Antes de adentrarmos a letra e o MV da faixa-título de Love Yourself: Tear, “Fake Love”, como faremos entre hoje e amanhã, precisamos dar um passo para trás e voltarmos a nossa atenção primeiramente aos teasers dessa música.
Entre 14 e 16 de maio de 2018, foram amplamente divulgados dois teasers do MV de “Fake Love”. O segundo teaser nos apresentou apenas algumas cenas dos membros durante o videoclipe com um trecho da melodia e alguns versos da letra como música de fundo.
O primeiro teaser, no entanto, nos virou completamente de ponta-cabeça. Por isso, nessa pequena análise queremos nos voltar a ele. Para começo de conversa, caso você nunca tenha feito isso, assista aqui o teaser 1:
O teaser tem início com a seguinte frase: “Magic Shop” (ou “Loja Mágica”) é uma técnica psicodramática que troca medo por uma atitude positiva.”
Sim, “Magic Shop” é também o nome de uma das músicas do álbum Love Yourself: Tear e nós do Efeito BTS já a analisamos! Você pode conhecer mais essa faixa clicando aqui.
No entanto, muito antes de ser o título de uma música do BTS, “Magic Shop” ou “Loja Mágica” é o nome, de fato, de uma técnica psicodramática que é, por vezes, utilizada na psicoterapia como uma estratégia.
Tanto a música como as características dessa técnica podem ser melhor compreendidas por meio de um livro chamado “Into the Magic Shop” (“A maior de todas as mágicas” em Português), do Dr. James R. Doty - que, inclusive, serviu de inspiração para a escrita da faixa do álbum.
A partir de uma experiência pessoal, o autor explica que a magia da proposta da Loja Mágica na psicoterapia se baseia em relaxar o corpo e a mente e abrir o coração por meio de uma meditação focada. Em seguida, o que acontece é chamado de “manifestação”, o que se refere a criar uma ideia clara do que você quer e acreditar firmemente nisso.
Assim, a “Loja Mágica”, enquanto uma técnica psicodramática, leva a pessoa a atuar espontaneamente num sentido de auto-apresentação para ter uma compreensão mais profunda de sua própria vida e do que projeta para ela.
Porém, na “Loja Mágica”, por mais que troquemos uma característica por outra, nem sempre conseguiremos atingir o nosso objetivo. Nem sempre a tentativa de troca ocorre de forma ideal. Além disso, o mundo, às vezes, é duro com qualquer um de nós e enfrentar o que quer que seja pode ser doloroso e nem sempre traz resultados de primeira.
Partindo dessa base de compreensão, podemos retornar ao teaser.
Uma troca de um medo ou de algo que representa um medo por algo que represente positividade é exatamente o que assistimos os membros do BTS, ou melhor, os personagens do BU fazerem nos primeiros momentos do vídeo. Perceba como cada um deles chega a esse cenário segurando um objeto e, em troca, recebe outro de um ser mascarado que ali está mediando essa Loja Mágica:
SEOKJIN
SeokJin traz para a Loja Mágica um ponto de ouvido ou fone de ouvido. Por que?
Como já exploramos desde os primórdios do BTS Universe, esse objeto representava a forma como SeokJin sempre era e se sentia oprimido por figuras de autoridade como o seu pai ou o diretor da escola. Por exemplo, no ensino médio, seguindo ordens do diretor e com medo de não ser um “bom garoto” para o seu pai, SeokJin dedurava os seus amigos, o que inclusive levou à expulsão do YoonGi da escola. Assim, esse ponto de ouvido, de fato, indica não apenas um, mas vários medos do personagem: seu pai, ser uma boa pessoa e também o medo de perder os seus amigos.
O que ele recebe em troca? O teaser não nos mostra. Porém, podemos imaginar algumas possibilidades. Por exemplo, como veremos a frente, todos os objetos que os personagens receberão se relacionam às garotas dos Highlight Reels da era Love Yourself. Por isso, podemos imaginar que SeokJin teria recebido algo como o diário vermelho da garota ou o próprio Smeraldo, não é mesmo?
YOONGI
No caso do YoonGi, não nos é mostrado o que ele traz à Loja Mágica, em primeiro lugar.
Mesmo assim, podemos deduzir algumas possibilidades como o seu isqueiro ou até a tecla do piano queimado da sua mãe. Ambos são objetos que representam medos do personagem, seja no que se refere à morte da sua mãe em um incêndio ainda na sua infância ou ao fato de que ele carrega culpa e sentimentos depressivos desde esse acontecimento, o que leva o personagem, em algumas linhas do tempo, a tirar a sua própria vida.
