Entre os dias 10 e 12 de agosto de 2017, os primeiros conteúdos da era Love Yourself a ganharem vida foram os pôsteres conceituais. Eles foram indicados como conteúdo oficial e certificado como parte do BTS Universe e são ao total 11 pôsteres, sendo 8 individuais - um de cada personagem e dois do SeokJin - e 3 compostos pelos duos de personagens que já conhecemos bem.
Quando os pôsteres começaram a ser divulgados, tendo sido o primeiro o do JungKook sentado em uma cadeira de rodas, imagine o CAOS que isso causou no ARMY e no ARMY Twitter! 😂
É sempre importante lembrarmos que hoje temos uma quantidade absurdamente maior de materiais e ferramentas em mãos para analisarmos esse pôsteres - sejam as notas, o Highlight Reel, o webtoon ou o que for. No que se refere ao BU, na época, tínhamos como ponto de referência apenas os MVs e demais conteúdos da era HYYH e da era WINGS, além de muitas teorias e debates compartilhados, nada mais. Todo o restante ainda estava por vir.
No entanto, tendo em vista que esses pôsteres foram o ponto inicial da era Love Yourself, pensamos em começar também por eles, analisando e teorizando a partir das informações que já temos no Bangtan Universe até o momento.
Observação: Nessa análise, serão citadas ou referenciadas algumas notas HYYH, sejam dos álbuns da era Love Yourself ou dos livros The Notes 1 e 2. Você pode encontrá-las traduzidas para o português clicando aqui. Lembrando que, nos últimos meses, o Efeito BTS trabalhou dedicadamente para traduzir TODAS as notas já existentes!
Alerta: Como estamos debatendo aqui os personagens e o enredo do BU, essa análise pode conter menções a temas sensíveis como violência, pensamentos suicidas, depressão, entre outros. Por isso, pedimos que você, por favor, se atente a isso e se sentir algum desconforto, interrompa a leitura, combinado?
Bom, cada um dos pôsteres apresenta uma frase, como um pensamento do personagem ou dos personagens ali escrito. A nossa dica inicial é de que as frases, em hangul, não estão escritas na horizontal, mas sim na vertical. A partir disso, foi possível também traduzi-las. Vamos começar então?
SEOKJIN
Tradução da frase: “Se eu pudesse voltar no tempo, eu gostaria de ser o melhor homem do mundo.”
Visualmente, vemos de cara que SeokJin está segurando um buquê de Smeraldo. Pouco antes do lançamento dos pôsteres, em 09 de agosto de 2017, o Jin havia postado no Twitter uma selca segurando uma flor que ninguém jamais havia visto: no caso, o Smeraldo. Foi uma dica, uma pista direta do que estava por vir e, a partir daquele tweet, ARMYs conseguiram encontrar pela primeira vez online o Blog do Smeraldo e as suas histórias. Um verdadeiro trabalho de FBI, fala a verdade!
Por isso, o lançamento desse pôster trouxe à tona infinitas teorias, especialmente pela forma como o personagem SeokJin olha para os Smeraldos no buquê. Perceba como a sua expressão é reflexiva, mas também triste, de certa forma.
Esse fator se conecta diretamente à frase ali escrita. Através das notas, do Highlight Reel e de outros conteúdos que ainda exploraríamos na era Love Yourself, descobrimos a forma como SeokJin conheceu uma garota próximo aos trilhos dos trens, se apaixonou por ela, fez de tudo para agradá-la e conquistá-la a partir do que encontrou no diário dela, mas no fim das contas, infelizmente, a garota acaba falecendo em um atropelamento quando os dois estavam prestes a se encontrar. SeokJin, segurando o buquê de Smeraldo que daria de presente à garota, apenas assiste a cena, como que sem acreditar no que estava acontecendo.
Assim, da mesma forma como, nesse ponto da história, ele ainda não havia entendido como “solucionar” a questão de como salvar todos os seus amigos, SeokJin se verá agora também diante do mesmo problema em relação à garota. Aprofundaremos essa discussão quando chegarmos à análise do Highlight Reel, falando sobre a conexão entre o relacionamento desses dois e a flor Smeraldo. Porém, esse pensamento do SeokJin no pôster já nos leva à pergunta que perseguia o personagem - “Se você pudesse voltar no tempo, você acredita que poderia consertar os erros e salvar a todos?” - e à forma como ela também se direcionaria agora a aquela mulher. Além disso, quando ele diz “eu gostaria de ser o melhor do mundo”, apenas se torna mais claro para nós como grande parte do relacionamento do SeokJin com a garota se baseava nele buscando agradá-la constantemente, sendo uma pessoa que ela gostasse e não necessariamente quem ele era de verdade.
