top of page
Writer's pictureefeitobts

"Film Out": Análise, teoria e referências

Antes de mais nada, gostaríamos de te apresentar a tradução da letra de "Film Out" em Português. Ontem publicamos uma versão preliminar na nossa página do Twitter apenas para que você já pudesse ter noção de como também a letra se conecta de forma brilhante ao MV e a tudo o que se desenvolve ali.


Porém, nós aguardamos até que alguns ARMYs japoneses publicassem suas traduções e interpretações mais aprofundadas da letra para que preparássemos uma versão definitiva para vocês. Sendo assim, aqui está a letra de "Film Out":




Daqui em diante, queremos te apresentar uma análise do MV. Nós vamos organizar essa análise da seguinte forma:


1. Jeon JungKook: Um caso à parte;

2. Análise e teoria do MV na íntegra, cena a cena, destacando detalhes que possam ter passado despercebidos e trazendo as conexões que construímos com o Bangtan Universe e a Psicologia Analítica de Jung (Map of the Soul);

3. Outras referências e similaridades encontradas.


Ready, set and begin!




JEON JUNGKOOK: UM CASO À PARTE


Bom, nós gostaríamos de destacar o JungKook como um caso à parte devido a como o seu personagem se desenvolve nas notas do livro The Notes 2. É como se ele estivesse passando por um processo de metamorfose. Essa transformação tem início, em grande parte, no seu acidente, ou seja, quando ele é atropelado por um carro em maio do ano 22.


A maneira como os eventos da linha do tempo de The Notes 2 vão se desenrolando levam JungKook acreditar que ele teria sido atropelado pelo próprio SeokJin - o que não foi confirmado, atenção - e que os demais garotos estariam "encobrindo" SeokJin e sua mentira. Essa desconfiança, junto a outros fatores, leva JungKook ao início de um processo de desconstrução do seu laço com seus amigos. Não, ele não se afastou dos demais de forma definitiva. Porém, o JungKook que era profundamente dependente da figura de seus hyungs, que vivia o que eles viviam, que sentia o que eles sentiam, já não mais existe.


Além disso, a nota HYYH em que JungKook nos descreve o seu atropelamento + o trailer do jogo BTS Universe Story nos levam à compreensão de que, como falamos antes, JungKook também tem um encontro com o gato! Esse "gato" é o ser com quem SeokJin teria feito o acordo, em primeiro lugar, para que o loop tivesse início. Agora, quem se encontra com esse "gato" é JungKook e ele recebe a seguinte pergunta: "Viver será bem mais doloroso do que morrer. Você ainda quer viver?".


No entanto, sabemos bem que tudo vem com um preço, especialmente quando falamos do "gato". Assim, o que vai significar agora "viver" para o JungKook? Será que o JungKook também acabará envolvido em uma questão do espaço-tempo? Encerramos The Notes 2 com várias perguntas...


Inclusive, se você quiser entender ainda melhor quão complexo é o ponto da estória que estamos em relação ao JungKook, dê uma olhadinha nessa nota - a nota final de The Notes 2: CLIQUE AQUI


Nos próximos dias, traremos uma análise/teoria específica, falando apenas sobre o desenvolvimento do personagem de JungKook em The Notes 2 e sobre as possibilidades que elencamos para ele no futuro do BU. Então, já fiquem espertos e nos aguardem! 😉





CENA A CENA EM "FILM OUT": ANÁLISE & TEORIA


Se você pensou "Esse MV não tem a certificação como sendo parte do BTS Universe na sua descrição...", você está correto. No entanto, você já sabe que 1. o BTS sempre parece trazer referências que se conectam ao BU ou fazem sentido a ele e 2. a nossa especialidade é decifrá-las, especialmente agora que você também já tem acesso a todas as notas HYYH e conteúdos do BU a partir das nossas traduções.


Assim, faremos uma divisão de cenas ou de conjuntos de cenas apenas para mantermos a nossa ideia fluindo!