Contudo, o teaser nos mostra o que YoonGi recebe: Um pirulito. Sim, é o mesmo pirulito que vimos YoonGi receber da garota, da sua parceira de trabalho no Highlight Reel, em troca do seu isqueiro ou cigarros. Assim, fica nítido que ela e o pirulito representavam uma possibilidade de positividade para o personagem.
HOSEOK
No que se refere ao HoSeok, o teaser nos permitiu enxergar tanto o que o personagem entrega como o que recebe.
HoSeok entrega como item que representa o seu medo uma barra de chocolate, um Snickers mais especificamente. Por que? Como já sabemos bem, quando era ainda criança, o personagem foi abandonado por sua mãe em um parque de diversões. Sua mãe, nesse dia, deixou com HoSeok nada mais do que uma barra de chocolate. Dessa forma, esse objeto é expressão viva da memória mais traumática da vida do HoSeok.
Agora, o que ele recebe em troca como representação de positividade? Um bolo! Sim, é o mesmo bolo que vimos HoSeok receber da sua amiga no Highlight Reel - essa amiga a quem ele conhece há mais de 10 anos, desde o período em que viveu no orfanato, e que era no momento sua companheira de dança no Just Dance. Em uma nota HYYH, o próprio JiMin descreve que essa garota era a única pessoa capaz de fazer HoSeok rir mesmo em dias em que ele não estivesse bem-humorado. Assim, fica claro que o bolo nos remete à sua amiga, que representa também essa possibilidade de positividade.
NAMJOON
O teaser nos mostra também tanto o que NamJoon entrega como o que recebe.
O que o personagem leva à Loja Mágica é um fragmento de espelho com as palavras “Nós devemos sobreviver” ou “Devo sobreviver”. O que esse objeto representa então?
Primeiro, a frase no espelho é uma afirmação que NamJoon havia escrito em espelhos diversas vezes, tanto na era HYYH como na era WINGS. Ela se refere à condição de pobreza, de miséria do personagem.
Já o próprio pedaço de espelho nos leva a pensar de como NamJoon tem medo do seu próprio reflexo - como discutimos em WINGS por meio de “Reflection”. Aquele que não se acha capaz de agir como um adulto, aquele que exita em agir ou ajudar seus amigos quando necessário, aquele que foge diante de grandes problemas. NamJoon sente medo do seu reflexo porque tem medo de quem ele é ou por não conseguir amar quem ele é.
Agora, o que NamJoon recebe em troca? Um elástico de cabelo! Sim, o mesmo elástico de cabelo que vimos o personagem tentando entregar à garota no Highlight Reel, a garota do elástico de cabelo amarelo. Assim, mais uma vez, o objeto nos remete a uma das garotas e à positividade que aquele amor parecia trazer.
JIMIN
O que JiMin traz à Loja Mágica só podia ser, é claro, relacionado ao Arboreto, esse ambiente que é a representação máxima do seu trauma e medo, tendo em vista que quando era apenas uma criança o personagem presenciou cenas perturbadoras de um possível sequestro naquele lugar. Assim, o que JiMin entrega aqui é uma foto do Arboreto, que inclusive é a mesma que vimos no quadro do seu Short Film na era WINGS.
O que JiMin recebeu em troca? Um guarda-chuva. E aqui há, em grande parte, um mal-entendido. Muitos acreditam que o aspecto positivo expresso no guarda-chuva estaria relacionado às cenas do Highlight Reel, em que JiMin, sob um guarda-chuva, assiste HoSeok carregando a garota - de quem ele provavelmente também gosta - nas costas em direção ao hospital. Porém, qual seria o aspecto positivo disso? Nenhum. Naquele contexto, ele tinha sido o responsável pela queda da menina, entre outros fatores. Por isso, não acreditamos que seja esse o possível significado positivo do guarda-chuva. Pelo contrário, acreditamos que em Love Yourself, ainda não nos havia sido mostrado o aspecto positivo do guarda-chuva e que nós apenas viríamos a conhecer esse sentido através das notas de The Notes 2, quando acompanhamos JiMin retornando até o Arboreto e enfrentando o seu medo. No entanto, diferente de quando ele era apenas uma criança correndo pela chuva e tentando se esconder no Arboreto, dessa vez JiMin tinha um guarda-chuva para se cobrir enquanto caminhava. Assim, por mais que o guarda-chuva também nos remeta à cena que se relaciona à garota, podemos pensar nessa outra possibilidade de significação.
TAEHYUNG
Assim como aconteceu com YoonGi, o teaser não nos mostra o que TaeHyung entrega na Loja Mágica. Porém, diante do que já conhecemos do personagem, podemos pensar em algumas possibilidades também: poderia ser o celular, que é um objeto que representa a ligação que ele fez ao NamJoon e que não foi atendida logo após o momento em que ele havia atacado e matado o seu pai em algumas linhas do tempo? Ou poderia ser a polaroid que TaeHyung tinha geralmente em seu bolso na qual vemos uma foto dele ainda bebê com sua mãe ou seu pai - sendo que a primeira o abandonou e o segundo conduz o seu crescimento em violência doméstica?
