top of page
Writer's pictureefeitobts

ANÁLISE & TEORIA: Highlight Reel 起 [#MêsLoveYourself]

Antes de mergulharmos em cada um dos Highlight Reels da era Love Yourself e dos seus detalhes que compõem brilhantemente o Bangtan Universe, devemos nos questionar: O que é ou o que significa um Highlight Reel?


HIGHLIGHT significa DESTAQUE enquanto REEL significa CARRETEL ou BOBINA (como as que vemos em rolos de filme de câmera, a bobina é onde se enrola o filme, por isso dizemos “rebobinar”, por exemplo).


Assim, o termo originalmente se referia a filmes. As "bobinas" (reels) eram as bobinas nas quais o filme era enrolado e, por extensão, as "bobinas" se referiam também ao próprio filme. Já os "destaques" eram as seções do filme consideradas como as melhores. Portanto, "highlight reel" ou “bobina de destaque” era uma expressão que significava literalmente "uma coleção das melhores partes de um filme".


Com o passar do tempo, o termo se modernizou e também passou a ser utilizado em gírias cotidianas de países falantes da língua inglesa, porém o sentido se mantém muito próximo. Um exemplo atual seria o uso de “highlight reel” para descrever flashbacks dos melhores momentos ou dos momentos mais marcantes de um determinado acontecimento ou período.


A partir disso, podemos adentrar a análise do primeiro Highlight Reel de Love Yourself, sob a compreensão de que ele nos mostrará seções de destaque ligadas a algum acontecimento ou período.


Sendo assim, o que esse primeiro Highlight Reel buscava destacar?



Perceba a forma como, no seu título, esse primeiro Highlight Reel também possui o caractere- sim, o mesmo de “Euphoria” e de “Trivia: Just Dance”. Por isso, partindo da observação desse caractere, já conseguimos imaginar a direção do que esse vídeo nos mostraria: Os nossos personagens do BU em momentos de destaque nos quais eles vivenciam esse encontro com o amor. Você se lembra de como discutimos ontem os significados de Wonder e a sua relação com esse primeiro contato com o amor e com tudo quanto essa experiência desperta em nós? É exatamente isso que veremos aqui.


Vamos observar, então, cada uma das seções do Highlight Reel 起:



SEÇÃO SEOKJIN



O Highlight Reel tem início com uma narração bastante introspectiva do SeokJin. A tradução da sua fala é:


“Alguns momentos se tornam mais vívidos com o passar do tempo. Muitos encontros e despedidas de ontem existiram para esse momento. Cada beco e encruzilhada que atravessei tinham como objetivo me levar a esse lugar em específico. Esse tipo de momento é o que quero dizer.”


Perceba a forma como, durante essa narração, um movimento de imagens nos traz do cenário da galáxia, do universo até as estrelas, Lua, nuvens… e finalmente chegamos a uma visão de parte da cidade de Songju - cidade onde se passa o enredo do BU.



A narração junto a essa sequência de cenas nos levam diretamente à ideia do primeiro contato com o amor que discutimos e à forma como ele começaria a se desenvolver a partir daí. Pense, por exemplo, na letra de “Euphoria”:


“Eu não sei o que é esse sentimento

Talvez isso também esteja em um sonho”


Ou, até mesmo, na letra de “DNA”:


“Eu te reconheci à primeira vista

Como se estivéssemos chamando um ao outro

O DNA dos meus vasos sanguíneos me dizem

Que é você que eu estava procurando por toda parte”


Ou seja, esse encontro com o amor parece quase planejado pelo universo, como se estivesse destinado a acontecer e nos deixa em uma sensação de deslumbre diante desse momento.


Vemos, então, SeokJin no ambiente próximo aos trilhos e suas encruzilhadas em Songju.


E perceba um detalhe muito importante: Os Highlight Reels de Love Yourself nos presenteiam com as DATAS exatas desses acontecimentos dentro da história do BU. Na seção do SeokJin, o que assistimos se passa na data de 11 de julho do ano 22.


