*Tradução livre a partir de artigo original publicado em 27 de maio de 2021. Caso deseje visualizá-lo, acesse: https://magazine.weverse.io/article/view?lang=en&num=163
Esse é o pop do BTS!
Em "Butter", a performance fala por si
Como sugere a letra “Passo para o lado / Direita, esquerda na minha batida” no refrão de “Butter”, o BTS faz bom uso dos passos na performance da sua nova música. No primeiro verso, Jung Kook rapidamente foge dos outros membros alinhados de trás para a frente, que então mudam o ritmo dos seus próprios passos a medida em que se aproximam dele. O refrão é composto principalmente de vários movimentos com os pés, como guiar a perna para desenhar um semicírculo, caminhar para frente ou pisar no mesmo lugar. Seguindo o refrão, a segunda estrofe também começa com passos, dessa vez com V e Jimin lado a lado. Aqui, na palavra "bad" enquanto cantam "para lembrar que você se deu mal (got it bad)", V, Jung Kook, Jimin e Jin se viram uma vez e se movem para uma nova posição, e é nesse momento que vemos por que "Butter” apresenta passos como a peça central da sua performance. Nessa melodia repetitiva, a nota para “bad” é mantida um pouco mais e é um pouco mais aguda, momento em que a mudança de passos expressa visualmente a melodia também. Também no refrão, quando a música se torna mais viva (em “Passo para o lado”), a melodia se expressa por meio de um passo que traça um grande semicírculo.
O tempo de duração de “Butter” é de menos de três minutos. Além disso, uma simples batida de bateria começa no início da música e continua até o final, enquanto a melodia se repete não apenas na primeira e na segunda estrofe, mas também no refrão. As tendências de tempos de duração curtos e elementos repetitivos surgiram no pop americano quando entramos na era do streaming, quando é fácil ouvir qualquer música, a qualquer hora e em qualquer lugar. Enquanto “Butter” musicalmente segue o fluxo atual da indústria musical dos Estados Unidos, a performance gira em torno de passos para adicionar um toque colorido e chamativo à música. No refrão, depois que os membros do BTS desenham semicírculos com as pernas, eles vão para a frente e cantam “Alto como a lua / Se mexa comigo, baby” enquanto se reúnem no centro. Nos próximos dois versos que se seguem, Jimin e Jin dão pequenos passos no lugar. Embora a melodia e a batida continuem a se repetir, a coreografia começa com movimentos amplos que fazem uso da área mais ampla do palco e gradualmente muda para movimentos de dança menores conforme os meninos se encontram no meio. Ao fazer isso, o BTS chama a nossa atenção para o centro do palco quando eles se reúnem nesse espaço e refletem o estilo dinâmico e flutuante de “Butter” conforme mudam novamente para uma coreografia com ações e formações grandiosas.
Embora o grupo também tenha usado passos em “Dynamite” para mostrar todos os seus movimentos, o movimento na parte superior do corpo constitui o núcleo da sua performance de “Butter”. Com ações como fingir virar o cabelo com um pente ou estender a mão para os lados e sacudir o corpo, tudo dá ênfase à maneira como a parte superior do corpo se move enquanto estão de pé. Naturalmente, eles permanecem no lugar enquanto executam chutes com as pernas também. Por outro lado, há uma ênfase nas diferentes formações do grupo conforme eles se movem com vários passos. A medida em que "Butter" passa para a sua segunda estrofe, a maioria dos membros dá lugar para V e Jimin dançarem juntos em uma formação semelhante à que V e j-hope tomavam em "DNA". Além disso, "Butter" tem início com o BTS se espalhando para os lados depois de sua posição inicial alongada da frente para trás e, conforme a performance continua pela primeira estrofe, os membros aumentam de três, para cinco e, finalmente, para sete no centro do palco para ajudar a visualizar a subida progressiva da melodia até o seu clímax. De “No More Dream” a “Butter”, o BTS mudou constantemente o estilo da sua música. Se, musicalmente falando, “Butter” é o ponto na evolução em que o BTS entrou no mundo da corrente principal do pop americano, então a performance mostra como o BTS mantém, mas também funde os seus sentimentos únicos em uma estrutura de mudança constante.
Após a segunda estrofe, j-hope sai lentamente do grupo, no qual os demais membros estão dispostos lado a lado. Começando com ele, os membros dançam sem vocais por um tempo. No K-pop, uma seção que destaca a coreografia dessa forma é, às vezes, conhecida como break dance. No caso de "Butter", porém, é um interlúdio que surge naturalmente da emoção da melodia no refrão. Seria fácil encobrir os passos lentos do j-hope como apenas mais um break dance do K-pop que nos leva a nos concentrarmos na dança do BTS. Além disso, o rap do SUGA e do RM após o interlúdio adiciona algo um pouco chocante à atmosfera iluminada e arejada da música. Ambas as partes do rap na última metade da música começam com todos os membros avançando lentamente. Enquanto a apresentação antes se concentrava em vários movimentos e formações de dança centrados em passos, os meninos agora guiam a música mais uma vez para o clímax em sua caminhada lenta. Tudo isso equivale a uma música pop que pode ser apreciada a qualquer hora, em qualquer lugar, mas que adiciona energia e um espetáculo quando assistida pela sua performance. É possível explicar a música como uma fusão de música pop animada, musicais adolescentes americanos que são despreocupados porém elaborados como Grease, e o tipo de performances características de boy bands do K-pop, mas também é algo mais do que isso, que não se encaixa em nenhuma categoria. Nesse sentido, “Butter” é BTS-pop (pop do BTS) - algo que apenas o BTS consegue fazer e apenas agora. Somente uma equipe que se mantém nas suas raízes de grupo de ídolos coreanos enquanto também está no topo da Billboard Hot 100 poderia chegar a "Butter".
A performance de “Butter” começa com Jin beijando a sua mão, uma das ações que nos lembra do seu movimento de mandar um beijo e o seu apelido, Worldwide Handsome, que se tornou característico enquanto o BTS crescia em popularidade. V também coloca os seus óculos escuros da mesma forma que fez no vídeo de “Dynamite”. A cena em que j-hope sai sozinho na segunda metade de “Butter” também é semelhante aos break dances que ele realizou em muitas cerimônias de premiação, incluindo a dança disco que ele fez no MMA do ano passado. “Dynamite” girava em torno da discoteca, com muitos dos movimentos de dança facilmente reconhecíveis para aqueles familiarizados com a cultura pop americana. Por outro lado, a performance de "Butter" reflete os seus estilos individuais, que se desenvolveram juntos ao longo da história do grupo. Essa pode ser uma das razões pelas quais eles cantam "Temos o ARMY bem atrás de nós quando assim o dizemos". Oficialmente reconhecido como a artista de maior sucesso do mundo após o hit número um da Billboard Hot 100 do ano passado, o grupo agora está incorporando nas canções pop mais famosas da Terra os sete estilos individuais que sempre compartilharam com a sua base de fãs, o ARMY, bem como o relacionamento especial que têm com os seus fãs. Tudo isso agora é possível porque todos conhecem esses ícones pop que os membros do BTS se tornaram, bem como a importância do papel que os seus fãs desempenharam na história dessas figuras icônicas. Eles realmente percorreram um longo caminho, essa equipe que sempre teve o ARMY logo atrás, o qual dá o apoio para que eles sigam em frente.
Comments