Perceba, primeiro, que há dois ambientes em destaque: Dois quartos que parecem se espelhar. São idênticos, a não ser pela condição e tempo em que cada um se apresenta. Por isso, para facilitar a dinâmica da escrita, chamaremos o quarto mais escuro, onde os móveis estão cobertos e bagunçados, de quarto 1 e o quarto mais claro, onde vemos todos os sete membros juntos a princípio, de quarto 2.


A nossa compreensão é que tudo o que acontece no quarto 1 se passa no futuro mas, na verdade, dentro dos personagens e que tudo o que acontece no quarto 2 são, na verdade, memórias projetadas do SeokJin - como a própria letra nos diz com "Você, dentro de mim, / Parece tão real".


Fique tranquilo! A medida em que formos caminhando pela análise, isso vai ficar mais claro!




CENA 01: A ABERTURA


Nesses primeiros momentos, vemos apenas JungKook, JiMin e TaeHyung cantando. Porém, JungKook já aparece com uma certa centralidade nesse espaço do quarto 1.



Observe que essa "janela" que vemos atrás do JungKook, na verdade, é a mesma "moldura" que veremos depois quando SeokJin chegar a esse ambiente. Tudo no quarto tem as mesmas posições (perceba, por exemplo, pelo lustre ou pela cadeira).


Nessa "janela", podemos ver nuvens se movendo de forma muito rápida, quase como se em uma tempestade. Pesquisando sobre possibilidades simbólicas das nuvens em si, elas podem indicar aspectos como sonhos, emoções, pensamentos, reflexões, mistério, segredo, mudança ou potencial.


Diante disso, podemos pensar, por exemplo, que o fato de JungKook aparecer aqui em frente a essas nuvens nos indica as intensas mudanças que o personagem vem enfrentando, com emoções e pensamentos em conflito, lidando com um mistério, mas, ao mesmo tempo e talvez pela primeira vez, ele está refletindo sobre a sua própria situação sem colocar necessariamente os seus hyungs em um pedestal - e, dessa forma, esperamos que no futuro o personagem consiga caminhar rumo ao seu potencial de individualidade, resolvendo o problema com seus amigos, mas também descobrindo melhor quem ele é. Por isso, ele aparece sozinho e em destaque aqui. Ele está dando início a esse processo.


TaeHyung, por exemplo, também aparece sutilmente em frente a essas nuvens. Isso pode nos levar a pensar na forma como TaeHyung é um personagem que sonha com os eventos desastrosos dos loops que SeokJin enfrenta.




CENA 02: EIS QUE CHEGA KIM SEOKJIN...


SeokJin chega caminhando pelo quarto 1 e perceba que essa "moldura" entre os quartos refletidos parece se acender, parece ligar, como se fosse uma tela com algo que ele está prestes a assistir.


Aqui cabe uma referência importante: o próprio nome "Film Out"! É uma expressão/nome em inglês que indica o processo ou método de transferir ou converter imagens ou vídeos de arquivos digitais ou mais "modernos" para rolos de filmes tradicionais ou vice-versa (como aqueles filmes que colocávamos dentro das câmeras antigamente, você se lembra?).


Assim, nesse processo, isola-se cada quadro do vídeo, por exemplo, para depois reuni-los em um novo formato - que é também o que a letra da música nos fala e o que vemos também SeokJin fazendo a partir daqui. Sim, SeokJin está fazendo um Film Out das suas memórias com os seus amigos.


Esse é um ponto MUITO interessante, afinal de contas, na linha do tempo que se desenvolve em The Notes 2, é confirmado a nós que SeokJin perde as suas memórias e que, a cada vez que ele tenta recuperá-las (principalmente se estiver tentando fazer isso sozinho), ele sente uma dor de cabeça insuportável. Novamente, pense na letra de "Film Out": "Eu sinto você com cada explosão de dor".


Porém, SeokJin tenta, ainda assim, acessar essas memórias observando, por exemplo, fotos dele e de seus amigos. Em algumas notas em específico, como a do SeokJin em 03 de agosto do ano 22 (Continuação - The Notes 2), ele nos diz em meio a esse processo: "Todos os momentos das fotos se elevaram no ar e estavam passando como em um vídeo" ou ainda "A dor era evidência de que o que eu estava vendo e tentando lembrar era importante para mim".


