o que outras pessoas parecem perceber em mim.” Esse tipo de franqueza se transforma em um amor próprio saudável e, eventualmente, em uma positividade despretensiosa. “Todos nascem com um certo talento, não é?”, ele pergunta. “Acho que o meu é a capacidade de esquecer rapidamente as coisas negativas que aconteceram e me recuperar da fadiga mental.” Já quanto à fonte de sua atitude positiva, Jin diz: "Bem... Se você seguir fielmente a sua rotina diária, logo você será capaz de esquecer e seguir em frente."


É difícil imaginar agora, mas, nos primeiros dias do BTS, Jin tinha pouco a dizer. No entanto, Jin começou gradualmente a deixar a sua imagem como "o príncipe de gelo" após ser afetado por um verso da música "Fire", do álbum do BTS chamado The Most Beautiful Moment in Life: Young Forever, lançado em 2016: "Viva como você quiser, é a sua vida. Pare de tentar, está tudo bem em perder.” Ele começou a perceber que "Sempre haverá algumas pessoas que amam você e outras pessoas que não" e que a crítica é algo com que todas as celebridades precisam lidar. “No passado”, diz ele, “eu costumava separar o Jin, o membro do BTS, do ser humano Kim Seokjin (nome de nascimento do Jin) até certo ponto. Mas agora eu não faço mais isso. A forma como eu apareço na TV é a forma como eu vivo a minha vida.” Jin diz que olhar para trás, para o seu eu do passado, o faz se perguntar: “Por que eu vivia assim?”. Todavia, ele admite: “Eu devia ter alguma ideia de como queria viver”.


Não é fácil viver a sua vida da maneira que você quiser sem ceder às pressões externas - especialmente se você é uma das pessoas mais famosas do mundo, recebendo a atenção de fãs de todo o planeta e tendo que ir de encontro às suas expectativas. Agora, Jin está trabalhando constantemente em direção à meta que ele estabeleceu ainda em 2020 - “viver sem pensar”. “Definitivamente não é uma meta fácil”, explica Jin, “porque você está cheio de pensamentos triviais, como ‘Eu tenho que fazer isso amanhã, tenho que fazer isso depois de amanhã’... Eu nunca gostei de planejamento. Se você faz um plano, você tem que cumpri-lo, mas eu acho isso difícil, então eu tendo a ser espontâneo, seja para ir a uma viagem ou seja lá o que for. Você precisa ter uma estrutura na sua vida, mas eu tento evitar fazer planos detalhados. A minha cabeça dói”, diz ele com uma risada. Brincalhão até o fim, Jin conclui: “Acho que estou um pouco mais feliz hoje em dia porque estou vivendo sem pensar”.



 

*Observações das tradutoras:


1) No título da entrevista, Jin foi descrito por meio de um adjetivo em inglês que é a expressão “lighthearted” - bastante complexa para uma tradução literal. “Lighthearted”, se traduzido literalmente, seria algo como “de coração leve”. Esse adjetivo indica uma pessoa alegre; que não se prende a preocupações, ansiedade ou seriedade; descontraída, otimista e brincalhona.

24 views0 comments

Comments


Post: Blog2_Post
bottom of page