*Tradução livre a partir do texto original publicado em 07 de abril de 2021. Caso deseje visualizá-lo, acesse: https://magazine.weverse.io/article/view?ref=main&lang=en&num=125
Nos últimos anos, as empresas coreanas de gerenciamento vem tentando lançar sua mão aos negócios internacionais e, a medida em que o K-pop se tornou uma sensação global, elas agora estão bastante acostumadas com isso. A medida em que crescem e assumem mais trabalho, as suas realizações crescem em espiral. A notícia de que a subsidiária da HYBE adquiriu a Ithaca Holdings é uma história completamente diferente. Antes da notícia estourar, muitas pessoas não esperariam que uma gravadora de K-pop expandisse seus negócios comprando uma empresa americana. Embora possa ser tentador ler isso a partir do ponto de vista de que o BTS e outros artistas da HYBE andam juntos com Justin Bieber e Ariana Grande, é melhor olhar o anúncio mais de perto. Quais empresas se tornaram parte da HYBE?
Como o nome sugere, a Ithaca Holdings é uma empresa que detém ou possui outras empresas. De forma mais simples, são todos os negócios do Scooter Braun reunidos em um. O nome de Braun também tem peso na Coreia como empresário dentro da esfera do K-pop, já que ele representa artistas como PSY e CL em seus empreendimentos americanos. O item mais notável em seu currículo foi ter descoberto Justin Bieber no YouTube, a quem ele ainda gerencia hoje, junto com outros artistas famosos, incluindo Ariana Grande, J Balvin, Demi Lovato e outros. Nos Estados Unidos, as empresas de gerenciamento representam os interesses comerciais dos artistas, entregando contratos relacionados a gravação, distribuição, publicação, performances e tudo o mais no lado comercial. Isso é parte integrante da relação contratual extremamente complexa em torno dos direitos autorais e da participação nos lucros na indústria musical americana.
Na Coreia, gerenciamento e gravadora são tipicamente indistinguíveis um do outro. No quadro geral, Bieber e Grande estão ligados ao Universal Music Group, mas isso é dividido por gravadora em Def Jam, Republic e mais, então é justo perguntar se esses artistas estão com empresas diferentes. Mas eles não estão: ambos têm contratos de gravação com a Universal, apenas com gravadoras diferentes. E a empresa de gerenciamento do Scooter Braun, a SB Projects, gerencia os contratos. Não surpreendentemente, a SB Projects é a empresa mais importante da Ithaca Holdings. Há também a própria gravadora do Braun, a Schoolboy Records. A Schoolboy Records, em colaboração com Usher e Def Jam, criou a RBMG Records especificamente para o debut do Bieber. Schoolboy e RBMG, junto com Def Jam, constituem coletivamente as gravadoras do Bieber. Os contratos do mundo real são imensamente complicados. A Ithaca Holdings também tem outra faceta: Big Machine Label Group. Com foco na música country, mantém contrato com artistas como Sheryl Crow e Tim McGraw. Embora o negócio do Braun esteja centrado no gerenciamento musical, ele não se limita a isso. Inclui empresas de investimento espalhadas por campos tão variados como cinema, produção de programas de TV e até mesmo TI e jogos.
Então, para o que exatamente estamos olhando agora? No lado coreano das coisas, a HYBE tem uma série de gravadoras de K-pop, incluindo a agência responsável por gerenciar a boy band mais popular do mundo, bem como vários negócios e uma plataforma que realiza vários empreendimentos baseados na música. Agora, adquire a empresa encarregada da gestão dos dois artistas com as maiores fanbases dos EUA, Justin Bieber e Ariana Grande. Colocando tudo isso junto, estamos testemunhando o nascimento da marca com a maior e mais fiel base de fãs do mundo. Agora não é hora de fazer previsões precipitadas sobre o que esperar ou o que pode acontecer, no entanto. É muito bom entender o que aconteceu até agora.
Comments