Sim, meus amigos, SeokJin está tentando assistir as suas memórias "projetadas através do quarto".



Por favor, use o zoom se necessário, mas preste atenção a um detalhe que surge à nossa vista enquanto SeokJin caminha: em cima da mesa no quarto 1, há uma ampulheta. Porém, ao invés de estar de pé, a ampulheta está tombada com a areia parada nos dois lados de seu corpo. Ela também já tinha aparecido assim nas primeiras cenas nesse mesmo quarto.


A areia não está nem descendo, nem subindo. Isso nos indica o tempo absolutamente parado e pode nos levar a pensar em 1. como SeokJin se sente preso no tempo frente aos suas infindas voltas no tempo e 2. como ele estava contemplando um espaço interno, as suas memórias - ou sonhos, no caso de TaeHyung, que aparece próximo a essa ampulheta tombada nas primeiras cenas, o tempo também estaria parado.





CENA 03: PODEMOS RIR QUANDO ESTAMOS JUNTOS


Essa cena traz o foco ao quarto 2. Mais iluminado, com uma sensação de maior leveza, onde vemos todos os sete reunidos.


E perceba um detalhe interessante: Nessa cena, em momento algum nós vemos o rosto do SeokJin. Vemos de todos os outros membros, mas o do SeokJin sempre aparece de costas ou coberto de alguma forma. Isso pode ser explicado pelo fato de que, quando se tratam das nossas próprias memórias ou sonhos, por exemplo, nós raramente nos lembraremos do nosso próprio rosto - afinal, estamos vendo tudo em primeira pessoa.



Outro detalhe: Se você pausar o vídeo em 1: 52, você poderá ver o quarto 2 de uma perspectiva que nos mostra que, na parede que limita os dois quartos, realmente há apenas uma janela ou algo do tipo. Aquela "moldura" pela qual estamos enxergando as memórias projetadas do SeokJin não existe de verdade.





CENA 04: SEOKJIN, JUNGKOOK E A AMPULHETA


SeokJin pega, então, a ampulheta que estava ao seu alcance e a vira, para que a areia voltasse a "escorrer" do início, para que o tempo voltasse a correr ao invés de estar parado, por exemplo.



Porém, temos um baita problemão aqui: Parece que JungKook "percebe" o SeokJin depois desse movimento com a ampulheta e essa cena pode ser uma "pegadinha". Não quer dizer que, necessariamente, JungKook enxergou SeokJin ali, mas sim que há algo agora que conecta JungKook, SeokJin e as ampulhetas, ou seja, o tempo.



Esse nosso problemão se torna ainda maior ao vermos que, enquanto a ampulheta do SeokJin está zerada, JungKook olha para a sua e ela está acabada, todo a areia já escoou. As ampulhetas de cada um desses personagens estão em absolutos opostos.


Isso nos fez pensar também sobre como, em The Notes 2, enquanto as coisas parecem estar finalmente se resolvendo um pouco para SeokJin, para JungKook parecem estar de ponta-cabeça, um momento muito difícil para o personagem. Novamente, opostos. E, novamente, sabemos de seus encontros com o "gato". Será que existe alguma possibilidade de que JungKook e SeokJin invertam seus papéis dentro do BU? JungKook poderia ser, a partir de agora, o personagem que enfrentará um dilema no espaço-tempo e entenderá SeokJin?


Assim, todos os fatores dessa cena - JungKook, SeokJin e as ampulhetas - se conectam.





CENA 05: YOONGI E HOSEOK


Observe que, primeiro, vemos apenas o YoonGi sentado em meio a esse terreno desértico, com céu aberto e sol a pino. O deserto em si é um símbolo importantíssimo para Carl Jung - sim, o pai da Psicologia Analítica, a qual inspira a era Map of the Soul.