YOONGI
Tradução da frase: “Não chegue perto de mim, você será infeliz.”
Partindo de termos visuais, YoonGi parece estar sentado em algo como uma tubulação antiga da cidade de Songju, algum local mais isolado. Ele parece solitário, triste, mas a sua expressão também transpassa uma certa preocupação.
Sabemos bem que o personagem do YoonGi enfrentou um grave problema com a bebida, de modo que ele, por vezes completamente bêbado, cambaleava pela cidade até cair em um lugar qualquer, apagado. Essa pode ser uma possibilidade aqui.
Outra possibilidade se conecta também diretamente à frase escrita no pôster. Na nota HYYH de 15 de junho do ano 22, que ainda viria a surgir junto ao álbum Love Yourself: Tear, YoonGi diz exatamente as mesmas palavras após ele descobrir sobre o acidente do JungKook e ver o estado do seu amigo no hospital. YoonGi fica completamente perturbado, além do fato de que já estava embriagado. Enquanto atravessava uma rua, momentos depois, alguém tenta segurar o seu braço, mas ele se solta, se afasta e diz incisivamente: “Não importa quem fosse, daria na mesma. Não chegue perto de mim. Vá. Por favor, me deixe sozinho. Eu não quero te machucar. Eu também não quero me machucar. Então, por favor, não chegue perto de mim.”
Esse pensamento do personagem, que tem as suas origens na morte da sua mãe na sua infância, se refere, na verdade, ao relacionamento de YoonGi com todos à sua volta. Ele não quer que ninguém se aproxime dele porque não quer machucar ninguém e, sobretudo, não quer ser machucado.
Esse sentimento do personagem ganha ainda mais força quando falamos sobre JungKook, o seu duo no BU. Por exemplo, na nota de 07 de abril do ano 22 - presente no álbum Love Yourself: Her, YoonGi e JungKook se encontram pela primeira vez desde o ensino médio. E, olhando para o seu amigo, ele diz: “Eu não queria me envolver na vida de ninguém. Eu não queria consolar a solidão de ninguém. Eu não queria me tornar alguém que significasse algo para ninguém. Eu não podia ter certeza de que eu poderia protegê-lo. Eu não tinha confiança de que eu poderia estar ao seu lado até o fim. Eu não queria machucá-lo. E eu não queria me machucar.”
HOSEOK
Tradução da frase: “Contanto que você brilhe, eu estou bem.”
Visualmente, além do HoSeok e do cenário que não nos conta muito, há um destaque interessante na figura do avião no céu ao fundo. Sabemos bem que um bendito avião aparece diversas vezes em diversos MVs e performances do BTS. No entanto, o avião, para o personagem do HoSeok, ganha um toque a mais de significado.
Também partindo adentro da era Love Yourself, nós viríamos a descobrir que uma das melhores amigas do HoSeok, a qual ele conhece desde muito jovem, conseguiria uma vaga em uma equipe internacional de dança e estaria prestes a partir - obviamente, em um avião.
Pode ser apenas uma coincidência, porém você se lembra do MV de “Daydream”, lançado como parte da mixtape do j-hope um pouco mais a frente? Em uma cena muito rápida no MV, podemos ver um avião de brinquedo com uma personagem feminina prestes a embarcar e j-hope virado na direção oposta. Nunca se sabe, não é mesmo?
O que importa aqui é que, para o HoSeok, ao menos inicialmente, a partida repentina da sua amiga simbolizava basicamente mais um abandono. Já sabemos pelo enredo do personagem que HoSeok foi abandonado pela sua mãe em um parque de diversões quando tinha apenas cerca de 7 anos. Assim, essa sua amiga, que ele inclusive descreve como se fosse parecida com a sua mãe, representava essa nova figura feminina importante para o personagem.
Todos esses fatores nos levam direto à frase do pôster. “Contanto que você brilhe, eu estou bem” é quase como algo que ele tentará aceitar tanto em relação à sua mãe como em relação à sua amiga. Uma partiu no passado e a outra está prestes a partir também, de forma que ele não poderia mais estar junto a nenhuma das duas.
