top of page
Writer's pictureefeitobts

A sociologia do "it boy" sob as lentes do BTS e do TXT [Weverse Magazine - 17/05/2021]

*Tradução livre a partir de artigo original publicado em 17 de maio de 2021. Caso deseje visualizá-lo, acesse: https://magazine.weverse.io/article/view?lang=en&num=157




Como YEONJUN se tornou o It Boy da 4ª Geração?

A sociologia do “it boy” sob as lentes da BTS e TXT





Eles o chamaram de “It Boy da 4ª Geração”: Em 17 de fevereiro (KST), YEONJUN, membro do TOMORROW X TOGETHER, modelou para a ul:kin na passarela da New York Fashion Week e foi descrito na mídia local, na imprensa estrangeira e online como um “it boy”, um termo relativamente desconhecido. De acordo com o Google Trends, o número de usuários em todo o mundo pesquisando por “it boy” e “it boy da 4ª geração” naquela semana aumentou três vezes em relação à semana anterior. Como uma extensão de “it boy”, as pesquisas pelo termo “it boy da 4ª geração” dispararam, enquanto palavras como “K-pop” e “YEONJUN” foram juntamente contabilizadas como palavras relacionadas em alta. Considerando o quão desconhecido era o termo “it boy”, as pesquisas pela palavra-chave aumentaram com a crescente curiosidade em torno do seu significado e origem. “It Boy da 4ª Geração. Muitos de vocês me chamam assim. E eu queria agradecer por isso.”, disse YEONJUN em um vídeo no V LIVE em 19 de junho. “Acho que vocês me chamam assim porque acreditam que eu poderia me tornar o it boy da quarta geração.” Como pode ser visto no vídeo, o termo surgiu entre os fãs internacionais e se espalhou além da base de fãs a medida em que as pessoas ficavam mais atentas a ele.


Usado pela primeira vez na sociedade da moda do início do século 20 para expressar alguém ou algo que incorpora um certo carisma moderno que todos desejam ter ou imitar, o termo "it" passou a ser usado não apenas na moda, mas também na literatura, cinema e outros círculos. Começando com a atriz Clara Bow na década de 1920, depois Edie Sedgwick, Twiggy, Kate Moss e assim por diante - não é preciso muito para lembrar it girl definidora de cada geração. Nos cerca de 100 anos do "it", no entanto, é raro vermos um it boy. Como os principais consumidores da indústria da moda eram mulheres, a frase “it boy” tinha sido usada principalmente como outro termo para designar um recém-chegado promissor ou outro jovem que conquistou o coração de mulheres mais velhas. Tomemos, por exemplo, o ator da Broadway Joshua Colley, a introdução do modelo Lucky Blue Smith à mídia ou os enredos românticos de um homem de 19 anos e uma mulher de 39 anos no filme francês de 2013 "20 ans d'écart", lançado na Inglaterra e nos Estados Unidos sob o título em inglês de "It Boy".


O título de It Boy da 4ª Geração concedido a YEONJUN, no entanto, é claramente usado em referência a ele como um ícone de estilo. “Como um ídolo do K-pop”, disse o designer e diretor criativo da ul:kin, Lee Seong Dong, “YEONJUN foi a escolha perfeita para um veículo que pudesse estreitar a lacuna entre a arte e o público em geral e informar o mundo inteiro sobre a moda coreana e até a cultura coreana”. Ele apontou “o encontro entre a moda do meio artístico - que tende ao alto padrão - e os ídolos, que estão próximos do público” como uma oportunidade para colaborar com YEONJUN. Eles selecionaram YEONJUN estrategicamente a fim de reduzir a barreira psicológica à moda de ponta e apresentar a moda coreana ao mercado global como uma personificação da cultura. “Se, no Ocidente, as roupas unissex são principalmente roupas femininas baseadas em roupas masculinas, na Ásia e na Coreia especialmente, você vê muitas roupas masculinas baseadas em mulheres”, disse Lee. “Os ídolos masculinos usam muitas roupas com um toque de estilo feminino. Ao mesmo tempo, mesmo sendo roupas masculinas, há uma tendência única de vermos mulheres as comprando.” Ele também explicou que recebeu "muitas perguntas semelhantes quando visitei Londres e Paris. Houve muito interesse. É uma perspectiva empolgante no mundo da moda também.” Em suma, ao contrário da frase internacionalmente comum "it boy", o It Boy da 4ª Geração implica tanto a qualidade fluida de gênero do K-pop, onde os homens usam roupas femininas e as mulheres compram roupas masculinas, e um status digno de nota em todo o mundo. Em outras palavras, esse novo significado de “it boy” foi estabelecido no exterior para descrever os meninos do K-pop.