Em "O Livro Vermelho", Jung disse:


"Tudo que estava por vir já estava em imagens: para encontrar sua alma, os antigos foram para o deserto. Esta é uma imagem. Os antigos viviam seus símbolos, pois o mundo ainda não havia se tornado real para eles. Assim, eles foram para a solidão do deserto para nos ensinar que o lugar da alma é um deserto solitário." (Pág. 235)

Ou seja, a nossa psique, os caminhos internos para a nossa alma podem ser simbolizados imageticamente como um deserto.


Agora, para além da figura do deserto, por que são especificamente o YoonGi e o HoSeok que aparecem nesse cenário? Pense bem. Na era Map of the Soul, o HoSeok é o protagonista em qual música? Sim, "EGO". E o YoonGi é protagonista em qual? Sim, "SHADOW", ou traduzindo, "SOMBRA".


Lembrando rapidamente que o Ego diz respeito à nossa consciência, trazer à luz tudo aquilo que compõe o nosso ser no seu mais amplo sentido. Já a Sombra são os nossos medos, aquilo que consideramos como erros ou equívocos, as nossas dores, aquilo que não queremos mostrar ou demonstrar externamente.


Assim, a nossa compreensão é de que, aqui nesse MV, YoonGi e HoSeok estariam representando Ego e Sombra, especificamente o Ego e a Sombra do SeokJin - dentro do "deserto" do SeokJin.



Há um momento que separa a cena em que vemos YoonGi sozinho e a cena em que vemos YoonGi já junto ao HoSeok. Esse momento nos mostra os membros desaparecendo da memória do SeokJin, mas mesmo assim, ele estende a sua mão. Está quase tocando a memória, quase chegando a ela.



Quando YoonGi e HoSeok surgem juntos, perceba como eles estão de costas um para o outro. Eles permanecem de costas, mas “em reflexo”, afinal a Sombra, na Psicologia Analítica, diz respeito a tudo aquilo que o Ego oprime ou não se identifica. Assim, de certa forma, Ego e Sombra são também opostos. Por isso, HoSeok e YoonGi, a princípio, estão de costas um para o outro, mas ainda assim simetricamente refletidos. E HoSeok surge para nos mostrar que, ao tentar alcançar aquelas memórias, SeokJin estava quase trazendo à consciência (ao Ego) algo que representa, na verdade, muito dos seus medos, das suas falhas, etc. Por isso, HoSeok ou o Ego entra em jogo aqui.



Em seguida, vemos JungKook em foco desaparecendo. Nos fez lembrar até mesmo da cena do Homem-Aranha se desintegrando no filme dos Vingadores, não é? 😅


Todavia, não é que o JungKook em específico está desaparecendo. Todos os membros desapareceram no trecho anterior do MV. Assim, essa cena é apenas um resquício, um recorte dela, mas dando novamente um foco intenso a JungKook.



Na sequência, a areia da ampulheta que estava próxima ao JungKook começa a voltar para cima, ou seja, como se o tempo estivesse voltando. Novamente, a pergunta: Por que a areia/o tempo está voltando na ampulheta do JungKook?





CENA 06: CAOS


O esquema de cores do MV se modifica por completo para tons alaranjados, amarelados e vermelho - que podem simbolizar o caos, o perigo, o conflito.


Vemos uma explosão intensa e perceba como, não apenas o quarto 1 explode, mas ambos os quartos explodem.



Acreditamos que essa explosão possa representar a dor sentida pelo personagem a cada vez que tentava recuperar as suas memórias, bem como a cada vez em que tinha que começar um novo loop.


A letra de "Film Out" nos fala sobre "explosão de dor" e temos também notas HYYH nas quais SeokJin descreve essa dor. Veja, por exemplo, a nota de 03 de agosto do ano 22, na qual ele diz: "[...] memórias se derramaram como fogos de artifício sendo estourados.".


Além disso, lembrando que no quarto 2 é como se estivéssemos assistindo o que está se passando dentro do SeokJin, na nota de 02 de agosto do ano 22, temos uma fala dele que é fundamental para o que acontece em seguida aqui no MV:


"Com meus olhos fechados, segurei meus punhos com força. A dor era insuportável. Eu senti como se todas as veias de sangue na minha cabeça fossem explodir, o sangue gotejaria tornando tudo vermelho em meus olhos e o sangue e a sensação de queimação iriam se infiltrar em cada canto da minha cabeça. Eu cedi. Se eu pudesse me livrar dessa dor, eu não me importaria nem um pouco com minhas memórias. Nem me preocuparia em encontrar o mapa da alma."