Em uma nota HYYH de 13 de agosto do ano 22 (versão 2), HoSeok, reflexivo, fala sobre sua mãe: “Ela deve estar vivendo feliz em algum lugar, certo? Então eu estou bem. Mesmo que nunca mais nos encontremos, não haverá problema se ambos estivermos felizes.”
No entanto, ao mesmo tempo em que mostra essa tentativa do personagem de conviver com a partida de ambas, é também uma frase pesada e que revela muito sobre o HoSeok e sobre a forma como ele se relaciona com todos à sua volta. Ele sempre prioriza o outro, a felicidade dos outros, enquanto a sua própria felicidade, por vezes, está apenas escondida por trás de um sorriso ou de um “estou bem”, “vou ficar bem”.
NAMJOON
Tradução da frase: “Eu só vou olhar para você de/por trás porque agora não é a hora.”
Olhando primeiramente para a imagem como um todo, vemos NamJoon no ônibus que é o seu meio de transporte diário, seja de casa para o trabalho no posto de combustível ou, mais a frente, do posto de combustível à biblioteca que passa a frequentar.
Assim, o ônibus é também é o ambiente onde, cotidianamente, NamJoon se encontra com a garota que seria apresentada a nós na era Love Yourself. Em uma nota de 13 de julho do ano 22, NamJoon descreve a situação: “Uma mulher com o cabelo preso com um elástico amarelo se sentou na minha frente. Como se ela suspirasse, os seus ombros se moveram para cima e para baixo. Ela encostou a cabeça na janela. Já há um mês, ela estudava na mesma biblioteca e pegava um ônibus na mesma parada que eu. Embora nós não tivéssemos trocado nem mesmo uma palavra um com o outro, nós assistíamos a mesma paisagem, vivíamos na mesma época e suspirávamos da mesma forma.”
Em uma nota anterior, de 30 de junho do ano 22, NamJoon também já havia mencionado a garota e, mais interessante ainda, em uma nota em que ele traz toda uma reflexão sobre as costas das pessoas. Ele diz: “Os meus olhos encontraram uma pessoa cujo cabelo estava amarrado com um elástico amarelo. [...] As costas de uma pessoa dizem muito. Eu só entendi parte disso naquela época. Algumas coisas só podem ser adivinhadas vagamente e outras não são entendidas no final. Eu achava que, apenas quando você pode ler tudo pelas costas, você pode dizer pela primeira vez que realmente conhece uma pessoa.”
Por isso, a frase “Eu só vou olhar para você por trás porque agora não é a hora” é tão significativa e diz muito não apenas sobre o relacionamento do NamJoon com essa garota, mas também do NamJoon em diversas situações com as pessoas à sua volta. O personagem constantemente se mostra exitante, inseguro quando surge a necessidade de agir em relação a algo ou alguém.
Isso fica explícito quando o personagem finaliza a sua nota de 13 de julho do ano 22 descendo do ônibus, sem trocar uma palavra ou olhar com a garota, e diz: “Isso não era nem o começo, nem o fim. Não foi nada desde o início e não tinha razão para ser. Então, eu pensei: Isso realmente não é nada.”
JIMIN
Tradução da frase: “Eu menti porque não há como você amar alguém como eu.”
Tanto esse pensamento como os aspectos visuais desse pôster nos levam de volta diretamente ao trauma do personagem e, por isso, talvez esse tenha sido o pôster mais complexo para teorizar na época. Ainda tínhamos pouquíssimas informações sobre o personagem do JiMin, sobre o trauma vivido na sua infância e sobre o por quê do personagem constantemente aparecer relacionado à água, um dos seus símbolos marcantes.
Temos aqui um JiMin de expressão nostálgica, mas também pesada, olhando para o céu, para as gotas de chuva que caíam. Hoje, finalmente após The Notes 2 e com todos os materiais que temos em mãos, já sabemos o que o personagem enfrentou quando era ainda uma criança em um passeio escolar no Arboreto das Flores. Caso você ainda não tenha lido essa nota emocionante, te convidamos a clicar aqui e realizar a leitura dessa nota de 12 de agosto do ano 22.
No dia em que tudo aconteceu no Arboreto, chovia e chovia muito. Porém, JiMin, diferente do que vemos no pôster, não tinha um guarda-chuva para se proteger das gotas geladas naquele dia.