O Urban Dictionary, site de dicionário social usado principalmente nos Estados Unidos que mantém um registro de novas palavras, abreviaturas e gírias usadas por adolescentes, permite aos usuários registrar novas palavras e seus significados. As entradas que recebem mais votos são exibidas como definições “principais”. No Urban Dictionary, V, Jimin e Jung Kook do BTS se revezam reivindicando o primeiro lugar para a definição de "it boy" e "It Boy Global". Além do aumento de homens de cor em áreas como moda e beleza, também se volta para mulheres que querem imitar o estilo “boy”. As pessoas também consideram mais importante "ter uma atitude semelhante à do BTS, na qual eles projetam e ditam seu próprio estilo", do que "usar as mesmas roupas que o BTS". Carolina Malis, colunista de moda e criadora de conteúdo de Nova York, disse que isso ocorre porque "o BTS não escolhe suas roupas para o mercado, mas para se expressar". Os membros “deixam bem claro que tipo de mensagem eles querem enviar não apenas pelas roupas que vestem durante as apresentações, mas também no aeroporto e todos os dias. Este tipo de estilo abrangente de 360 ​​graus completa o visual do artista.”


O fato de que o estilo do BTS não se limita à moda pode ser facilmente visto em conteúdo derivado com marcas como "roupas inspiradas no BTS" e "como se vestir como o BTS". Girando em torno da inspiração encontrada no BTS, os vídeos, que estão em todo o YouTube e TikTok, usam as várias roupas que um membro usou ou os estilos diferentes entre cada membro, como seu tópico. A chave reside não em algum padrão unificado, mas na diversidade da liberdade de auto-expressão dependendo do indivíduo. Eles usam o BTS como referência, mas não necessariamente se limitam às peças de roupa específicas que os membros usaram. Eles podem usar cabelos curtos com roupas justas que enfatizam o formato do seu corpo ou então roupas largas com cabelos que vão até a cintura. Mulheres e homens aplicam maquiagem usando a do SUGA como um guia e constroem um livro-guia de roupas do dia a dia a partir de roupas do RM e do Jin. Essa diversidade não pode ser reduzida apenas a meninas que querem se vestir como grupos femininos e meninos que querem se vestir como boy bands. “No passado, as pessoas rotulavam os artistas de K-pop como se estivessem vestidos como mulheres, como se fossem gays ou outras observações preconceituosas”, explicou Carolina. “Mas agora qualquer um pode se apresentar da maneira que quiser, usando maquiagem ou qualquer coisa, seja uma minoria sexual ou não, incluindo os homens”. Seguidores de YouTubers que cobrem moda ou K-pop, bem como vloggers que documentam as suas vidas diárias ou hobbies - moda, K-pop ou outro - gostam de se vestir como o BTS, independentemente de sexo, idade, penteado, tipo de corpo ou qualquer outro fator . Eles estão usando o estilo de vida do BTS e as suas mensagens sobre a vida.


