top of page
  • Writer's pictureefeitobts

ANÁLISE & TEORIA: Highlight Reel 承 [#MêsLoveYourself]

Na última terça-feira, em meio à nossa Semana Wonder 起, apresentamos o conceito do que se trata um Highlight Reel e analisamos, detalhe por detalhe, o Highlight Reel 起, no qual assistimos os nossos personagens do Bangtan Universe vivenciando um encontro com o amor ou um despertar do amor.


Tendo em vista que a história que nos é mostrada nos diferentes Highlight Reels é cumulativa e que as personagens que apareceram no Highlight Reel anterior voltarão a aparecer aqui, caso você ainda não tenha conferido a nossa análise do Highlight Reel 起, te convidamos a fazer isso primeiramente clicando aqui.


Hoje, porém, na nossa Semana Her 承, é hora de analisarmos o Highlight Reel 承, que possui o mesmo caractere chinês do álbum Love Yourself: Her 承 e, dessa forma, se relaciona diretamente aos conceitos e características trabalhados ali.


Como explicamos no início dessa semana, Love Yourself: Her é acompanhado pelo caractere 承, que se refere ao desenvolvimento da narrativa e, aqui, consequentemente, se refere ao desenvolvimento do próprio amor.



O Highlight Reel 承, assim como o anterior, tem início com uma pequena narração do SeokJin. A tradução da sua fala é:


“O som das cigarras que chiavam como chuva se encerra em um instante. No silêncio abrupto, eu percebo a imensa beleza da vida. Apenas o fato de você estar presente nela faz toda a diferença. Mesmo que isso fosse um sonho, é aqui que eu escolho estar.”


Perceba como o tom dessa narração inicial já é bastante diferente da que ouvimos no último Highlight Reel. Enquanto a anterior nos falava do encontro com o amor quase como destino, essa narração retrata a beleza da própria vida que se expressa a medida em que esse amor se desenvolve.


Perceba até mesmo a forma como as imagens durante a narração nos mostram diversas belezas naturais e, nelas, o sol e sua luz, sua claridade vão ganhando destaque entre as nuvens ou entre a folhagem. Esses aspectos visuais, que conversam com a narração, também expressam esse amor que ilumina a existência e torna a vida mais bonita.



Assim, é isso que veremos daqui em diante, mais uma vez em seções, para cada um dos personagens do BU:




SEÇÃO TAEHYUNG


Na seção do TaeHyung, vemos o personagem acompanhado pela mesma garota que conhecemos no Highlight Reel anterior - a que ele conheceu enquanto estava na loja de conveniência e a viu tentando roubar alguns itens.



Vemos TaeHyung e a garota juntos na ferrovia de Songju, um dos locais onde os dois começam a passar bastante tempo juntos. O próprio personagem nos detalha isso em notas HYYH como as de 10 de julho do ano 22 ou de 17 de julho do ano 22. Tendo em vista que TaeHyung conheceu a garota no dia 18 de junho do ano 22, podemos deduzir que essas cenas em que os vemos juntos acontecem entre essa data e os primeiros dias do mês de julho.


“Eu vi a garota algumas vezes depois daquele dia. Não fazíamos nada de especial juntos. Apenas sentávamos na rua ou caminhávamos ao longo da ferrovia. Então fizemos alguns grafites juntos.” (Nota de 10 de julho do ano 22)


“A imagem dela rindo de mim quando eu me deitei nos trilhos do trem e machuquei a minha cabeça. A imagem dela me ajudando a levantar quando eu caí, enquanto eu a ajudava a fugir. A sua cara de raiva quando eu comi o pão que eu levei. A sua expressão que ficou pesada quando passamos por fotos de família penduradas do lado de fora de um estúdio. O olhar dela que acompanhava, sem saber, os estudantes que passavam por nós. Enquanto desenhamos juntos nessa parede, eu disse: ‘Quando estiver difícil, não se lamente sozinha. Conte para mim’.” (Nota de 17 de julho do ano 22)



Perceba como, olhando para o céu e para o seu celular, TaeHyung é levado em lembranças até NamJoon por meio de cenas que se referem novamente do vídeo HYYH on stage: prologue.