E por que ele afirma tão incisivamente que mentiu e que essa seria a razão pela qual ninguém seria capaz de amá-lo - na verdade, a razão pela qual ele mesmo não conseguia se amar? Na nota em que ele nos conta toda a história do Arboreto, JiMin nos diz: “Dez anos se passaram desde então. Para esquecer aquele dia e apagar as memórias daquele dia, eu tenho entrado e saído de hospitais, medicações, menti e sofri com convulsões. Desde aquele dia, eu dei o meu melhor para fugir desse lugar.”
A mentira que recai de forma tão pesada sobre o personagem é a de que ele ocultou por todos esses anos o fato de que ele havia deixado para trás no Arboreto um garotinho indefeso, que certamente havia sido sequestrado pelo homem citado na nota e que estava muito machucado. O menininho pediu ajuda a JiMin, mas JiMin, sendo na época também apenas uma criança assustada, apenas correu e fugiu. Por dez anos, o personagem mentiu sobre aquele dia, carregou o peso dessa atitude que ele considerava como uma falha mortal e imperdoável. Assim, se explica também a relação tão intensa de JiMin com a palavra “mentira”, de modo que até mesmo a sua música-solo na era WINGS foi… “LIE”.
TAEHYUNG
Tradução da frase: “Será que você não teria partido se eu tivesse feito uma escolha diferente…” ou “Se eu tivesse feito uma escolha diferente, você ainda teria partido?”
Visualmente, talvez esse seja o pôster que menos nos revela detalhes. Temos um TaeHyung contemplando o seu próprio reflexo na água empoçada. Sabemos bem que todos reflexo no BU nos leva a uma reflexão intensa dos personagens, não é mesmo? Pois bem, é isso que a frase no pôster nos traz. Uma reflexão muito dura do personagem do TaeHyung que remonta também os seus anos de infância.
Ao juntarmos em uma mesma frase TaeHyung e uma partida, nós obviamente estamos nos referindo à sua mãe, que partiu quando ele era ainda uma criança. No entanto, que decisão é essa sobre a qual ele pensa?
Nós só viríamos a encontrar uma possibilidade de resposta para essa questão dois anos depois, em meio às notas do livro The Notes 1. Na nota de 24 de julho do ano 22, depois de mais um incidente com seu pai completamente bêbado, TaeHyung apenas sai caminhando pela cidade, acompanhado por JungKook. Quando ele toma consciência do que está fazendo, TaeHyung percebe que está indo em direção à casa atual de sua mãe. Nesse caminho, mesmo sem concluir o trajeto nessa versão, ele relembra em reflexão a noite em que a sua mãe partiu. Ele nos conta que a seguiu pelas ruas. Em um certo momento, ela exitou por algum motivo e parou. Ele teve a chance nesse momento de falar com ela, de segurar a sua mão, de perguntar o que ela estava fazendo e, talvez, de tentar trazê-la de volta. Mas ele não fez nada. É claro, estamos falando de uma criança, então era mais do que compreensível que ele não tivesse agido naquele momento confuso para um menino da sua idade. Mas o personagem carrega culpa e questionamentos milhares daquela cena que mudou para sempre a sua história.
Vamos deixar que as suas palavras falem melhor do que nós:
“Aquela noite. Minha mãe parou de andar. Ela ficou imóvel por algum tempo. Mas ela não olhou para trás. Se eu tivesse continuado em frente naquele ponto, eu teria alcançado ela. Eu poderia ter segurado a sua mão e perguntado para onde ela estava indo, para onde ela estava caminhando enquanto nos deixava para trás e quando ela voltaria. Eu poderia ter chorado, feito birra e talvez puxado ela de volta para casa. Mas eu simplesmente me virei e voltei para casa sozinho.”
JUNGKOOK
Tradução da frase: “A direção que o meu coração está ansiando, o dia em que quero correr para aquele lugar.” ou “O dia em que eu quero correr para aquele lugar, para onde meu coração anseia.”
Apenas ao olhar para a imagem, vemos JungKook na cadeira de rodas, ou seja, estamos olhando para o JungKook no seu período de recuperação no hospital após o acidente. Nas suas mãos, o que vemos é um pequeno buquê de flores silvestres. Voltaremos a falar mais sobre esse buquê ao nos aprofundarmos no Highlight Reel, porém já cabe lembrarmos aqui que são essas as flores que JungKook colheria cuidadosamente de canteiros do hospital para presentear a garota que ele conheceu lá. No entanto, ao chegar no quarto de hospital da garota, ela não estava em lugar algum. Simplesmente havia sumido, sem qualquer explicação.