É nessa data que SeokJin avista a garota pela primeira vez, como vemos no vídeo. Ela, apressada, acaba derrubando o seu marcante diário vermelho, objeto que será, na verdade, a base e o início do relacionamento entre os dois. É por isso que vemos SeokJin pegando o diário da garota do chão.



Não temos uma nota HYYH na data de 11 de julho que descreva essa cena, porém, na versão 2 da nota do SeokJin em 15 de agosto do ano 22, ele descreve exatamente esse momento para nós. Nas suas palavras, SeokJin nos conta:


“Eu a vi pela primeira vez ao lado do trilho do trem. Foi mais ou menos um mês atrás, em um dia que eu tinha muitas coisas na cabeça. [...] A cancela estava abaixada e eu podia ver o trem se aproximando ao longe. [...] A cancela se levantou e liberou a passagem. Ela andou em minha direção, nadando contra o fluxo de ar trazido pelo trem. Ela derrubou seu diário enquanto passava por mim. Em seu diário, tinha uma lista de desejos: fazer aula de italiano, entrar em um programa de estadia no templo e dividir os fones de ouvido com o namorado enquanto caminhasse. O Smeraldo também era um deles.”



 

SEÇÃO JUNGKOOK



No trecho do Highlight Reel 起 que diz respeito ao JungKook, nós podemos assistir o momento do dia 14 de junho do ano 22 no qual ele conhece a garota no corredor do hospital, com quem ele começaria a passar bastante tempo junto. Perceba a maneira como JungKook, com seus olhos grandes e brilhantes, observa deslumbrado a menina e, no encontro das suas mãos, diríamos até mesmo que os pêlos do braço do personagem se arrepiaram.



Nas notas HYYH, JungKook nos descreve esse momento nas notas de 15 de junho do ano 22 e de 26 de julho do ano 22. Em flashback, ele nos diz:


“Quando eu me sentei em um banco e abri meu caderno de desenhos, o médico responsável veio até mim. Ele disse que era um milagre eu ter me recuperado, ele não achava que seria possível. [...] ‘Você deve ser bom pelo resto da sua vida.’ Virei a minha cabeça e vi a garota que eu conheci ontem no corredor parada ali. A garota disse que era incrível encontrar um milagre bem ao lado dela e me perguntou como eu me sentia. Eu respondi que eu era realmente saudável.” (15 de junho do ano 22)


“Eu me virei e saí do quarto do hospital. Me sentindo cansado, eu empurrei a minha cadeira de rodas através do corredor onde eu a conheci. Com uma aparição repentina, eu mal consegui parar. Lá estava a garota com o cabelo preso para trás.” (26 de julho do ano 22)



 

SEÇÃO YOONGI



Na seção do YoonGi, vemos o personagem na sua sala de trabalho em 25 de maio do ano 22. Quem vemos junto a ele é a garota que, nas notas, YoonGi descreve como a sua “parceira de trabalho”. Juntos, eles compunham e escreviam músicas.



Na nota de 15 de junho do ano 22 (versão 2), YoonGi nos fala mais sobre ela e sobre os detalhes que assistimos nesse Highlight Reel:


“As últimas semanas foram um intenso carrossel. As coisas simplesmente não podiam ser suaves quando se está compondo música. Era difícil de concentrar no início. E eu também não estava acostumado a trabalhar com um parceiro. A mulher era direta e franca. Ela entrava e saía da minha sala de trabalho sempre que queria. Ela nunca hesitava, ficava dando voltas quando ela avaliava o meu trabalho. Ela pegou o meu isqueiro quando eu tentei fumar e me jogou um pirulito no lugar. Ela me importunava para dormir e comer. Eu não conseguia discutir com ela porque as suas peças e performances eram impressionantes. Porque sua avaliação era precisa. Aquilo me provocou. Eu comecei a passar mais e mais tempo na minha sala de trabalho. [...] Será que eu teria me tornado tão proficiente e talentoso quanto a mulher se eu não tivesse perdido meu tempo e tivesse continuado treinando música? Eu me perguntava. Eu não queria ficar para trás dela. 'Isso é realmente bom.' Isso foi o que aquela mulher disse depois de ouvir uma peça não finalizada ontem à noite. [...] Eu estava tentando lembrar onde quando ela pegou seu violão. Então, ela começou a harmonizar e tocar variações da melodia. Eu sentei de frente ao piano e toquei junto.”