Essas cenas em que vemos NamJoon erguendo TaeHyung ou os dois se divertindo e rindo juntos foram diretamente retiradas de HYYH on stage: prologue:



Já nessa cena seguinte, vemos TaeHyung posicionando o seu celular sobre uma garrafa de água e, com um taco de golfe, ele parece atirar o objeto bem longe. Primeiro, essa cena tem uma referência direta também a HYYH on stage: prologue, pois nesse vídeo NamJoon fez exatamente a mesma coisa: posicionou um carrinho de brinquedo sobre uma garrafa plástica e, com um taco, o atirou longe.



Agora, por que TaeHyung teria sequer considerado fazer isso com seu celular? Ainda mais após trazer NamJoon à sua mente?


Sabemos que, desde o retorno da praia, os sete amigos estavam afastados por uma série de motivos. TaeHyung e NamJoon especificamente se afastaram bastante por motivos que também variam de acordo com as versões da linha do tempo. Em algumas, TaeHyung ouve NamJoon falando sobre seu irmão ao telefone e acredita que NamJoon estava, na verdade, falando sobre ele. Em outras várias versões, em meio à discussão que acontece enquanto estavam na praia, a tensão entre NamJoon e TaeHyung apenas aumenta quando o hyung tenta segurar e acalmar TaeHyung ao invés de deixar que ele "partisse para cima" do SeokJin.


No entanto, por meio das notas desse intervalo de tempo, podemos perceber a forma como TaeHyung sentia a falta do NamJoon. Sentia falta do seu hyung que era como um porto-seguro.


“Eu não tinha entrado em contato com o NamJoon desde que eu o vi no hospital. Mas eu passei pelo seu container perto da ferrovia em uma noite, vários dias atrás. Eu estava na rua para ficar longe do meu pai e do seu temperamento bêbado. Eu simplesmente corri às cegas, vaguei sem rumo e vi a luz acesa no container. Alguém estava lá. Deve ter sido o próprio NamJoon. Eu queria entrar. Mas não consegui.” (Nota de 10 de julho do ano 22)


Desse modo, talvez ele estivesse na esperança de que NamJoon entrasse em contato ou talvez quisesse entrar em contato com o NamJoon, mas ainda estava bravo e chateado. De qualquer maneira, ele queria se livrar dessas possibilidades e pensamentos e materializou isso no seu celular.




SEÇÃO NAMJOON


Nessa seção, vemos NamJoon adentrando um ônibus logo atrás de uma garota - sim, a mesma que já tínhamos visto também no Highlight Reel anterior: a garota do elástico de cabelo amarelo.



Por mais que o vídeo não nos indique uma data, o que assistimos aqui parece ser muito semelhante ao que é descrito por NamJoon na nota de 13 de julho do ano 22:


“Eu apoiei a minha cabeça contra a janela do ônibus. Da biblioteca ao posto de combustível. A rua em que eu vou e volto diariamente, o cenário ao qual eu estou tão familiarizado que chego a estar cansado de passar. Será que vai chegar o dia em que eu vou conseguir escapar desse cenário? Parecia impossível julgar o amanhã ou esperar qualquer coisa.


Uma mulher com o cabelo preso com um elástico amarelo se sentou na minha frente. Como se ela suspirasse, os seus ombros se moveram para cima e para baixo. Ela encostou a cabeça na janela. Já há um mês, ela estudava na mesma biblioteca e pegava um ônibus na mesma parada que eu. Embora nós não tivéssemos trocado nem mesmo uma palavra um com o outro, nós assistíamos a mesma paisagem, vivíamos na mesma época e suspirávamos da mesma forma. No meu bolso, ainda havia um elástico de cabelo.


A mulher sempre descia três paradas antes de mim. Cada vez que eu a via descer do ônibus, eu me perguntava se ela iria distribuir os panfletos novamente. O que ela teria que vivenciar? Que tipo de coisas ela teria que aturar? Com que frequência ela sentiria que o amanhã não viria, uma sensação de desolação que estava lá desde o início? Eu pensava nessas coisas.”



