top of page
Writer's pictureefeitobts

A página final de The Notes 2: Pistas e referências

Oi, ARMY! Tudo bem?


Você se lembra de quando apresentamos a vocês as pistas e referências presentes na página final do livro The Notes 1? Caso você não tenha conferido essa nossa publicação, é só clicar AQUI!


No entanto, hoje precisamos falar sobre The Notes 2. Na página final do livro, ao invés de termos papéis, notícias ou documentos, temos 7 celulares - sendo cada um deles, logicamente, pertencente a um dos nossos personagens.


O problema é: The Notes 2 foi publicado em 4 línguas - coreano, inglês, japonês e espanhol - e, em cada língua publicada, a imagem da página final é diferente. São os mesmos 7 celulares, porém o que vemos na tela de cada um é absolutamente diferente.


É importante salientar que esse material foi disponibilizado primeiramente por ARMYs internacionais que possuem cópias físicas dos livros (https://hyyhtheories.wordpress.com/tag/btstheories/). A partir das imagens e traduções fornecidas por essas companheiras de fandom e dando a elas os devidos créditos - como foi solicitado, traremos aqui hoje a tradução de todo esse conteúdo para o português, junto a observações dessas ARMYs e, claro, também nossas.


Sendo assim, vamos começar te apresentando as imagens de cada uma das versões:



THE NOTES 2 - VERSÃO EM COREANO



THE NOTES 2 - VERSÃO EM INGLÊS



THE NOTES 2 - VERSÃO EM JAPONÊS



THE NOTES 2 - VERSÃO EM ESPANHOL




Antes de mergulharmos nos conteúdos dos celulares, é importante percebermos que existe um padrão de datas em cada versão também. Duas datas aparecem em destaque: 31 de maio (nas versões em inglês e em espanhol) e 22 de junho (nas versões em coreano e em japonês) - sendo ambas, presumidamente, no ano 22.


Nas notas HYYH que temos até o presente momento, temos apenas uma nota do HoSeok em 31 de maio e não temos nenhuma nota que date o dia 22 de junho. Isso nos faz pensar: Essas duas datas serão relevantes em notas e acontecimentos futuros? Veremos!


De qualquer maneira, você pode conferir todas as notas HYYH em Português clicando AQUI.


Agora sim, em concordância com as nossas colegas teoristas, acreditamos que identificar o celular ao seu personagem é o primeiro passo que devemos tomar. Vamos apresentar a proposta de qual seria essa correspondência e, em seguida, com base nas traduções internacionais, traduziremos para o português as informações presentes nas telas que também te ajudarão a entender por que concordamos que essa seja a distribuição dos celulares:




Os primeiros indicativos que levam a essas conexões personagem-celular são:




Na versão coreana da página final, esse celular nos mostra algo como um Instagram ou um diário de fotos. Veja o nome no topo da tela: S. J. Kim, ou seja, Kim SeokJin. Já já entraremos em mais detalhes.



Também na versão coreana, vemos na tela desse celular algo como um extrato bancário e há um nome que se destaca ali nas transações: 민영호, ou seja, Min YoungHo, já na primeira transação listada. Qual é o único entre os nossos personagens que possui o sobrenome Min? Exato, Min YoonGi. Então, talvez, Min YoungHo poderia ser o nome do pai do YoonGi.



Na versão espanhola, ficou bem fácil de identificar o celular do HoSeok, afinal há literalmente um vídeo dele sendo editado na tela.



Na versão em inglês da imagem, esse celular nos mostra em sua tela algo como um catálogo de livros e o título no topo é Biblioteca Municipal de Songju. Quem dentre os nossos personagens é leitor assíduo e frequenta a biblioteca? Claro, é o NamJoon.



Também na versão espanhola, vemos um aplicativo de mapa - como o Google Maps - aberto e na barra de pesquisa está escrito 풀 꽃 수목원, ou seja, Arboreto das Flores. Desse modo, esse celular não poderia pertencer a outro personagem a não ser Park JiMin.



Na versão em inglês, a tela desse celular nos mostra uma troca de mensagens e o nome do contato em questão é 누나, ou seja, Noona. Noona é o termo utilizado em coreano quando um menino/homem dirige palavra a uma menina/mulher que seja mais velha. Assim, noona é também a forma como um irmão mais novo chamaria a sua irmã mais velha. O único personagem do BU que tem uma irmã mais velha é Kim TaeHyung.