O teaser, porém, revela o que TaeHyung recebeu em troca: uma mochila. Sim, é a mochila da garota que ele conheceu na loja de conveniência, como assistimos no Highlight Reel. Mais uma vez, algo relacionado às garotas representando essa possibilidade de positividade.
JUNGKOOK
Finalmente, chegamos à JungKook, que é literalmente o último a aparecer no teaser. Perceba a maneira como, ao adentrar no espaço da Loja Mágica, JungKook chega quase como se tivesse sido empurrado, como se estivesse entrando ali a força. Diferentemente dos personagens anteriores, ele parece confuso e mais apreensivo.
JungKook se aproxima e parece não entregar nada, mas ainda sim recebe algo em troca. Ele não tinha nada em mãos, então a hipótese que gostaríamos de levantar é: JungKook entrega a si próprio.
Ele teria medo de si? Medo de quem é? Medo, sem dúvida, de estar sozinho, sem os seus hyungs? Naquele ponto do enredo do BU em que estávamos, o personagem de JungKook não fazia ideia de quem era. Ele apenas seguia os seus hyungs e a sua identidade era reflexo da deles.
Independentemente dessas possibilidades, JungKook recebe algo que, também diferente dos demais personagens, não diz respeito à garota que ele havia conhecido no hospital.
É uma caixa que resplandece uma luz verde e que revela uma chave. Acreditamos que essa seja uma referência à história da Caixa de Pandora. Caso você não conheça, a história da Caixa de Pandora pertence à mitologia grega e explica como o mal teria se espalhado pelo mundo. Os gregos acreditavam que o mundo já foi puro e inocente até que Pandora, uma garota curiosa, abriu uma caixa que foi dada por Zeus, mas ela foi instruída a nunca abri-la. Quando ela a abriu, coisas muito ruins foram libertadas, como ganância, inveja, ódio, dor, doença, fome, pobreza, guerra e morte. Pandora tentou fechá-la, mas não era possível. Assim, a única coisa que restou na caixa foi a esperança. Desse modo, o mito transmite a mensagem de que a esperança é a única coisa que os humanos podem manter em um mundo mau.
Assim, podemos compreender essa chave, de certo modo, como uma possibilidade de esperança. Além disso, compreendemos que os demais personagens, por mais que tivessem recebido em troca algo que parecia positivo, foram expostos, na verdade, a algo que poderia se revelar como mal, como falso.
Bom, JungKook pega, então, essa chave e se dirige à porta ou portão que vemos do lado oposto à Loja Mágica.
Relembre que todos os personagens anteriormente recebiam o objeto em troca e se voltavam para essa mesma direção.
Quando JungKook insere a chave e abre a porta, nos deparamos com algo como um quarto repleto de sujeira, poeira, entulho, cabideiros e uma figura encapuzada.
Observe que há exatamente 6 cabideiros, 3 de cada lado, além do ser encapuzado. Isso nos leva a deduzir que cada um dos cabideiros se refere a cada um dos outros personagens e que eles já teriam também passado por ali. Passaram por ali e pegaram as suas vestes de capuz, as suas máscaras e seguiram adiante.
O personagem se coloca, então, diante da figura encapuzada que ainda restava naquele quarto. JungKook encara, na verdade, a si próprio e a possibilidade de também vestir uma máscara ou de não vesti-la e agir conforme a esperança que lhe foi dada.
Por favor, preste atenção à forma como JungKook está vestido nessa cena. Esse detalhe será importante ao analisarmos o videoclipe da música!
Por vezes, tentamos estabelecer “trocas” de algum medo, trauma ou aspecto negativo por algo que pensamos que poderia resolvê-los. No entanto, nem sempre vamos na direção daquilo que realmente pode nos levar a soluções. Apenas mascaramos os problemas com a possibilidade de algo positivo, mas que não representam uma saída, apenas um atalho - às vezes, para lugares bem mais sombrios.
O amor falso de “Fake Love” segue esse sentido. Os objetos que representavam as garotas, por exemplo, eram símbolo de positividade, de novidade, de algo bom para os personagens, mas estavam longe de ser a solução, pois a solução não está externa a eles, mas interna. Dessa maneira, eles voltariam a cair nos mesmos medos, traumas e problemas.
Para se amar e caminhar a amadurecimento e soluções, é necessário primeiro se enfrentar - “Face Yourself”.
Por agora, encerraremos aqui e amanhã damos continuidade por meio do MV de “Fake Love” partindo do que já visualizamos nesse teaser!
Comments