A Vogue chamou V de "talvez o que estava vestido de forma mais moderna" no tapete vermelho do Billboard Music Awards de 2017, onde ele "combinou uma jaqueta listrada cortada e uma camisa social de bolinhas com calças largas - uma escolha ousada que ele dominou com facilidade." Ele foi eleito o número um no Fashion Face Awards na categoria masculina asiática em 2018 e o número três em 2019 e 2020. Os prêmios são administrados pela I-MAGAZINE, que avalia um painel de 350 pessoas na indústria da moda em mais de 30 países, incluindo o Reino Unido e Hong Kong. Carolina apontou o trailer de comeback de “Singularity" como um exemplo perfeito: “Você pode ver a assinatura do V em todos os lugares: nos trajes de palco chamativos que poderiam ser facilmente usados ​​em situações cotidianas, na obra de arte em si, nos adereços - cada elemento estilístico reforça os outros ao longo de todo o vídeo. O estilo do V combina o chique, o luxuoso e peças tipicamente ditas femininas ou masculinas, mas nunca parece forçado ou questionável. Porque V entende como tudo faz parte do estilo, V se tornou um estilo para si mesmo.” O Guardian recentemente apontou Troye Sivan, Justin Bieber e V como os precursores do “corte de cabelo querubim”, batizado em homenagem ao cabelo desgrenhado dos anjos bebês, que ressurgiu com popularidade entre os homens. “Uma vez que os corajosos fazem com que pareça bom, o restante logo segue”, disse o jornal citando um cabeleireiro que falou sobre esse estilo de cabelo comprido, que cobre a testa com franjas onduladas. “Nos últimos 20 anos, os homens se sentaram na minha cadeira e disseram que queriam deixar o cabelo crescer com uma sutil falta de dedicação nos olhos, mas agora tudo mudou.”



Depois do BTS, o interesse global em determinar o it boy do K-pop foi transferido para o nome de YEONJUN como o It Boy da 4ª Geração. As menções mundiais de “It Boy da 4ª geração” foram vistas pela primeira vez no Google Trends na época em que o TOMORROW X TOGETHER ganhou exposição no YouTube graças à apresentação de “9 and Three Quarters (Run Away)” em um programa de música no início de novembro de 2019. Depois disso, a cada novo lançamento - de videoclipes e apresentações de TV de "Can't You See Me?" ou “Puma” até os vídeos “Blue Hour” e “We Lost the Summer” - houve um aumento no interesse. Quando as fotos conceituais do minisódio 1: Blue Hour foram publicadas, as menções de "It Boy da 4ª Geração" saltaram novamente e "YEONJUN" alcançou o primeiro lugar nos trending topics em tempo real do Twitter em todo o mundo. Em cada uma dessas instâncias, os usuários da internet em todo o mundo apreciaram o poder “it” do YEONJUN. “Não demorou muito para 'top cropped' virar uma tendência mundial no Twitter”, relatou a Teen Vogue. "A razão? O cropped de rosto sorridente e de mangas longas, cuja bainha terminava logo acima do umbigo do membro mais velho, YEONJUN." A observação foi em referência a uma foto-conceito do minisódio 1: Blue Hour do TOMORROW X TOGETHER, lançada em novembro, onde YEONJUN está vestindo um top cropped, que "se tornou uma espécie de rito de passagem para todos os meninos do K-pop". Consequentemente, mesmo em "uma cultura patriarcal onde os papéis de gênero são frequentemente rígidos", os mesmos artigos apontam como, "ao lado de nomes como Lil Nas X e Harry Styles, os artistas do K-pop estão abrindo o caminho para uma geração de homens mais jovem e com maior fluidez de gêneros em todo o mundo.” Citando a mensagem de apoio a pessoas não binárias nas costas de uma camiseta que YEONJUN usou no Fandom Tour da SBS Medianet como exemplo, o canal de notícias coreano baseado na América do Norte, Koreaboo, argumenta que “YEONJUN quebrou as normas de gênero e vestiu o que mais lhe convinha”.