Por fim, na versão coreana, a tela desse celular nos mostra uma notificação que parece ser de uma mensagem. A mensagem como literalmente com "정국 아...", ou seja, JungKook-ah. Assim, fica nítido que esse celular pertence a Jeon JungKook.



Dito isso, a partir daqui, vamos analisar algumas variações ou pontos de observação entre as imagens e mergulhar nos conteúdos de cada celular em cada versão!



1º PONTO DE OBSERVAÇÃO: CELULARES DESLIGADOS


Em cada versão da imagem, temos pelo menos um celular desligado ou minimamente com a tela apagada. São eles:


KOR: Celular do HoSeok

JAP: Celulares do TaeHyung e do YoonGi

ENG: Celulares do JiMin e do SeokJin

SPA: Celulares do JungKook e do NamJoon


Talvez isso possa ser relevante no futuro, principalmente se pensarmos a data em que cada versão se encaixa - 31 de maio ou 22 de junho.


 

2º PONTO DE OBSERVAÇÃO:

PAPEL DE PAREDE E/OU TELA DE BLOQUEIO



SEOKJIN


Está na versão: Japonesa

Data: 22 de junho

Horário: 10h40


A imagem do papel de parede do SeokJin parece algo como água, mar. Talvez seja uma foto que ele tenha tirado da praia? Sabemos a importância desse espaço para o personagem - seja na praia próxima a Songju ou na praia que visitava quando morava em Los Angeles.



YOONGI


Está na versão: Espanhola

Data: 31 de maio

Horário: 07h10


Não identificamos ao certo a imagem do papel de parede, mas acreditamos que seja fogo - o que faz muito sentido junto ao YoonGi. Porém, há ali na tela um detalhe mais importante: Uma notificação de uma chamada perdida de 9 horas atrás. De quem poderia ser essa chamada?




HOSEOK


Está na versão: Inglesa

Data: 31 de maio

Horário: 10h40


A imagem que vemos no papel de parede do HoSeok é, claro, um dançarino. Para além disso, há na tela uma notificação de um aplicativo de contagem de passos que nos mostra que HoSeok já tinha caminhado 13.062 passos, o que corresponde à distância de 10,98km e à queima de 512 Kcal - como vemos na imagem.




NAMJOON


Está na versão: Coreana

Data: 22 de junho

Horário: 11h12


O papel de parede do NamJoon parece ser apenas a foto de uma rua vazia. Pelo menos, por enquanto, não identificamos ali nenhum ponto que indique que seria um local específico na/para a história. Porém, na tela, podemos ver que, naquele momento, NamJoon estava ouvindo a uma estação de rádio. Seria a Rádio de Songju? Vemos escrito apenas SBC Radio, por isso foi indicado pela ARMYs que o significado dessa sigla poderia ser Songju Broadcasting Company - indicando a rádio.



JIMIN


Está na versão: Japonesa

Data: 22 de junho

Horário: 17h00


Foi indicado por algumas ARMYs que a imagem da nuvem no papel de parede do JiMin se parece ou poderia lembrar o ceú e a nuvem que vemos no MV de "Serendipity". Assim como a sua capa de celular, por exemplo, que tem orelhas como de gato pode nos fazer lembrar do gato malhado (calico cat) que também aparece na mesma música e MV.





TAEHYUNG


Está na versão: Espanhola

Data: 31 de maio

Horário: 02h52


Para além do horário que é mostrado, não conseguimos identificar nenhum outro ponto de destaque na tela de bloqueio do TaeHyung.




JUNGKOOK


Está na versão: Coreana (a tela de bloqueio) e inglesa (a tela inicial interna)

Data: 31 de maio (inglesa) e 22 de junho (coreana)

Horário: 10h17 (inglesa) e 10h30 (coreana)


Perceba que tanto o papel de parede interno como o externo são a mesma imagem: Um símbolo com asas e o título "Paradise Lost". Esse termo chama a atenção, pois a escrita correta conforme a gramática da Língua Inglesa seria "Lost Paradise", o que significa "Paraíso Perdido".