O porquê de NamJoon estar segurando um elástico de cabelo ficará mais claro no Highlight Reel, que analisaremos na semana que vem junto à Love Yourself: Tear. Porém, desde já, perceba como o desenvolvimento desse amor no caso do personagem do NamJoon parece se dar quase que unilateralmente, talvez até mesmo platonicamente.




SEÇÃO JUNGKOOK


Por mais que o vídeo não nos mostre, essa cena se passa na data de 15 de junho do ano 22 - o que podemos descobrir por meio das notas HYYH.



Vemos JungKook e a garota sentados no pátio do hospital e ouvindo música juntos, enquanto ele desenha. A garota retira o fone do ouvido do JungKook para que ele ouvisse a música que estava sendo apresentada por uma artista para os pacientes no pátio. Perceba a expressão no rosto do JungKook assim que ele escuta a melodia que estava sendo tocada:



Quem era a artista tocando e cantando para os pacientes? Sim, a garota que era parceira de trabalho do YoonGi em relação à música. Ela estava tocando uma música que provavelmente havia sido composta junto ao YoonGi e, por isso, JungKook automaticamente reconheceu o som como uma das melodias do seu hyung.



Diante dessa melodia, JungKook é também levado em memórias até YoonGi. Vemos os dois na sala de trabalho do YoonGi. YoonGi tocando o piano e JungKook desfrutando do momento e da própria música, deixando nítido o que sempre dizia: que a música do hyung era semelhante ao que havia no seu coração. Pois é, choremos.



Voltando à si, JungKook e a garota se aproximam da artista e JungKook avista algo que confirma que era a melodia do YoonGi que estava, de fato, sendo tocada ali: o isqueiro pendurado no violão dela, no qual, como vimos na semana passada, havia as iniciais Y.K., que nos levam às iniciais do nome do YoonGi (윤기 → 윤 = Yoon e, em 기, ㄱ tem um som aproximado entre G e K).



Nas próprias palavras do JungKook na nota de 15 de junho do ano 22:


“Baixei meus olhos novamente para o caderno de desenho. Antes que eu percebesse, eu estava desenhando o que tinha visto no meu sonho. As minhas memórias estavam borradas como a tela que descrevi antes. Era difícil me concentrar no desenho ou nas memórias porque a garota ficava me fazendo perguntas. Depois de um tempo, ergui os meus olhos. Uma música familiar estava tocando. Alguém estava fazendo uma apresentação à distância. Eu definitivamente conhecia essa música. YoonGi, às vezes, a tocava na sua sala de trabalho. Eu me aproximei do palco com as minhas muletas. Um isqueiro com o escrito YK estava pendurado no violão.”




SEÇÃO HOSEOK & JIMIN


Mais uma vez, vemos os personagens do HoSeok e do JiMin juntos em uma mesma seção. Isso se dá porque, como já analisamos no Highlight Reel anterior, ambos estão relacionados à mesma garota.



Vemos, então, os dois personagens novamente no estúdio de dança Just Dance. HoSeok está praticando uma coreografia com a sua amiga enquanto JiMin filma o ensaio. Bom, na verdade, JiMin, assim como no último Highlight Reel, aplica uma bela quantia de zoom apenas na garota durante a filmagem.



Essa breve cena dos personagens nos mostra como a conexão do HoSeok com a garota, independentemente se fosse amor no sentido romântico ou como amizade, se desenvolvia especialmente por meio da dança. Já para JiMin, o desenvolvimento do que ele sentia pela garota, de forma muito semelhante ao que vimos na seção do NamJoon, parece se dar apenas na perspectiva dele, talvez platonicamente também.




SEÇÃO SEOKJIN


Na seção do SeokJin, finalmente nos é indicada uma data específica nesse Highlight Reel: 30 de agosto do ano 22.



