top of page
  • Writer's pictureefeitobts

Análise do MV de "Blood, Sweat & Tears (Japanese Version)"

A versão japonesa do MV de "Blood, Sweat & Tears" é, talvez, um dos videoclipes mais complexos do BTS até aqui. Nele, presenciamos a cada segundo a luta e o desconforto do crescer. Por isso, veremos mais uma vez os membros/personagens da hyung line ajudando ou conduzindo os membros/personagens da maknae line para adentrarem na sua jornada em direção à idade adulta.


dois fatores fundamentais aqui e precisamos partir deles se quisermos compreender um pouco desse MV:


1. Como é comum no BU, as cenas NÃO aparecem em ordem cronológica!


Por exemplo, a cena em que vemos JungKook cair sobre a cama (2 minutos e 12 segundos) ocorre, na verdade, antes da cena de abertura do MV, na qual ele "acorda" e percebe que suas asas se foram.



Outro exemplo é a cena na altura de 1 minuto e 40 segundos do vídeo, na qual vemos TaeHyung com JungKook e JiMin, um de cada lado. Isso, provavelmente, aconteceu antes da cena dos 17 segundos, em que TaeHyung, partindo da mesma posição descrita acima, sai caminhando e parece estar um tanto "alterado".



Saber que as cenas surgem fora de ordem pode gerar confusão, mas também nos permite juntar uma sequência mais lógica dos eventos - diferente da sequência que vemos no MV.



2. As cores são ESSENCIAIS e INTENCIONAIS!

Primeiro, como já havíamos comentado anteriormente durante a Semana WINGS, o vermelho é utilizado para representar a tentação, o mal, o perigo, a paixão, etc. Já o verde parece simbolizar a própria juventude, o crescimento - que também se conecta à ideia do cair à tentação. Por isso, essas cores aparecerão bastante e, às vezes, alternadas.


Alguns exemplos de cenas com destaque à cor vermelha:


⚫️ 38 segundos: Ao remover a mão do YoonGi de seus olhos e se afastar dele, JiMin está, na verdade, se afastando da sua inocência e escolhendo abraçar a tentação. Perceba que atrás do YoonGi vemos - de forma quase aleatória - o piano. Sabemos que é um símbolo do personagem do YoonGi, mas também que é algo que marcou a infância do personagem. Assim, podemos dizer que o piano aqui também se associa à infância, da qual (esse) JiMin está se afastando.



⚫️ 1 minuto e 6 segundos: JungKook também cede à tentação - nessa cena que nos leva ao MV coreano - e, mais a frente, vemos ele lidando com as consequências dessa decisão em 1 minuto 22 segundos e em 2 minutos e 53 segundos.



⚫️ 2 minutos e 43 segundos: JiMin aparece diante de seu próprio reflexo. Veja a sua expressão: Ele parece estar em conflito.



⚫️ 2 minutos e 22 segundos: Vemos TaeHyung subindo em direção a um telhado já cercado por tons avermelhados. Depois, também vemos o personagem no telhado (2 minutos e 43 segundos), de onde parece que ele está prestes a cair ou pular (3 minutos e 23 segundos).



⚫️ 59 segundos: Nessa cena, vemos JiMin mordendo uma maçã vermelha, além de bater a maçã com algum líquido no liquidificador - que, no fim, tornará a mistura esverdeada.



⚫️ 33 segundos: O vermelho desponta intensamente enquanto SeokJin observa, assim como na versão coreana do MV, a pintura "A Queda dos Anjos Rebeldes", de Pieter Bruegel, e a estátua que também vimos no final do MV coreano.





O verde, por sua vez, surge em destaque especialmente nas cenas em que vemos NamJoon e JungKook junto ao absinto, uma bebida - como já explicamos - que, pelo seu alto teor alcoólico, proporcionava visões e estados etéreos.





Precisamos destacar ainda a cor azul, a qual nitidamente simboliza ali aspectos como a inocência, a infância, a segurança/zona de conforto, etc. Veja alguns exemplos de cenas em que o azul toma conta:


⚫️ 13 segundos + 1 minuto e 33 segundos + 1 minuto e 38 segundos + 3 minutos e 9 segundos: Basicamente vemos o azul em destaque em todas as cenas em que JiMin está sentado nesse cômodo.