No entanto, nessa ordem de escrita, descobrimos que existe um livro de 1667 chamado "Paradise Lost" - ou "Paraíso Perdido" em português. Escrita por John Milton, a história é contada em versos, como uma epopeia, e tem como tema o confronto entre Deus e Lúcifer. Porém, no livro, se apresenta Satanás sob o ponto de vista de um anjo caído, observando mais as possibilidades do seu lado da história.



Além disso, foi indicado pelas ARMYs que existe também um musical de título "Paradise Lost: Shadows & Wings", ou seja, "Paraíso Perdido: Sombras & Asas".


Pensando nesses temas junto ao que temos observado no desenvolvimento do personagem do JungKook ultimamente, podem ser referências ou pistas interessantes.


Por fim, na sua tela inicial, há ainda 5 apps ou conjuntos de apps. São eles: Games/Jogos (Pasta com vários), G-Stream, I-talk, PenClip (Aplicativo de desenho) e Internet (Web).


Parece que o JungKook não anda muito afim de abrir as suas notificações, não é mesmo? Veja os números na imagem:



 

3º PONTO DE OBSERVAÇÃO: ATIVIDADES


SEOKJIN


Na versão coreana, como dissemos antes, SeokJin parece estar administrando uma página de Instagram ou de algum outro app no qual tem um diário fotográfico. Sabemos como o personagem do SeokJin aprecia a fotografia, tendo em vista que um dos seus símbolos marcantes é uma câmera ou uma filmadora.


No topo da tela, o título da página é literalmente "Meu Diário Fotográfico" e, como mencionamos, seu nome aparece como S.J. Kim. O diário é dividido em duas partes: Momentos Sozinho e Momentos Juntos. Pelo que vemos na tela, parece que estamos visualizando a área dos "Momentos Sozinho". Ali, existem apenas 3 fotos e cada uma delas possui uma legenda e data:



1) "Posso começar algo aqui novamente? O que eu posso começar novamente aqui?" (02 de março)


2) "Onde quer que você vá, o mar é o mesmo. O mar imutável e a terra mutável - capturando aquele cenário em um quadro (ou um frame)." (15 de março)


3) "Pôr do sol na Manhattan Beach, um clique do verão do ano passado. No entanto, isso… parece que foi há muito tempo." (11 de abril)


*Manhattan Beach é uma cidade do próprio condado de Los Angeles, sendo famosa entre as famílias e os entusiastas da vida ao ar livre. Possui uma ampla orla marítima com a famosa ciclovia The Strand que segue entre mansões modernas. A presença desse local aqui nas fotos faz todo o sentido, tendo em vista que SeokJin se muda para Los Angeles no período entre o ano 20 e o ano 22, antes de retornar a Songju. Lá, ele ia também até uma certa praia, o que ele nos relata brevemente na nota de 09 de agosto do ano 21.



YOONGI


Na versão inglesa, parece que YoonGi estava assistindo um vídeo das melhores jogadas de uma partida da NBA.




HOSEOK


Na versão espanhola, como já dissemos, podemos observar que HoSeok estava editando um vídeo dele mesmo dançando.


Se pensarmos na data aqui em questão - 31 de maio, é a mesma data que nos é mostrada no Highlight Reel da era Love Yourself, no qual vemos JiMin gravando um vídeo do HoSeok dançando. HoSeok também parece estar usando as mesmas roupas e o espaço é o mesmo. Assim, conclui-se que o vídeo que HoSeok está editando na tela é o mesmo que foi filmado pelo JiMin. Veja as imagens:




NAMJOON


Na versão japonesa, vemos que NamJoon estava provavelmente buscando livros para ler. A página em que ele está é a da Biblioteca Municipal de Songju e todos os livros listados no catálogo aparecem como disponíveis. Com a ajuda das ARMYs que traduziram os títulos de todos os livros ali do coreano para o inglês, nós podemos agora também traduzi-los para o português. Sendo assim, eles são respectivamente:


O mito de Sísifo (Albert Camus)

Ressurreição (Liev Tolstói)

The Good Life [A Boa Vida] (Helen e Scott Nearing)

Em busca do tempo perdido (Marcel Proust)

Cosmos (Carl Sagan)

A vida pela frente (Romain Gary)




JIMIN


Na versão espanhola, vemos que JiMin estava observando o mapa do Arboreto das Flores. Segundo as nossas colegas teoristas, a parte do mapa que está em foco menciona o portão de entrada e o portão dos fundos do local. Isso é relevante pois foi no portão dos fundos do Arboreto onde JiMin, ainda menino, chegou após se perder e também onde encontrou o depósito em que ele se refugiou e presenciou algo inesquecível.