Nessa parceria, especialmente tendo a admiração e a música como meio-de-campo - sabemos a importância fundamental que a música tem para o personagem, a garota se torna especial para o YoonGi, de modo que substituições, como trocar o cigarro por um pirulito, se tornam até mesmo atrativas para ele.


Preste bastante atenção ainda à forma como ela escreve Y.K. no isqueiro do YoonGi, pois esse isqueiro voltará a aparecer entre os próximos Highlight Reels. Y.K. pode tanto se referir às iniciais do nome do YoonGi a partir do som das letras em coreano (윤기 → 윤 = Yoon e, em 기, ㄱ tem um som aproximado entre G e K) como pode se referir também, por exemplo, à inicial do nome do YoonGi e à inicial do nome da garota, o qual nós não sabemos. Não sabemos o nome de nenhuma das meninas que aparecem nos Highlight Reels e nas notas.



 

SEÇÃO NAMJOON



O trecho que destaca o NamJoon nesse Highlight Reel nos mostra o personagem em uma cena única de 05 de junho do ano 22, tendo em vista que até o presente momento (em julho de 2021) nós não temos uma nota na qual esse momento seja descrito.


O que assistimos ali é NamJoon, em uma das passarelas da cidade de Songju, observando ela, a garota do elástico amarelo no cabelo, provavelmente em seu horário de trabalho, distribuindo panfletos aos transeuntes.



NamJoon, no entanto, como já debatemos, nos fala sobre ela em outras notas, como as de 30 de junho do ano 22 e de 13 de julho do ano 22. Veja:


“Os meus olhos encontraram uma pessoa cujo cabelo estava amarrado com um elástico amarelo. [...]” (30 de junho do ano 22)


“Uma mulher com o cabelo preso com um elástico amarelo se sentou na minha frente. Como se ela suspirasse, os seus ombros se moveram para cima e para baixo. Ela encostou a cabeça na janela. Já há um mês, ela estudava na mesma biblioteca e pegava um ônibus na mesma parada que eu. Embora nós não tivéssemos trocado nem mesmo uma palavra um com o outro, nós assistíamos a mesma paisagem, vivíamos na mesma época e suspirávamos da mesma forma.” (13 de julho do ano 22)



Teria o NamJoon conhecido a garota na biblioteca? Ou será que ele teria avistado ela pela primeira vez nessa passarela? De qualquer modo, já podemos perceber o efeito que ela tem sobre o personagem.


 

SEÇÃO TAEHYUNG



Na seção do TaeHyung, vemos o personagem em uma loja de conveniência na data de 18 de junho do ano 22. É ali que ele conhece a garota com quem também começaria a passar um bom tempo junto e, sim, ela estava tentando roubar a loja.



Esse momento é descrito para nós pelo próprio TaeHyung na nota de 10 de julho do ano 22 (versão 1):


“Me encontrei com ela enquanto ela tentava roubar comida de uma loja de conveniência há alguns dias. Ela não conseguia olhar para as mãos vazias. Ela estava obviamente com medo das suas mãos vazias. Eu não queria admitir que eu sabia exatamente como ela se sentia. Você tem que olhar diretamente para as suas próprias mãos vazias. Ninguém pode fazer isso por você. Mas eu não conseguia desviar a minha mente dela. Eu reconheci a expressão no seu rosto. O olhar quando você sente que não pertence a nenhum lugar do mundo. Quando você tem medo de que seja responsável por tudo que deu errado na sua vida. Quando você está sozinho e não sabe para onde ir ou onde ficar.”


Nessa empatia e identificação instantânea entre as suas realidades, o que vemos no Highlight Reel é que TaeHyung impede a garota de roubar, mas também não a deixa ir embora com as mãos vazias. A partir desse momento, os dois viriam a se aproximar.



