Tradução livre a partir do artigo original publicado no seguinte link: https://www.forbes.com/sites/bryanrolli/2020/11/30/bts-top-the-billboard-hot-100-with-life-goes-on-once-again-proving-theyre-in-a-league-of-their-own/?utm_campaign=forbes&utm_source=twitter&utm_medium=social&utm_term=Valerie&sh=6714998047af
BTS no topo da Billboard Hot 100 com “Life Goes On”, mais uma vez provando que eles estão em uma liga própria
Os membros do BTS não são estranhos à quebra de recordes em grandes charts, mas mesmo eles e seu leal ARMY devem ter ficado maravilhados com a quantia de formas que fizeram história quando alcançaram o primeiro lugar no Billboard Hot 100 com o debut de sua nova música, "Life Goes On”.
O septeto pop coreano alcançou sua terceira estreia consecutiva em primeiro lugar no Hot 100 em apenas três meses, após o sucesso disco-pop indicado ao Grammy, "Dynamite", e um remix de Jawsh685 e Jason Derulo, "Savage Love (Laxed - Siren Beat)". Apesar de não receber praticamente nenhuma reprodução de rádio, "Life Goes On" ainda liderou a parada de singles em grande parte graças às suas vendas robustas. A faixa vendeu 129.000 downloads digitais e 20.000 cópias físicas derivadas de fitas cassete e singles de vinil de edição limitada. É a segunda maior semana de vendas digitais de estreia em 2020, atrás da próprio "Dynamite", do BTS, que disparou para o topo das paradas com 265.000 downloads na primeira semana.
"Life Goes On" marca a primeira música apresentada essencialmente em coreano a liderar o Top 100 em toda a história de 62 anos da parada e a primeira música em qualquer idioma que não seja em inglês a debutar no topo da parada. O álbum que acompanha a música, 'BE', também fica no topo do Billboard 200 esta semana, tornando o BTS apenas o segundo artista na história atrás de Taylor Swift a debutar simultaneamente no Hot 100 e no Billboard 200. (Swift fez isso no início deste ano com Folklore e seu single “Cardigan.”) O restante das faixas de 'BE' também venderam extraordinariamente bem, tornando o BTS o primeiro ato na história dos Estados Unidos a reivindicar os seis primeiros lugares na parada de vendas de música digital.
BTS está agora em uma liga própria como o único grupo na história a estrear várias músicas no primeiro lugar do Hot 100. Com o lançamento estratosférico de "Life Goes On", eles também se juntam à Ariana Grande como os dois únicos atos musicais que colecionam três hits Nº 1 em 2020.
A boy band superstar também alcançou três sucessos em primeiro lugar mais rápido do que qualquer grupo na história desde os Bee Gees em 1978, que realizaram um hat-trick no topo das paradas com os singles de Saturday Night Fever - "How Deep Is Your Love", "Stayin 'Alive" e “Night Fever” - ao longo de dois meses e três semanas. O último grupo a marcar seus três primeiros singles em primeiro lugar mais rápido que o BTS foram os Beatles em 1964, subindo rapidamente para o topo do Billboard Hot 100 com "I Want to Hold Your Hand", "She Loves You" e "Can't Buy Me Love” dentro de dois meses e três dias.
Ah, e só para colocar a cereja no topo do bolo, "Dynamite" retorna para o Nº. 3 no Hot 100 esta semana, tornando o BTS o primeiro grupo a ocupar dois lugares no Top 5 do Hot 100 desde o Black Eyed Peas em 2009 com "Boom Boom Pow” e “I Gotta Feeling”.
Cada conquista nesta lista não exaustiva é notável por si só, mas a verdadeira maravilha de "Life Goes On" é esta: uma música em grande parte em coreano estreou em primeiro lugar no Billboard Hot 100 praticamente sem tocar nas rádios, sem remixes e sem pacotes (bundles). O debut estratosférico da música oferece uma prova irrefutável da popularidade do BTS e da dedicação de seus fãs. Juntos, eles subverteram uma indústria musical ocidental cujas práticas arcaicas são frequentemente enraizadas no racismo e na xenofobia e redefiniram o que uma banda pop coreana pode alcançar nas paradas dos EUA.
O sucesso de "Life Goes On" também é uma deliciosa repreensão para aqueles que tentaram negar o sucesso do primeiro hit Nº1 do BTS, "Dynamite". Alguns pessimistas argumentaram que “Dynamite” só ficou no topo do Hot 100 porque veio com uma série de remixes. “Life Goes On” não tinha nenhum. Em seguida, eles argumentaram que o BTS só era capaz de atingir o primeiro lugar ao abandonar seu coreano nativo e cantar uma música inteiramente em inglês. “Life Goes On” apresenta letras predominantemente coreanas. Alguns até argumentaram que a forte presença de rádio de "Dynamite" barateou a sua estreia no topo das paradas (uma extensão incrível e um argumento bizarro, considerando que o rádio sempre foi considerado no ranking do Hot 100). “Life Goes On” liderou o Hot 100 com insignificantes 410.000 impressões de rádio na primeira semana (contra “Dynamite” que teve 11,6 milhões), com apenas uma estação relatando giros de dois dígitos, segundo a própria Billboard.
E, para que ninguém se esqueça, “Life Goes On” não veio com nenhum pacote de mercadorias (bundles) que eram um acessório de muitos singles no topo da lista dos Top 100 até que a Billboard atualizou suas regras de produtos e pacotes no mês passado.
Com “Life Goes On”, o BTS mais uma vez provou ser um rolo compressor comercial nos Estados Unidos e no resto do mundo. Sucessos no topo das paradas se tornaram a nova norma para o septeto e, com a ajuda de sua enorme base de fãs, eles reescreveram o manual de um ato estrangeiro que faz incursões nas paradas da Billboard. À medida que o BTS continua a aumentar seu público e a abalar as expectativas comerciais, sua mais recente conquista histórica provavelmente não será reproduzida tão cedo - pelo menos não até que eles mesmos lancem mais músicas.
Comments