TAEHYUNG


Na versão coreana, a tela do celular do TaeHyung nos mostra um recibo de pagamento de Haejangguk, também conhecido como Sopa de Ressaca. Não sabemos ao certo para quem ele teria comprado essa sopa, pois não temos essa informação na imagem. No entanto, nós já sabemos há tempos que o pai do TaeHyung é um completo alcoólatra. Assim, podemos deduzir que a tal Sopa de Ressaca seria para o seu pai. Segundo o recibo, TaeHyung teria encomendado a sopa de Myeongtae Maeul (Village) - que é, na verdade, uma franquia real que existe na Coreia. Além disso, junto à sopa, ele pediu uma tigela de arroz e escolheu a opção de tempero/picância média.




JUNGKOOK


Na versão japonesa, a tela nos mostra que JungKook, provavelmente, estaria ouvindo música. O problema é: Fomos em busca de cada uma das músicas que vemos na playlist do personagem e NENHUMA delas existe. Foram títulos criados e inseridos ali. Veja a tradução dos títulos para o português:


Eu ainda acredito

Boneco de neve construiu o mundo

Esperando Godot

Menino da sombra

Batida da insônia

3h da manhã


Pelo o que vemos na tela, parece que JungKook estava ouvindo a faixa "Menino da sombra" naquele momento.


Tendo em mente que essas músicas são fictícias e foram intencionalmente adicionadas ali, perceba os temas que os títulos delas parecem carregar. Todas as faixas parecem indicar um estado de espírito sombrio e questionador. “Eu ainda acredito”, por exemplo, poderia se referir ao desejo do JungKook de ainda acreditar nos seus hyungs. Já "Menino da sombra" pode nos levar a pensar na forma como o personagem está se desenvolvendo agora.


Temos ainda "Esperando Godot", que foi o único título que trouxe algum resultado, porém não se trata de uma música. "Esperando Godot" é uma peça de teatro baseada em temas existenciais, questionando o significado de viver em um mundo sem sentido.


Através desses aspectos, somos levados a voltar a nossa atenção mais uma vez para o JungKook e para o que pode vir a acontecer com esse personagem no futuro. Escrevemos uma teoria completíssima a respeito disso e você pode conferi-la AQUI!



 

4º PONTO DE OBSERVAÇÃO: ESTUDOS/TRABALHO



SEOKJIN


Na versão em espanhol, o celular do SeokJin nos apresenta um registro de frequência, ou seja, de presenças. Ele parece estar cursando algo como um MBA.


MBA ou Master of Business Administration é um grau acadêmico de pós-graduação destinado a administradores e executivos das áreas de gestão de empresas e gestão de projetos.


Não sabemos ao certo se essa é a carreira que o personagem gostaria de desenvolver, porém faz sentido junto às expectativas do seu pai e do legado da sua família.


Além disso, o fato de SeokJin estar estudando em um curso universitário ou algo do tipo foi indicado a nós pela primeira vez nas notas HYYH pelo HoSeok, na 2ª versão da sua nota de 31 de julho do ano 22. Enfurecido com SeokJin pelos acontecimentos da história, HoSeok diz:


"Eu bebi e pensei: O que está acontecendo com ele? Por que eu tenho que me preocupar com o que está acontecendo com ele? Ele nasceu rico, dirige um carro importado, foi estudar no exterior e está cursando uma universidade. Ele não tem nada com o que se preocupar."

Assim, a tradução de grande parte (o que conseguimos identificar) do que vemos escrito na tela é:


Comparecimento Eletrônico


Informações do período de inscrição de curso semestral sazonal


Nome da aula/disciplina: Estatísticas de gestão


Data e horário do comparecimento: 31 de maio (Quarta-feira), 8h50.