⚫️ 45 segundos: A maioria das cenas solo do YoonGi trazem centralidade na cor azul. Isso se explica pelo fato de que nesse MV, de certa forma, ele aparece como uma figura que tem o papel de tentar preservar a inocência. Por isso, vemos YoonGi cobrindo os olhos do JiMin - seu duo na era WINGS - aos 36 segundos ou aos 3 minutos e 11 segundos. É como se ele estivesse tentando manter JiMin distante da percepção do bem e do mal - como, por exemplo, o Deus bíblico teria feito com Adão e Eva antes desses comerem a maçã.



Outro detalhe que nos indica que o azul representa a inocência é a forma como azul e vermelho parecem entrar em conflito em cenas fundamentais do MV. Por exemplo:


⚫️ 1 minuto e 33 segundos: O azul do quarto de JiMin entra em constraste com o vermelho da maçã. E observe um detalhe muito interessante: A maçã, em grande parte do tempo, permanece na sua mão. JiMin tem acesso constante à tentação (representada pela maçã), mas esse JiMin ainda não a provou.



⚫️ 1 minuto e 9 segundos + 1 minuto e 24 segundos: Depois que vemos JungKook beber o tal absinto, o cenário muda e perceba como, ao fundo, azul e vermelho também contrastam. As duas cores não parecem estar se misturando. Pelo contrário, elas estão separadas e, de certo modo, disputando a posição de destaque.



⚫️ 1 minuto e 45 segundos: Nessa cena um tanto quanto tentadora de TaeHyung, veja quais são as cores que estão em jogo - mas, novamente, separadas e não misturadas: vermelho (o que há para além desse "véu") e azul (para o TaeHyung que ainda estava abaixo desse "véu").





Por último, os momentos em que vemos explosões de cores também são muito importantes! Eles representam, como já vínhamos discutindo, essa transição da infância ou da juventude rumo à idade adulta.


Sabemos que crescer é uma jornada, um processo. No entanto, o MV retrata esse processo em momentos específicos e intensos, como se os personagens estivessem "despertando" para essa nova fase. Esse despertar sempre traz uma sensação de ruptura, perda de controle, caos - como nessa cena:





 



Agora, com base nas ações e interações dos membros/personagens e nas cores e símbolos que vão se associando a eles, podemos entender um pouco melhor o papel de cada um nesse MV e o que está acontecendo:




SEOKJIN


SeokJin é como um observador que parece estar, em grande parte do MV, observando seus amigos a partir de uma outra dimensão. Podemos pensar nessa "dimensão", por exemplo, sob duas perspectivas que acabam se conectando:


1. SeokJin enquanto o membro/personagem mais velho que já estaria, portanto, na dimensão do "mundo adulto"


Ele assiste os demais garotos, especialmente os da maknae line, passarem pelo processo de crescer - afinal, é inevitável e não há nada que ele possa fazer. Em vários momentos, isso é representado pela cena do SeokJin observando a pintura de Bruegel, que retrata exatamente o conflito entre lados dicotômicos como bem e mal.


Perceba isso, por exemplo, nessa cena em que, conforme olhamos pela luneta com SeokJin, vemos primeiro a pintura (o conflito), depois a estátua (a queda) e, finalmente, chegamos a JiMin, YoonGi e os demais personagens.


2. SeokJin enquanto o personagem central do BTS Universe que retorna no tempo


No BU, é inegável que os personagens crescem e amadurecem em meio ao intenso e doloroso enredo de idas e vindas no tempo e nas possibilidades de vida e morte. SeokJin é o personagem que, por mais que aja no sentido de tentar salvar a todos e solucionar o loop do tempo, também observa e assiste tudo o que é enfrentado por seus amigos, nas mais diferentes versões das linhas do tempo, sem conseguir necessariamente trazer uma solução. Esse processo também é doloroso para ele e também o faz crescer.


É essa característica do personagem - do loop no tempo - que vemos explicitada nessa cena em que há um buraco de minhoca:



Na Física, de forma bem simplificada, um buraco de minhoca é uma característica hipotética do contínuo espaço-tempo, a qual é, em essência, um “atalho” através do espaço e do tempo. Um buraco de minhoca possui ao menos duas “bocas” conectadas por um único “tubo”. Assim, em tese, um buraco de minhoca poderia conectar universos e dimensões. Fantástico, não é mesmo?