Em uma cena muito rápida, vemos uma única vez o diário da garota com quem SeokJin vinha saindo aberto! Ali podemos ver uma foto do Smeraldo junto à descrição “Mysterious flower”, ou seja, “Flor misteriosa”. Caso você ainda não saiba o que é o Smeraldo, clique aqui e você encontrará uma apresentação completa. Além do Smeraldo, vemos na página à esquerda o título “CHECKLIST”, ou seja, uma lista de coisas que a garota provavelmente gostaria de fazer.


Foi apenas através de uma nota do livro The Notes 1, que veio à tona bem depois, que pudemos entender melhor o que havia escrito ali e por que SeokJin estava aparentemente lendo o que a garota havia escrito. A nota do SeokJin em 15 de agosto do ano 22 nos diz:


“Em seu diário, havia uma lista de desejos: fazer aula de Italiano, entrar em um programa de

estadia no templo e dividir os fones de ouvido com o namorado enquanto caminhasse. O Smeraldo era uma delas. Debaixo de um recorte de revista do Smeraldo, estava o seguinte parágrafo:


‘O amor não é essencialmente um relacionamento com uma pessoa específica; ele é uma atitude, que determina a relação de uma pessoa com o mundo como um todo. Se eu realmente amo uma pessoa, eu amo todas as pessoas, eu amo o mundo, eu amo a vida. Se eu consigo dizer para outra pessoa 'eu te amo', eu devo ser capaz de dizer 'Em você, eu amo todo mundo; eu amo através de você o mundo; em você, eu também amo a mim mesmo.' - A Arte de Amar, por Erich Fromm


Eu fiz muitas coisas com ela por um mês. Nós caminhamos dividindo o fone de ouvido e ouvindo música como ela queria e nos voluntariamos juntos para um abrigo de animais. Nós não conseguimos fazer a estadia do templo, mas pegamos um ônibus e viajamos até a última parada e passamos um tempo em nosso café favorito.


Smeraldo é uma flor que se diz crescer apenas na região norte da Itália. Eu parei em uma grande floricultura por perto, mas ninguém nunca tinha ouvido falar da flor. Então, eu encontrei essa pequena floricultura ainda em construção. Era em uma esquina do lado esquerdo depois de cruzar a ponte para Munhyeon.


Eu não tinha muitas expectativas quando o dono, que estava organizando alguns documentos em um canto, me abordou. Ao ouvir o nome da flor, o dono me encarou por um longo tempo e me disse que ele seria capaz de entregar a flor, apesar de sua loja ainda não estar oficialmente aberta. 'Mas por que tem que ser essa flor?'


Ela não sabia que eu estava com o seu diário. Ela nunca seria capaz de imaginar que eu segui a lista do seu diário para todas as coisas que nós fizemos juntos pelo último mês. Eu não devolvi seu diário ou disse que eu estava com ele. Eu sabia que era errado. Eu sabia que era quase como enganá-la. Eu tentei contar a verdade algumas vezes, mas eu estava com medo. Eu tinha medo que ela me deixasse, como os meus amigos. Eu tinha medo que seu coração se tornaria frio uma vez que ela visse os meus erros, equívocos, besteiras e medos.


Eu queria fazê-la feliz. Eu queria fazê-la rir. Toda vez que eu a fazia feliz, parecia que eu me tornava uma pessoa melhor. Parecia que os meus defeitos estavam sendo colocados para fora de vista. Eu tinha só mais uma coisa para preparar. Era uma flor que significava 'a verdade que não foi dita' na linguagem das flores.


O dono parecia perplexo com o meu pedido de pegar a flor Smeraldo no dia 30 de agosto e disse que seria difícil de encontrá-las até lá. Mas tinha que ser naquele dia. Uma queima de fogos de artifício estava marcada para acontecer no Riacho Yangjicheon. Ela gostava do céu noturno. Eu estava pensando em confessar o meu amor para ela quando os fogos explodissem no céu noturno. Eu estava pensando em presenteá-la com sua flor favorita e confessar os meus sentimentos em seu horário favorito em seu lugar favorito.”