Professor: Professor Yoo SooJeong


Sala de aula: Mirae Youngjin Hall Nº 203


Frequência: 14/16 semanas


Presenças: 27


Faltas: 1




YOONGI


Na versão em coreano, como já tínhamos comentado, vemos no celular do YoonGi algo como um balanço bancário, um extrato bancário. Além da primeira transação de 500.000 WON que poderia estar relacionada ao pai do YoonGi - como indicamos no início desse texto, vale a pena observarmos com atenção as três últimas transações na tela. Todas elas dizem respeito a uma determinada quantia de dinheiro que ele teria recebido por direitos autorais, por taxas de edição e de uma chamada Associação de Músicos. Isso nos leva a pensar como YoonGi provavelmente deve estar trabalhando de forma séria e responsável em suas músicas na história - o que pode ser relevante para o futuro do BU também.




HOSEOK


Na versão em japonês, vemos na tela que HoSeok estava trocando mensagens em um grupo de conversa com outros funcionários do Two Star Burger, conforme é indicado no nome do grupo.


A tradução do que vemos escrito ali é:


Manual de Resposta do Cliente: Aviso da Sede


HoSeok: Há muitas pessoas que ficaram chocadas e feridas ontem à noite? A sede (escritório central) elaborou um manual para referência em caso de incidentes no futuro. Obrigado pelo seu trabalho.


Pessoa 1: Ontem, realmente...


Pessoa 2: Clientes bêbados são realmente assustadores. Mesmo assim, não se pode expulsá-los.


Pessoa 3: Por que? O que aconteceu ontem?


Pessoa 1: Ainda assim, nós... O gerente-nim respondeu ativamente, é um alívio! ^ _ ^



Esse diálogo nos levanta duas questões: Primeiro, esse acontecimento do cliente bêbado terá alguma relevância em notas futuras?


Além disso, a conversa nos indica que HoSeok se tornou um gerente no Two Star Burger, e melhor ainda, um gerente que é atencioso e apreciado pelos seus colegas de trabalho. Ao que parece, ele foi rápido ao enviar um manual à luz de uma situação desagradável.


A partir das notas de The Notes 2, podemos observar que, talvez, se tornar um gerente era algo que o HoSeok desejava, mas, em última análise, ele não aceitou o título e a responsabilidade que lhe seriam conferidos na filial do Two Star Burger em Hagok.


Assim, esse diálogo nos abre duas possibilidades: HoSeok recebeu a função de gerente ali mesmo em Songju ou voltou atrás e aceitou a função na nova filial em Hagok. Qual será? A primeira opção parece mais provável, porém teremos que aguardar para descobrir.




NAMJOON


Na versão em inglês, no auge das 03h04 da madrugada, NamJoon parece estar navegando em um aplicativo comercial. Há na tela as opções de histórico de compras e histórico de vendas e NamJoon está analisando o seu histórico de vendas. Até agora, conforme listado ali, ele vendeu o seu ventilador, chaleira, fogão, mesa dobrável, entre outros.


Essas informações parecem nos indicar que NamJoon está sem ou com pouco dinheiro e, por conta disso, estaria vendendo alguns dos seus poucos utensílios domésticos. Os nomes de locais que aparecem na tela são todos bairros diversos de Songju - incluindo Gooan Dong que foi apresentado pela primeira vez em The Notes 2 como um bairro localizado na área central da cidade.


A tradução dos itens na tela é:


Minha página


Detalhes de Venda


Ventilador elétrico - Yeongsan Dong, Domingo


Chaleira elétrica - Joongang Dong, 1 mês atrás


Mesa dobrável - Yeongsan Dong, 3 meses atrás


Panela de arroz para 1 pessoa - Gooan Dong, 3 meses atrás


Almofada de aquecimento elétrico - Yeongsan Dong, 5 meses atrás



Por fim, na parte inferior da tela, veja que há ainda fotos de um escorredor de pratos, um tênis de corrida, uma estante de livros e uma carteira. Talvez sejam produtos que NamJoon ainda estava tentando vender.