Quando questionado em uma entrevista ao Allure Korea em março sobre os seus estilos favoritos, YEONJUN respondeu: “Eu gosto de tudo. Para ser sincero, gosto de coisas que (outras pessoas podem pensar que) são um pouco exageradas.” Para ele, a moda é "uma forma de me expressar" ao "experimentar todos os tipos de roupas sem me limitar estritamente a nada". Na Vogue Coreia, ele perguntou retoricamente: “Quero dizer, quem decidiu o que são roupas para mulheres e quais roupas são para homens?” Aos pés do YEONJUN, tais padrões estabelecidos por outros tornam-se irrelevantes. Porque não é incomum que ele falhe em se enquadrar em qualquer categoria particular, ele não tem medo de falhar ao tentar algo novo. Ele pode se tornar uma versão de si mesmo que pode explorar a auto-expressão como quiser. Remover todas as barreiras entre ele e o seu estilo lhe dá o potencial para se tornar o que quiser. Carolina, a colunista de moda, disse que “o estilo do YEONJUN não é fixado em homens e mulheres ou em algum ponto neutro ou ausência de gênero. Ele se move apenas no espectro do que quer, de onde e como ele quiser. Parece que tudo é natural para ele.” Além de roupas de palco e moda de aeroporto, YEONJUN compartilha selfies com os fãs, capturando momentos do cotidiano na sala de prática e fora dela. Os fãs podem facilmente analisar as roupas que ele usa nessas fotos da cabeça aos pés para encontrar as marcas que ele está vestindo e ter uma noção da sua harmonia quando tomadas em conjunto. Dessa forma, ele mostra como faz o “YEONJUN cotidiano” se encaixar nos seus próprios termos, ao invés de trabalhar para a câmera. Isso é o que o torna o it boy de uma nova geração.



“É assim que eu queria me vestir”, disse YEONJUN em uma entrevista de fevereiro para a Vogue Coreia. “Eu só queria me vestir bem naquele dia e então fiquei sabendo que havia um vídeo para gravar. Há alguns instrumentos na música, então eu pensei que uma vibe meio que de Paris seria uma boa opção.” Ele estava explicando por que estava vestindo um terno e uma boina no vídeo do ensaio de dança de “Fairy of Shampoo”. Usando a sua roupa, YEONJUN é capaz de transmitir a atmosfera que ele procura. E, apenas assistindo, os seus espectadores são capazes de compartilhar algum sentido dessa atmosfera, independentemente de onde eles assistem: eles podem não ser capazes de realmente visitar Paris, mas eles ainda podem ficar absorvidos naquele sentimento parisiense juntos. Na era da pandemia, quando as aulas e os encontros com amigos se mudaram para um meio online, compartilhar uns com os outros nas redes sociais como o TikTok e o YouTube é um novo tipo de passeio. Aqui, a moda é um reflexo da emoção e uma imagem desejada, não uma reação a um determinado lugar ou estação. No videoclipe de "We Lost the Summer", do TOMORROW X TOGETHER, YEONJUN fala com alguém em seu telefone enquanto usa uma jaqueta de oncinha, óculos escuros e um lenço rosa. Quando estiver em casa, você pode usar algo confortável ou pode optar por uma jaqueta colorida e tingir o cabelo. Você pode usar roupas de ginástica, quer faça os exercícios ou não, usar roupas de inverno no verão ou usar roupas de verão no inverno. YEONJUN desconsidera o mundo real e mostra o seu estilo único no espaço virtual das mídias sociais. Onde a fluidez sugeria a falta de objetivo ou o caos para as gerações mais velhas, agora torna-se um estilo para o It Boy da 4ª geração. Em outras palavras, a versão 2021 do it boy representa a moda, a beleza e até mesmo o modo de vida compartilhado - e selecionado - pela sua geração.

715 views0 comments

Comments


Post: Blog2_Post
bottom of page