Já a frase ou o pensamento do JungKook exposto nesse pôster, sinceramente, nos deixa com muitas possibilidades e, até certo ponto, ainda segue sendo uma incógnita. Por exemplo, temos como fato no BU o forte vínculo afetivo entre JungKook e os seus hyungs - que se tornaram, na verdade, como uma família para o garoto. A partir desse vínculo, há lugares como a praia ou a própria sala de aula que virou depósito que carregam um grande significado emocional para o personagem do JungKook, exatamente por simbolizarem um espaço onde ele e seus hyungs se viam unidos ou reunidos.
Outro opção seria ainda pensarmos na própria garota do hospital e nos locais do hospital aonde os dois se encontravam. De uma forma ou outra, ela representava para o JungKook uma possibilidade de algo novo, de uma amizade ou um relacionamento com alguém que não fossem os seus hyungs - com quem ele também não estava nos seus melhores momentos. Sobre a garota, JungKook diz: "Depois de sair do hospital, eu pude ver aquele banco. Eu me lembrei de sentar lá junto com ela e ouvir música e desenhar. E, naquele telhado, nós compartilhamos leite de morango." Certamente, ao menos naquele período, o coração dele ansiava por estar com ela.
Portanto, podemos nos questionar: Ao dizer “O dia em que eu quero correr para aquele lugar, para onde meu coração anseia”, JungKook está se referindo a um dos ambientes marcantes do seu relacionamento com os hyungs? Está se referindo ao local aonde se encontrava com a garota do hospital? Ficamos ainda com as possibilidades, lembrando que temos várias perguntas em aberto sobre o personagem do JungKook enquanto aguardamos novas notas e os próximos passos do Bangtan Universe. Caso você queira entender mais sobre o assunto, é só clicar na nossa teoria aqui.
Daqui em diante, partimos para os pôsteres em subunits que, na verdade, são os duos originais do BU - ou seja, duplas de personagens que nos mostram uma afinidade mais forte e específica. Sendo assim, os duos do BU, como já debatemos diversas vezes, são YoonGi e JungKook, HoSeok e JiMin, NamJoon e TaeHyung. Dê uma olhada nos pôsteres dos duos:
Todos os três pôsteres dos duos possuem a mesma frase escrita: “Depois que voltamos daquele mar, todos nós estávamos sozinhos.”
Essa frase é uma referência direta ao que se sucede após a data de 22 de maio do ano 22, quando os garotos retornam à praia, o cenário que representa os sete juntos unidos ou reunidos novamente. Lá, porém, de diversas formas e em diferentes linhas do tempo, acontecem desentendimentos e brigas que levam a que, após retornarem da praia naquele dia, os garotos se afastem por um certo tempo. Prova disso é a forma como, na mesma noite em que deixam a praia, JungKook sofre o atropelamento e o primeiro dentre os seus amigos a descobrir sobre o acidente é HoSeok e apenas cerca de 20 dias após o incidente. Dessa forma, é um período difícil para todos os nossos personagens.
PÔSTER YOONGI + JUNGKOOK
Nesse pôster, vemos JungKook novamente na cama de hospital, no seu período de recuperação. Já YoonGi parece estar sentado no corredor ou numa recepção de hospital. Esses detalhes nos levam a pensar na nota de 15 de junho do ano 22, na qual YoonGi, através do JiMin, finalmente descobre sobre o acidente do JungKook. Ele vai até o hospital mas, ao ver o estado do seu amigo, como discutimos anteriormente, ele entra em colapso com uma mistura de sentimentos que traziam até mesmo culpa, como se ele se sentisse culpado por não ter estado lá quando o JungKook precisava ou até mesmo por não ter ido embora junto ao JungKook no dia do acidente, quando deixaram a praia. Como em um furacão de caos interno, YoonGi mal conseguiu olhar para JungKook. Assim, esse pôster pode nos levar a isso.
PÔSTER NAMJOON + TAEHYUNG
Os cenários dos dois personagens nesse pôster, embora sejam bastante antitéticos - como também vemos nos outros pôsteres dos duos, não nos dizem muito. O grande destaque desse pôster, porém, está, sem dúvida, na frase escrita no limite entre o quadrante de cada um. Se olharmos para a frase na perspectiva do lado do NamJoon, encontraremos escrito “I’m fine”, ou seja, “Eu estou bem”. Já se olharmos na perspectiva do lado do TaeHyung, encontraremos “Save Me”, ou seja, “Me salve”.