 

SEÇÃO JIMIN & HOSEOK



Nesse trecho do Highlight Reel 起, vemos HoSeok e JiMin ensaiando, praticando dança juntos no estúdio de dança Just Dance em 31 de maio do ano 22. Demonstrando a admiração que tinha pela habilidade do amigo na dança, vemos JiMin filmando HoSeok e observando atentamente cada um dos seus movimentos.


Vemos entrar, então, na sala uma garota que é importante para o enredo do BU: A amiga do HoSeok, como é apresentada nas notas. Ela chega diante do HoSeok com um bolo de aniversário. Perceba como HoSeok olha para ela, como que sem entender, e diz que não é seu aniversário - claro, sabemos bem que o aniversário do j-hope bem como do personagem HoSeok é em fevereiro. Ela responde algo como “Eu sei”, mas insiste que ele dê continuidade ao momento e assopre as velas. Por que ela estaria fazendo isso?



Como descobrimos através das notas HYYH, a amiga do HoSeok é aprovada em um grupo internacional de dança e, embora aqui HoSeok ainda não soubesse totalmente disso, ela já sabia que em breve teria que partir. Dessa forma, essa atitude de trazer o bolo parece uma mistura de tentar “agradá-lo” ou “prepará-lo” para o que ela contaria em alguns dias ou até mesmo uma comemoração adiantada do aniversário já do próximo ano de um dos seus melhores amigos.


No entanto, perceba que, enquanto HoSeok e sua amiga estão conversando, JiMin, ainda filmando com o celular, aplica uma bela quantidade de zoom, observando a garota deslumbrado em cada um dos seus detalhes. Por isso, quando ela volta o olhar para ele, JiMin automaticamente esconde o celular e interrompe a filmagem, disfarçando o que estava fazendo - o famoso “aja naturalmente”, não é mesmo?



A partir disso, ficamos com uma questão sobre a qual surgiram inúmeras teorias: JiMin e HoSeok teriam interesse na mesma garota? Ou HoSeok realmente a vê apenas como uma amiga?


Essa pergunta, ao menos por enquanto, permanece em aberto de certa forma, justamente pela cena que encerra esse primeiro Highlight Reel: HoSeok, em lembrança, é levado de volta ao momento em que foi abandonado pela sua mãe em um parque de diversões, quando tinha apenas 7 anos. HoSeok já havia descrito essa cena em uma nota de 23 de julho do ano 10:


“Eu não conseguia lembrar bem o rosto da minha mãe naquele dia. Eu só conseguia lembrar dela me entregando uma barra de chocolate enquanto a gente via as atrações no parque de diversões. 'HoSeok, conte até dez começando agora e, só quando acabar, abra os olhos.' Quando eu terminei de contar e abri os olhos, minha mãe não estava mais lá. Eu esperei e esperei, mas ela não voltou. Nove tinha sido o último número que eu contei. Eu só tinha que contar mais um número, mas a minha voz não saia. Meus ouvidos começaram a apitar e minha visão se embaçou. A professora fez um sinal para que eu continuasse. Meus amigos me observavam. Eu não conseguia lembrar bem o rosto da minha mãe. Se eu contasse mais um número, minha mãe nunca mais viria me procurar.”


Desde já, veja o foco interessante que é dado também à barra de chocolate que foi deixada com o menino. É um Snickers, como o que já tínhamos visto no Short Film de “MAMA”, em Wings, e como o que veremos aos montes no MV de “Fake Love”, ainda em Love Yourself.