No entanto, em ambas as possibilidades, SeokJin perde o controle de, pelo menos, parte dos acontecimentos e, assim, é colocado em conflito também com quem ele mesmo é. Por isso, assim como MV coreano, vimos o seu rosto craquelando, aqui vemos vidros se rompendo e o chão abaixo de seus pés rachando. Todas essas fissuras expressam a realidade do personagem.





A partir daqui, vamos na ordem pelos duos do BU na era WINGS e é importante relembrarmos que, em WINGS, o BTS e Bang Si-hyuk estavam desenvolvendo três conceitos: Adulto, anti-adulto e não adulto. Cita-se do livro-conceito da era:


"Anti-adultos acreditam que o reino dos adultos está cheio de maldade. Se recusam a crescer e declaram a intenção de permanecer como Peter Pan. Por outro lado, os não adultos logo souberam que a vida é suja e desagradável, mas não podem parar no caminho de se tornarem adultos - como se alguém estivesse os empurrando para frente. No final, eles não conseguem se tornar adultos completos."


Por favor, leve esses conceitos em consideração nessas próximas análises:



YOONGI


YoonGi, nesse MV, aparece como aquele que tentará manter nos mais jovens um estado de inocência infantil. Um exemplo disso, como vimos, é a forma como ele cobre os olhos de JiMin duas vezes.



Outro exemplo é a cena em que vemos YoonGi no banheiro com JungKook - seu duo original no BTS Universe. Perceba a diferença em como o banheiro é iluminado com as cores quando YoonGi está (1 minuto e 22 segundos) e não está presente (2 minutos e 55 segundos). Quando Yoongi está presente, vemos não apenas a luz vermelha, mas também a azul, indicando mais uma vez o conflito.



Veja que YoonGi sacode JungKook, como se quisesse que ele vomitasse o absinto. No entanto, JungKook empurra YoonGi e, em vez de vomitar o absinto, retirando aquele "mal" de si, JungKook escolhe mantê-lo dentro e lidar com as consequências desse.



Poderíamos pensar, então, no YoonGi como uma representação sutil do conceito de anti-adulto.




JIMIN


Talvez uma das grandes questões desse MV seja: Há dois JiMins? E por que?


Bom, a resposta é sim, há dois JiMins aqui e a diferenciação entre eles também se torna nítida através da disposição das cores. Um JiMin aparece em todo o MV sob a cor azul (13 segundos) e o outro aparece sob tons mais avermelhados (37 segundos).


Logo de cara, no primeiro momento em que vemos o JiMin nos tons avermelhados, é o lado do personagem que está tentando deixar o seu lugar de inocência infantil e ir em direção à "tentação". Ele descobre seus olhos, se afasta do YoonGi e poucos segundos depois já aparece mordendo uma maçã.



Vemos esse JiMin caminhando intencionalmente por um espaço escuro (1 minuto e 30 segundos) e essa cena é intercalada com flashes do JiMin no cômodo azul, que ainda parece estar considerando se deve ou não provar "a maçã".



Porém, diferentemente de TaeHyung e JungKook, não vemos esse JiMin sob a cor vermelha passar por nenhum tipo de alucinação, explosão, consequência... Onde está tudo isso? Esse JiMin abraçou o mal, mas ainda não encontrou o que estava buscando. Ele segue assim até os 2 minutos e 58 segundos, onde o JiMin vermelho e o JiMin azul finalmente se encontram!



Encarar aquele JiMin azul ainda sentado com a maçã intacta e com os olhos cobertos é o que finalmente impulsiona o JiMin vermelho à explosão de cores. Assim, podemos concluir que o JiMin em azul é a parte da identidade do personagem ainda mais apegada à infância e ao que aconteceu nela (como o que houve no Arboreto, por exemplo) e é somente ao reconhecer e aceitar essa parte de si que JiMin pode "despertar" para a próxima fase de sua vida.