Em resumo, tendo o diário da garota em mãos e conhecendo ali os seus gostos e desejos, SeokJin passa a se basear na lista e nos escritos da garota e busca se tornar exatamente o tipo de pessoa que ela gostaria de encontrar. A pessoa perfeita aos olhos dela - o que não necessariamente era quem ele era.


E, sim, o livro que aparece citado no diário da garota, "A Arte de Amar", de Erich Fromm, é o livro que inspirou a era Love Yourself, a partir do qual estamos fazendo a nossa leitura coletiva ao longo desse mês de julho!


O que vemos especificamente aqui nessa seção do Highlight Reel, então, é SeokJin se preparando para ir encontrar a garota no dia 30 de agosto do ano 22, o dia em que, conforme a nota e o que veremos adiante, ele pretendia presenteá-la com um buquê das flores que tanto a intrigavam - o Smeraldo - e declarar-se para ela.



Veja o personagem escolhendo a roupa que vestiria para ir ao encontro e preste bastante atenção às expressões do SeokJin nesse trecho, pois nessa mesma posição, nos próximos Highlight Reels que analisaremos, a sua expressão será bem diferente.


Por fim, SeokJin olha para uma mesinha ao lado do espelho e ali vemos o diário vermelho da garota junto a um vaso que está tombado com algumas flores que são copos-de-leite.



Como já havíamos explicado, de forma muito interessante, o copo-de-leite, embora não pertença à mesma família do lírio, é também chamado de lírio do Nilo, provavelmente pela semelhança nos formatos e nas formas de cuidar dessas flores. Assim, o copo-de-leite possui também simbolismos muito próximos aos do próprio lírio, tais como vida e morte, recomeço e até mesmo ritos de passagem ou mudança na vida.


Dessa forma, um vaso caído repleto de copos-de-leite também caídos nos parecem ser um recurso visual metafórico nos indicando que algo que envolve significados como esses estaria prestes a acontecer na sequência da história - e, de fato, acontecerá (cenas do próximo capítulo, ou melhor, do próximo Highlight Reel).




SEÇÃO YOONGI


Na seção final desse Highlight Reel, vemos YoonGi na sua sala de trabalho - que era quase como uma casa também para o personagem.



Perceba a forma como YoonGi chega a pegar o maço de cigarro nas mãos, mas acaba lançando o objeto longe com um largo sorriso no rosto e um pirulito na boca. Apenas nesse detalhe, somos diretamente levados à garota que é sua parceira de trabalho. Você se lembra como, no Highlight Reel anterior, a garota havia tirado o isqueiro do YoonGi e, como substituição, tinha dado a ele um pirulito? Pois é, ele agora consegue reproduzir essa substituição já por conta própria e também motivado pela sua relação com a garota.



Em seguida, no entanto, o celular do YoonGi toca. A cena não nos mostra quem estava ligando, mas as notas HYYH, como sempre, nos revelam a verdade: era JiMin, ligando para contar ao YoonGi sobre o acidente do JungKook de dias atrás e sobre a sua permanência no hospital enquanto se recupera. Dessa maneira, podemos deduzir que toda essa cena se passa em 15 de junho do ano 22, pois é em uma nota dessa data que YoonGi nos descreve toda essa situação a partir de:


“A voz do JiMin ainda se destacava. 'Hyung, o JungKook...'”



A música harmoniosa cessa e surge apenas a voz do SeokJin em mais uma narração, mas dessa vez diferente. Pesarosa. Frustrada. E ele diz:


“Por que é que os momentos mais felizes trazem consigo um medo repentino?”


A expressão do YoonGi e a pergunta do SeokJin foram a nossa pista de que a torre de cartas do desenvolvimento do amor em todas essas diversas situações, que parecia perfeita demais, estava prestes a desmoronar. Algo iria acontecer.


É o que analisaremos na semana que vem no Highlight Reel , diretamente conectado à Love Yourself: Tear 轉! 😉


 

*Caso você queira ler na íntegra e em português todas as notas HYYH citadas nessa análise, é só clicar aqui: NOTAS

538 views0 comments
Post: Blog2_Post
bottom of page