SeokJin corre. Mas, sinceramente, não parece que ele esteja correndo no intuito de salvar alguém. Ele está correndo na direção oposta dessas memórias. Ele está fugindo das memórias e da dor, da vergonha de não conseguir salvar seus amigos. Ele está fugindo do medo que elas representam.



Perceba até mesmo que, ali ao fundo, a porta do quarto 2 que antes estava fechada agora aparece aberta. SeokJin começou a abrir a porta dessas memórias que trazem tamanha dor.



SeokJin abre uma porta na expectativa ou tentativa de poder fugir de tudo isso, nem que isso significasse que ele teria de perder as suas memórias. Porém, ao abrir essa porta, ele só encontra mais portas. Aliás, infinitas portas. Ele não tem como escapar. Ou ele cai em novas linhas do tempo, mais uma vez, ou ele dá a meia-volta e encara as memórias, os seus medos, o mapa da sua alma.



Por isso, quando ele abre a porta e percebe que não pode fugir desses medos, erros, dores - como acontece com o personagem em The Notes 2, surge a cena do HoSeok e do YoonGi frente a frente, prestes a encostar as suas mãos. Sombra e Ego se encarando. Algo está vindo à consciência, está sendo vagarosa e dolorosamente aceito e expresso.



Temos essa cena em que nos são mostrados todos os membros juntos sob uma iluminação branda e azulada. Lembrando que a cor azul pode nos remeter a sensações como calma, paz, conforto, etc. Por isso, essa cena é o completo oposto das cenas anteriores onde vimos o caos, o medo tomando conta sob os tons vermelhos e alaranjados.


Os sete. Juntos. Vivos. Bem. Isso era tudo o que SeokJin mais desejava.


Mas ele não consegue fazer isso. Ele não tem que fazer isso. Pelo menos, não sozinho.





CENA FINAL: DUAS FACES DE UMA MESMA QUESTÃO


SeokJin retorna para dentro do quarto 1 e caminha até o limite entre os dois quartos. E ali vemos TaeHyung do outro lado. Se a sua pergunta for "Por que o TaeHyung?", a resposta é simples.


TaeHyung tem sido, cada vez mais, um personagem fundamental e central dentro do Bangtan Universe. Ele sonha com os loops do tempo desastrosos e é ele quem vai ajudar o SeokJin a recuperar as suas memórias na linha do tempo de The Notes 2, por exemplo.



Não acreditamos que nessa cena SeokJin e TaeHyung estejam, necessariamente, se vendo. Assistindo esse trecho pelo ponto de vista do SeokJin, em nenhum momento nos é mostrado que ele viu o TaeHyung naquele momento. Da mesma forma, partindo do ponto de vista do TaeHyung, não nos é mostrado que ele viu, de fato, o SeokJin.



Em resumo, SeokJin está ali naquela posição tentando mais uma vez encarar as suas memórias (na tentativa de que não desapareçam, como a letra fala). Já TaeHyung está ali naquela posição porque 1. ele sonha com os loops e, apesar de não saber a princípio que são reais, ele sente que há algo de errado e 2. ele é, novamente, uma peça fundamental na estória, que se preocupa com SeokJin e percebe que ele está perdendo as suas memórias. Há uma nota HYYH - também de 02 de agosto do ano 22 - em que TaeHyung literalmente questiona ao SeokJin: “Você vai me esquecer logo? O JiMin também? E o JungKook? E o NamJoon? Você sabe quem você é?"


Tudo o que TaeHyung quer é ajudar, a fim de que o SeokJin que ele conhece, o hyung amoroso, cuidadoso, alegre não desapareça (como a letra de "Film Out" nos fala).





OUTRAS REFERÊNCIAS E SIMILARIDADES


⚪️ Similaridades com "Fake Love"


Novamente, perceba SeokJin e JungKook exatamente em destaques opostos, como uma troca.