HOSEOK


Você se lembra da descrição do não adulto? "Logo souberam que a vida é suja e desagradável, mas não podem parar no caminho de se tornarem adultos - como se alguém estivesse os empurrando para frente. No final, eles não conseguem se tornar adultos completos". Pense no personagem do HoSeok no BU: Abandonado pela mãe quando era ainda criança, passou a morar no orfanato e teve que aprender a caminhar com as próprias pernas desde muito cedo. Bem semelhante, não é mesmo?


É por isso que HoSeok aparecerá nesse MV com uma certa ambiguidade. Ele foi "empurrado" ao crescimento, porém parte dele se mantém ainda na inocência e na infância.


Visualmente, as suas cenas solo são, em grande parte, iluminadas com a cor azul.



Porém, nem todas são assim. As suas cenas de dança, por exemplo, que intercalam entre um fundo vermelho e um azul podem representar o seu conflito interno - o mesmo vale para o JiMin.



Também vimos HoSeok, assim como na versão coreana do MV, preparar algo como uma flecha e também um dardo verde para lançar na direção do TaeHyung.



Não, ele não está matando TaeHyung. Ele está levando TaeHyung ao "despertar", como ele também foi levado pela própria sucessão de acontecimentos na vida do personagem. Isso deixa ainda mais evidente também a conexão entre esses dois personagens, afinal de contas TaeHyung - frente ao seu contexto familiar e abandono de sua mãe - também aprende muito cedo que a vida não é um mar de rosas e que ele teria que caminhar com as próprias pernas.


É interessante porque despertar da infância/juventude para a idade adulta não é inerentemente bom ou mau. Apenas é. Acontece. É doloroso, mas necessário. Nesse sentido, HoSeok age aqui como aquele que ajuda TaeHyung a abrir os olhos para essa verdade e, por isso, todas as vezes em que vemos ele disparando "uma flecha" no MV, vemos cores saltando diante de nós.





TAEHYUNG


As cenas do TaeHyung nesse MV parecem ser as que acontecem mais fora de ordem. Talvez, o objetivo dessa cronologia confusa seja representar também o estado da sua mente em conflito e desordenada.


Vamos tentar imaginar as cenas solo do TaeHyung em uma outra sequência?


⚫️ 1 minuto e 41 segundos: TaeHyung é "empurrado" ao crescimento, atingido pelo "despertar" (flecha/dardo).



⚫️ 16 segundos: As consequências vem e, de início, isso parece ser até demais para suportar... Veja como o cenário vai se tornando avermelhado aos poucos.



⚫️ 2 minutos e 16 segundos: Vemos TaeHyung subindo escadas e, em seguida, passando por uma sala repleta de véus ou lençóis iluminados em vermelho, como um túnel que vai o conduzindo para chegar em algo ou algum lugar.



⚫️ 2 minutos e 27 segundos: TaeHyung chega ao topo, chega ao telhado.



⚫️ 2 minutos e 41 segundos: O céu acima de TaeHyung é verde, junto ao vermelho ao seu redor - as cores que nos dizem tudo nesse MV. Diz muito sobre a percepção do personagem em relação ao mundo naquele ponto (compare, por exemplo, com a cena em 2 minutos e 45 segundos).



⚫️ 3 minutos e 23 segundos: TaeHyung está no telhado, como se estivesse pronto para saltar ou cair - o que, além de nos indicar a queda como necessária ao crescimento, nos faz lembrar também da forma como o personagem falece em algumas linhas do tempo.



Assim, toda essa sequência nos diz muito sobre o personagem de TaeHyung. Como HoSeok, ele não teve muita escolha pela existência de forças ou fatores além do seu controle - principalmente enquanto criança ou adolescente. Às vezes, o encontro com a tentação e o despertar são trazidos pelo externo (sejam problemas em casa, saúde mental ou física, bullying, etc.) que empurram ao crescimento, esteja você pronto ou não.




NAMJOON


NamJoon tem aqui o papel menos ambíguo de todos os hyungs. YoonGi aparece com um piano, HoSeok com uma flecha/dardo, SeokJin com uma luneta... Mas NamJoon tem a garrafa de absinto.