É uma frase que, assim como a vida do personagem do TaeHyung, revela muito, mas também oculta muito. TaeHyung vivia uma realidade de profunda violência doméstica na figura do seu pai, o que é a base de muitos problemas que observamos se desenrolarem.
Em notas como as de 11 de abril do ano 22, NamJoon nos fala sobre ver o TaeHyung trocando de camiseta e perceber as suas costas completamente machucadas - devido às agressões do seu pai. Sendo o mais próximo do TaeHyung, NamJoon, assim como outros dos garotos, suspeita de algumas possibilidades, mas não sabe ao certo o que TaeHyung enfrenta e nem o que fazer para ajudar, pois o próprio TaeHyung ainda não se abriu sobre o assunto.
Por isso, “I’m fine” e “Save Me” são duas faces muito dolorosas de uma mesma moeda que é enfrentada pelo personagem, que tenta ser compreendida pelos demais e que ainda seria revelada a fundo a partir da era Love Yourself. TaeHyung vive em uma montanha-russa de emoções, com um constante pedido de socorro em sua mente, mas por uma sequência de fatores, tende a escondê-lo atrás do seu “sorriso quadrado” e afirma, com a sua risada marcante, que está bem.
PÔSTER HOSEOK + JIMIN
Como estamos falando do período após o retorno dos garotos à praia, podemos considerar que JiMin já havia fugido do hospital nesse período. Sendo assim, o ambiente no qual vemos o personagem nesse pôster não poderia ser o hospital.
Pelo contrário, vemos tanto JiMin quanto HoSeok vestindo roupas iguais ou muito semelhantes às que vemos eles usando no Highlight Reel que ainda estaria por vir. Essas roupas eram utilizadas pelos personagens quando estavam juntos no Just Dance, o estúdio de dança. E os cenários de ambos os lados da imagem parecem, de fato, semelhantes. No entanto, enquanto HoSeok aparece em um espaço mais brilhante e iluminado, parecendo estar alegre, JiMin aparece em um espaço mais escuro e desgastado, junto ao seu semblante que mistura tristeza e preocupação.
Não é que a vida estivesse simples para o personagem do HoSeok, porém JiMin, após a fuga do hospital e já tendo até mesmo reencontrado os seus pais, além de seguir lidando com a sua “mentira” e o seu turbilhão interno, estava vivendo um momento muito difícil. Em 29 de maio do ano 22, ele mesmo nos diz em uma nota: “Sair do hospital não resolveu nada. Em vez disso, parecia que eu estava vários passos atrás de onde eu comecei.”
Assim, a antítese, ou seja, a oposição entre as cores, as luzes, os ambientes e as expressões nos prepararam para o que viríamos a descobrir sobre o personagem.
Por fim, o último pôster conceitual a ser divulgado foi mais um individual do nosso personagem principal, Kim SeokJin:
Tradução da frase: “Se eu pudesse voltar no tempo, gostaria de voltar ao mar daquele verão.”
Tanto o cenário desse pôster como a frase falam por si: O significado que o ambiente da praia e todos os sete amigos reunidos têm para o SeokJin. Isso fica explícito, por exemplo, no webtoon SAVE ME - que ainda nem havia ganhado vida ali na era Love Yourself, no qual vemos o personagem do SeokJin repetindo o quanto gostaria de conseguir salvar todos os seus amigos e, quando conseguisse fazer isso, gostaria de retornar, com todos juntos, a aquela praia que visitaram no verão escaldante de 12 de junho do ano 19.
Ou ainda poderíamos citar aqui a nota de 13 de junho do ano 22, na qual SeokJin ainda viria a dizer: “Depois de voltarmos da praia, todos nós estávamos sozinhos. Como se tivéssemos combinado, ninguém entrou em contato com o outro. [...] Naquela foto, com o mar como plano de fundo, nós estávamos juntos e sorrindo. [...] Algum dia, o dia que nós nos encontraremos de novo vai chegar. Vai chegar um dia em que iremos sorrir juntos como naquela foto. Vai chegar um dia em que eu vou ter coragem de encarar a mim mesmo. Mas, agora, ainda não é o momento.”
Assim, esse pôster final que abriu as alas de Love Yourself apenas nos reafirma esses significados.
Diante de tudo o que analisamos e teorizamos aqui, podemos concluir apenas dizendo que esses pôsteres conceituais foram o pontapé inicial perfeito para voltar a nossa atenção ao BTS Universe, bem como para preparar o ARMY, afinal uma era densa e repleta de histórias brilhantes estava prestes a se iniciar! 😉
Comments