⚪️ Similaridades com o filme de anime "Your Name" (2016)




⚪️ Similaridades com "Black Swan"


HoSeok (Ego) e YoonGi (Sombra) também se colocam frente a frente com o mesmo objetivo simbólico.




⚪️ Similaridades com o Highlight Reel da era Love Yourself




⚪️ Similaridades com aspectos do universo fictício do TOMORROW X TOGETHER




⚪️ Similaridades com produções do artista surrealista belga, René Magritte




⚪️ Referências ao próprio filme japonês, "Signal"


Como já havíamos destacado na nossa página anteriormente, a sinopse do filme é: "Dois detetives se comunicam por meio de um walkie-talkie para resolver casos. Um detetive existe atualmente e o outro detetive existe 15 anos atrás".


Assim, é claro, com "Film Out" sendo a OST para o filme, que teríamos algumas referências. Por exemplo, SeokJin, enquanto alguém que voltava ao passado, aparece junto a TaeHyung, que sonha com os loops e com o futuro; ou o fato de que um precisa da ajuda do outro, assim como os personagens do filme - um no passado e outro no presente/futuro - se ajudam.



1,272 views4 comments

4 comentarios


Geovana Barcelar
Geovana Barcelar
03 abr 2021

Como sempre digo eu deito muito pra vcs,a analise,os pontos pequenos e grandes, as ligaçoes,as teorias,tudo mesmo estaligado e faz total sentido como mv e com o bu desde o inicio eu sinceramente nao achei outra teoria e analise melhor que a de vcs,eu ache tudo tao detalhado e trbalhado como ja sabem vcs sao incriveis,obrigada por toda palvra vou compartilhar com minhas amigas e todo mundo. ta impecavel se tivesse um premio ´para pessoas q fazem as melhores teorias e que sao incrivelmente esforçadas eu daria diretamente para vcs,nunca me canso de vim aqui. para finalizar,quero dizer que estou muito feliz e grata por vcs terem feito mais esse incrivel trabalho e agradecr por ter aberto mais portas n…

Me gusta
efeitobts
efeitobts
05 abr 2021
Contestando a

Sinceramente, comentários ou mensagens como essa nos fizeram chorar nos últimos dias. Temos recebido muito carinho, muitas palavras de conforto e força que fazem a gente querer escrever, estudar e compartilhar ainda mais! Muito obrigada por estar caminhando com a gente até aqui e vamos seguindo juntos, afinal de contas, sem dúvida alguma, ainda há muito pela frente para o BTS, para o ARMY e para nós com vocês. Saiba que você também é muito especial pra nós! Obrigada mais uma vez! Esperamos que você tenha um ótimo dia 💜 ( - Equipe Efeito BTS)


Me gusta

be7forever
be7forever
03 abr 2021

Pessoal, eu ainda estou impactada com tudo isso. Que MV!! E essa letra (ainda mais depois que li a tradução de vocês) diz muito mais do que as linhas nos contam. Vi um post que dizia sobre a reação de alguns JArmys, de que ela era mais profunda e cheia de significados e que nenhuma tradução seria capaz de relatar...bem, só de ver a construção do MV e a interpretação de cada um ali já nos direciona para algo bem profundo mesmo. Vou falar do deserto, o qual me chamou atenção desde a primeira vez que assisti o MV, e achei o cenário espetacular mais não liguei os pontos - HoSeok e YoonGi - ego e sombra. Assim como Jung…

Me gusta
efeitobts
efeitobts
05 abr 2021
Contestando a

É bem como falamos aquele dia: não tem a certificação do BU, mas esse MV tem cheiro de BU, não é mesmo? hahaha como sempre, agradecemos as suas palavras que nos incentivam a fazer mais e melhor! Ficamos muito emocionadas com todo esse carinho e esperamos que no futuro nós possamos seguir ajudando aqueles que se disponham a se abrir para esse universo de conhecimento e imaginação. Obrigada, obrigada, obrigada! 💜 ( - Equipe Efeito BTS)


Me gusta
Post: Blog2_Post
bottom of page