Agora, observe o que HoSeok diz na nota de 31 de maio do ano 22, exatamente a mesma data da seção do Highlight Reel que estamos analisando:


“Eu achava que ela se parecia com a minha mãe. Não, não era uma forma de pensamento ou reconhecimento, nem poderia ser explicado ou descrito. Eu não consegui olhar diretamente para o rosto da minha amiga que eu já conhecia há mais de 10 anos. Aprendemos a dançar juntos, falhamos juntos, ficamos desanimados e encorajados juntos. Nós deitamos no chão coberto de suor e brincamos enquanto jogávamos toalhas. Como se eu tivesse sido tocado por algo que eu jamais conheci a sensação, eu me levantei rapidamente da cadeira. Eu fiquei contra a parede depois de virar no canto. Tentei acalmar a minha respiração que não parava, ouvi o som de 'Onde você está indo, HoSeok?'. Uma voz. Eu não sabia se era ou não uma voz. Uma voz que chama 'HoSeok'. Algo que eu não conseguia me lembrar, uma voz que me leva de volta a quando eu tinha apenas sete anos.”


Essa cena descrita aqui pelo HoSeok parece ser o que acontece em seguida ao que vemos no Highlight Reel 起, onde, em meio a essa confusão mental de relações entre a figura da sua mãe e da sua amiga, bem como de receber o bolo da garota e se lembrar de receber o chocolate da sua mãe antes de ser abandonado, HoSeok simplesmente deixa a sala. Talvez, inconscientemente, ele já estivesse ligando os pontos entre a forma que uma partiu e que algo estava acontecendo com a outra também. Ou talvez ela tenha sentido naquele momento algo por essa amiga e, tendo em vista que ela, por algum motivo, o lembra da sua mãe, ele se afastou assustado ou confuso.


Talvez exatamente por essa questão ainda aqui tão complexa com a sua mãe, HoSeok não conseguisse “seguir em frente” e olhar para uma garota, para uma mulher com um interesse romântico - sobretudo para a sua amiga que lembrava tanto a figura da mãe. Um sentimento poderia colocar esses pontos em conflito, bem como esses pontos poderiam impedir que um sentimento existisse. Essa é uma possibilidade. Outra possibilidade é a de considerarmos, especialmente pelas relações que ele constrói, que HoSeok tinha sim sentimentos pela sua amiga, assim como JiMin, aparentemente. De qualquer maneira, sabemos que ela era especial para ambos.


 

Assim, a partir desse olhar aprofundado sobre cada uma das seções dos personagens, podemos concluir que o propósito geral desse primeiro Highlight Reel, junto a Love Yourself: Wonder, ao caractere 起 e a músicas como “Euphoria” ou “Trivia: Just Dance”, era de retratar os protagonistas do BU nesse “estágio” inicial do amor que temos discutido. O primeiro contato. O encontro. O "cair a ficha" do sentimento.


Veremos o que vem em seguida! 😉


 

*Curiosidade: Você sabe quem são as atrizes que interpretaram as garotas nos Highlight Reels de Love Yourself? Na época, elas eram trainees de outras grandes empresas de entretenimento. Aqui trazemos algumas informações:


Quem contracenou com SeokJin: Choi Yuju → Hoje, Yuju é membro de um girl group chamado Cherry Bullet.


Quem contracenou com YoonGi: Park Jungyeon → Jungyeon era uma trainee, na época, da SM Entertainment, mas acabou deixando a empresa e assinou um contrato com a KeyEast Entertainment, que é uma companhia conhecida na área de atuação. Assim, é possível que ela debute ainda como atriz.


Quem contracenou com HoSeok e JiMin: Shin Ryujin → Ryujin, na época, era uma trainee da JYP Entertainment e hoje ela é membro do girl group ITZY, da mesma empresa.


Quem contracenou com NamJoon: Oh Hanseol → Hanseol era também uma trainee da JYP Entertainment, mas não temos informações recentes sobre os seus trabalhos.


Quem contracenou com TaeHyung: Kim Bora → Hoje, Bora, assim como Yuju, também é membro do girl group Cherry Bullet.


Quem contracenou com JungKook: Shin Yuna → Atualmente, assim como Ryujin, Yuna também é membro do girl group ITZY, sendo a maknae do grupo.


 

*Caso você queira ler na íntegra e em português todas as notas HYYH citadas nessa análise, é só clicar aqui: NOTAS


556 views0 comments

Comments


Post: Blog2_Post
bottom of page