Tradução livre a partir do artigo original publicado pela Weverse Magazine em 28 de dezembro de 2020. Caso deseje visualizá-lo, acesse: https://magazine.weverse.io/article/view?num=89&lang=en
Por motivos que não deixam ninguém animado, este foi um ano que entrará para a história. Mas, apesar de tudo, as pessoas continuaram com suas vidas e fizeram o possível para sobreviver. As histórias sobre cada uma das performances das seis equipes ao longo de três dias, de 28 a 30 de dezembro, também são uma documentação de como as pessoas vivem suas vidas.
06 de dezembro de 2020. Mnet 2020 MAMA: “ON”, “Dynamite” e “Life Goes On”
No show do MAMA 2020, o BTS emprestou vários elementos de bandas marciais para a apresentação de “ON”. Jimin, V, Jung Kook e j-hope usam bastões, baquetas, bumbos, pratos e muito mais em suas danças solo, depois de os membros performarem uma dança em grupo com líderes de torcida atrás deles. O enorme logotipo do BTS encenado no centro do Estádio da Copa do Mundo de Seul que aparece na abertura e no encerramento de sua apresentação é o resultado de todos se reunirem. Esta grande cena é possível graças a cada pessoa desempenhando sua própria parte. A performance estende o significado de “ON” da versão anterior, introduzindo um número substancialmente maior de músicos da banda marcial e papéis. Em “ON”, o BTS canta “Onde a minha dor reside / Me deixe respirar” e, com a sua banda marcial, eles dançam durante todo o show, se movendo por caminhos intrincados, dando cambalhotas e, finalmente, disparando fogos de artifício. No entanto, isso não pode encher um estádio totalmente vazio. Em vez disso, antes da apresentação, um vídeo de alguém na escuridão sendo engolido pela palavra MEDO é reproduzido. A subsequente transição para o espaço amplo e luminoso, onde muitas pessoas estão apresentando “ON” juntas, é em si uma mensagem: Algum dia, as pessoas poderão se reunir aqui novamente.
A medida em que a pandemia continua, as apresentações antes previstas foram canceladas uma a uma. No lugar do medo e desespero, no entanto, o BTS nos mostra esperança para o futuro. Eles nos mostraram uma versão em CG (*computação gráfica) do cancelado Festival Internacional de Fogos de Artifício de Seul em sua apresentação no MTV Video Music Awards 2020 e, em um episódio recente do The Late Late Show com James Corden, eles magicamente superaram as limitações da COVID-19 e viajaram entre a Coreia e os Estados Unidos em um piscar de olhos. Eles responderam ao fato de não poderem convidar um público fazendo uso de várias técnicas e tecnologias de produção. Eles responderam procurando e organizando todos os tipos de locais para apresentação, desde o aeroporto e o Palácio Gyeongbokgung, até Everland e o Estádio da Copa do Mundo de Seul, para suscitar aquela sensação vívida. É difícil imaginar o quão difícil e complicado deve ter sido garantir o estádio da Copa do Mundo antes que eles pudessem se apresentar lá. Porém, ao longo deste ano, eles apareceram em diferentes palcos de diferentes formas. O significado do show do MAMA 2020 está em como ele encapsula cada uma das performances do BTS no final do ano da maneira mais ampla e direta possível. Depois de "ON" veio "Dynamite", com um enorme pedaço de tecido multicolorido cobrindo todo o palco. E, por fim, encerraram com "Life Goes On", uma expressão do tempo suspenso por uma multidão de artistas com seus corpos pintados, demonstrando vividamente a textura de uma realidade meticulosamente montada. Eles até incorporaram AR (*tecnologia de realidade aumentada) na performance para trazer ao palco um momento em Seul que não podemos ver no momento e até mesmo o membro SUGA, que não pôde se juntar a eles no palco devido à reabilitação após seu tratamento médico.
Eles transmitem a nossa fé duradoura de que, de alguma forma, algum dia, estaremos juntos novamente. Desse modo, as performances do BTS durante esse ano parecem um ritual completo: uma dança da chuva que não vai parar até que a chuva caia. Uma performance de esperança até que a pandemia chegue ao seu fim. É isso que a música de longo alcance, as performances que a expressam e os artistas no palco têm no mundo agora.
תגובות