JIMIN


Na versão em coreano, JiMin tem algo como um calendário do mês de Junho aberto em sua tela. Ali existem várias atividades listadas. A tradução de cada uma delas é:


31 de maio: Excursão (ou passeio) do Just Dance


03 de junho: Prática pessoal de dança com HoSeok-hyung


06 de junho: Sala de prática


07 de junho: Encontro (ou reunião) regular do Just Dance


09 de junho: Centro Cultural de Songju: <고양이 마을 외 (Cat Town) - Hoseok-hyung, Noona


12 de junho a 16 de junho: Matrícula (ou inscrição) para prova


14 de junho: Encontro (ou reunião) regular do Just Dance


21 de junho: Encontro (ou reunião) regular do Just Dance


22 de junho (que está marcado com uma estrela): 6º Simulado (Prova)


23 de junho: Tratamento / Cuidados hospitalares


26 de junho: 7º Simulado (Prova) - Inscrição / Sala de prática


28 de junho: Encontro (ou reunião) regular do Just Dance



Perceba como, simplesmente ao lermos esse calendário, podemos entender a vida agitada do personagem, lutando com ambições acadêmicas, seus sonhos em relação à dança e ainda cuidados com a sua saúde.


Nós já sabemos por várias notas HYYH que JiMin foi “incentivado” (vulgo pressionado) por seus pais a fazer uma prova para conseguir o diploma do ensino médio. Sim, JiMin ainda não tinha concluído o segundo grau por causa dos seus amplos períodos de permanência no hospital. Assim, as provas e simulados que aparecem aqui podem ser testes preliminares que estudantes fazem no seu processo de preparação para a grande prova.


Além disso, sabemos também pelas notas que JiMin vinha frequentando um hagwon, ou seja, o nome que recebe um instituto, academia, cursinho ou escola com fins lucrativos na Coreia do Sul. Por isso, talvez JiMin faça todos esses testes no próprio hagwon.


Por último, o título “Cat Town” que surgiu ali é bastante interessante e se refere, na verdade, a um livro de poesia do escritor moderno Sakutaro Hagiwara. Essa obra utiliza o mundo dos gatos para discutir temas como niilismo, existencialismo, pessimismo e desespero. Será que JiMin foi assistir a uma peça de teatro ou algo do tipo que se baseia nessa obra na companhia do HoSeok e da outra garota do Just Dance? Também teremos que aguardar para descobrir!




TAEHYUNG


Na versão em inglês, vemos que TaeHyung estava trocando mensagens com a sua irmã - ali nomeada como Noona. A tradução do diálogo é:


TaeHyung: Eu estou saindo agora. Vai ser tarde, então coma o jantar e depois venha.


Noona: E o pai?


TaeHyung: Eu vou cuidar disso


Noona: Então, à tarde. Em torno de que horas você vai entrar?


TaeHyung (ainda digitando): Quando você vier, apenas...



Ele está enviando mensagens para a sua irmã, presumivelmente do seu trabalho - sabemos que TaeHyung trabalha em uma loja de conveniência. A conversa parece indicar que ele vai sair e ficar fora por um bom tempo. É possível que isso se justifique pelo fato de que TaeHyung odeia estar na companhia ou até mesmo na presença do seu pai. Mas, ainda assim, parecem haver detalhes dessa conversa que nós desconhecemos. Então, vamos ficar atentos a notas do TaeHyung no dia 31 de maio que possam surgir no futuro do BU.




JUNGKOOK


Na versão em coreano, como comentamos anteriormente, JungKook tem uma notificação na sua tela de bloqueio. Essa notificação é uma mensagem de texto, provavelmente de um professor, professora, diretor ou algo do tipo.


A mensagem diz: “JungKook-ah, você está melhor agora? Seus amigos (ou colegas) também, todos…”. Assim, isso poderia ser uma referência de como a educação do JungKook, os seus estudos foram paralisados por causa do seu acidente - já que parece que a pessoa da mensagem está perguntando sobre a saúde do JungKook.



 

Bom, depois de explorarmos todas essas imagens, podemos perceber que há vários incidentes e detalhes aparentemente casuais, mas muito específicos em torno das datas de 31 de maio e 22 de junho, os quais podem ser importantes no futuro do nosso universo fictício.


Além disso, vimos aqui também vários pontos marcados por questões existenciais e questões ligadas à identidade. Então, sem dúvida alguma, são temas que devemos nos manter atentos dentro do BU, além de também refletirmos sobre eles nas nossas próprias vidas e contextos! 😉

396 views0 comments

Comments


Post: Blog2_Post
bottom of page