Dessa forma, na presença dessa bebida, as cenas entre NamJoon e JungKook são uma maneira nada sutil de retratar o encontro de um jovem com a tentação, dando início a uma nova jornada... Rumo à destruição? Autodescoberta? Vida adulta? Provavelmente tudo isso ao mesmo tempo, afinal, relembre: "A ave sai do ovo. O ovo é o mundo. Quem quiser nascer tem de destruir um mundo. A ave voa para Deus. E o deus se chama Abraxas." (Página 106 de Demian)


Uma cena em exceção às cenas em que ele aparece com JungKook e que diz respeito apenas a NamJoon é essa em que vemos o personagem sentado com um espelho logo atrás.



Mais a frente, o espelho já não está mais ali. Em seu lugar, há agora a pintura "Paisagem com a queda de Ícaro", também de Pieter Bruegel, que já tínhamos conhecido na versão coreana do MV.



NamJoon está agora cercado por cacos e, quando ele levanta as mãos, elas estão machucadas, indicando que ele é o responsável pelo espelho que foi quebrado. Nos faz lembrar também do que vimos em seu Short Film, não é mesmo?





JUNGKOOK


A cena de abertura do MV, com centralidade em JungKook, é um belo símbolo do "despertar" da infância/juventude para a idade adulta que tanto falamos. A medida em que JungKook se senta, as cores na parede pouco a pouco se transformam.


De azul (inocência) a vermelho (tentação) e, finalmente, a algo como um equilíbrio - não mais predominantemente azul ou vermelho, mas uma harmonia entre eles que inclui tons roxos e amarelos.


Esse processo, apesar de ter suas belezas, envolve a perda da inocência. Por isso, olhando para a cama, JungKook vê a impressão de onde as suas asas costumavam estar (26 segundos).



Essa queda e a consequente perda das asas - como falamos desde a Semana WINGS sobre Ícaro - é inevitável e necessária, porém abre caminho para que asas muito maiores, mais coloridas, mais diversificadas e mais fortes ganhem vida.




 



OUTRAS REFERÊNCIAS ESPECÍFICAS AO BTS UNIVERSE E À ERA HYYH


1. Assim como já havia acontecido no MV de "I NEED U" (2015), vemos HoSeok descartando suas pílulas, seus remédios. Lembrando que o uso desses remédios e o que HoSeok enfrenta em relação à sua saúde também dizem muito a respeito de sua infância.




2. Vemos SeokJin na carroceria de sua caminhonete em posição fetal. Esses são dois elementos importantes no BU e na era anterior. A caminhonete é o carro do SeokJin e já havia aparecido no MV de "RUN" ou no vídeo de "HYYH on stage: prologue", por exemplo:



Já o fato de ele aparecer deitado em posição fetal nos faz lembrar de cenas como em "I NEED U" ou no Short Film de "AWAKE" ou até mesmo NOTAS HYYH que retratam o sofrimento de SeokJin a cada vez que dá início a uma nova linha do tempo.



Perceba como essa angústia também é representada por um redemoinho de cores azuis e vermelhas, afinal as idas e vindas no tempo consomem SeokJin de forma inevitável ao mesmo tempo em que o colocam em conflito no seu próprio processo de crescimento.




3. A caótica briga entre SeokJin e TaeHyung! Sim, ela realmente acontece em algumas linhas do tempo. Ela é descrita, por exemplo, na versão 2 das notas de TaeHyung em 22 de maio do ano 22, na qual os nossos personagens retornaram à praia e, ao serem levantados assuntos da época do colégio, a discussão começa:


" 'O que é tão importante sobre estarmos juntos? O que nós somos um para o outro? No fim, você sabe que estamos todos sozinhos.' Foi naquele momento que o SeokJin me acertou."




4. A cena final entre NamJoon e SeokJin é exatamente o que vemos descrito em algumas versões das notas de SeokJin em 11 de abril do ano 22, quando o personagem já retornou a Songju e finalmente toma coragem para ir até o posto de gasolina e, de fato, falar com NamJoon.


Por isso, terminamos vendo NamJoon com essa expressão surpresa e SeokJin diz: "Há quanto tempo!".




 


Esperamos que essa mega análise te ajude na interpretação desse MV e também te leve a reflexões pessoais! 💜

585 views0 comments
Post: Blog2_Post
bottom of page