*Tradução livre a partir de texto original publicado em 22 de dezembro de 2021. Caso deseje visualizá-lo, acesse: https://www.gq.com.au/entertainment/music/bts-j-hope-interview/image-gallery/665d6716dd168a39e1c47818075ed8ea
j-hope: "Embora seja difícil,
eu sempre tento algo novo"
[GQ KOREA]
Nos aprofundamos nas semelhanças e diferenças entre j-hope e o homem por trás do fenômeno, Jung Hoseok.
J-Hope veste Louis Vuitton ao longo da entrevista.
Você me parece ser alguém que é brincalhão - alguém cheio de heung*.
Sim, eu sempre tento trazer à tona a diversão para qualquer coisa que eu faça.
E você tem uma destreza especial para alegrar o clima. Muitas pessoas falam sobre a sua energia positiva. Mas mesmo você deve ter momentos tristes e difíceis, certo?
Esse é o ponto mais difícil quando estou tentando "progredir para um próximo nível". Nesses momentos, eu tento pensar não como j-hope, mas como Jung Hoseok. Em outras palavras, eu preciso me aceitar. Não ajuda nada pensar: "Eu sou positivo e alegre porque eu sou o j-hope". Eu sou Jung Hoseok, uma pessoa, e tenho que aceitar que posso ficar triste, que posso chorar e ficar irritado. Pensar dessa maneira me ajuda a seguir em frente.
O Coldplay parece ter a mesma mentalidade que vocês, pois a música deles também carrega mensagens de positividade e esperança. O que foi memorável em trabalhar junto a eles?
Ah, foram tantos momentos memoráveis. Quer dizer, estamos falando sobre o Coldplay aqui! Eles deixaram uma marca em nós desde o primeiro momento em que nos conhecemos. Eu sei que nós buscamos ser uma influência positiva, mas o Coldplay parece ir além disso. Chris Martin é apaixonado por colocar os seus pensamentos em ação. Ele conquistou todo o nosso respeito. E ele se preocupa com muitas questões, desde o meio ambiente até o que ele enfrenta no dia a dia. Eu me senti inspirado para ser assim também.
Há algo que você tentou seguir a partir disso?
Eu tentei carregar uma caneca reutilizável para reduzir a quantidade de itens descartáveis que eu utilizo, mas foi difícil. Estou tentando fazer as pequenas coisas primeiro, o que sou capaz de fazer, como separar corretamente o meu lixo e reciclar.
Ouvi dizer que você esteve muito envolvido no processo de criação da sua faixa solo "Chicken Noodle Soup", incluindo a coreografia, os figurinos e até mesmo a filmagem do videoclipe. Qual foi a sensação de expressar as suas ideias e implementá-las?
Eu amei. Eu sou do tipo que sente muito orgulho por fazer o que gosta e ver o resultado disso. Em primeiro lugar, todo o processo de produção foi muito divertido. Foi através da dança que eu entrei na música, então eu queria mostrar isso. Trabalhei muito na ideia e no conceito para retratar a minha paixão pela dança, bem como todas as boas lembranças que eu tinha acerca da dança. Eu me sinto muito feliz com o produto final. Eu sei que é impossível ficar 100% satisfeito, mas estou especialmente orgulhoso desse trabalho.
Você não acha difícil transformar o seu sonho em realidade?
Sim, é difícil, mas eu gosto disso. Eu estou sempre tentando algo novo. No processo de transformar algo abstrato em algo concreto, eu considero cuidadosamente o feedback que recebo. Como a experiência me ajuda a me desenvolver como pessoa, eu consigo encontrar motivos para gostar do processo. Por exemplo, inicialmente, eu estava preocupado que a minha falta de conhecimento da língua inglesa dificultasse a comunicação, mas agora estou começando a pensar que, se eu me esforçar para me tornar melhor no inglês e trabalhar com mais artistas, poderemos gerar uma maior sinergia. Tudo pode se tornar positivo.
“Chicken Noodle Soup” tem uma forte vibe do hip-hop. Você se interessou por hip-hop desde jovem?
A primeira música que eu descobri enquanto dançarino foi a faixa original de “Chicken Noodle Soup”, de Young B. e DJ Webstar. Eu tentei dançar a minha primeira coreografia com essa música. Acredito que a minha versão de “Chicken Noodle Soup” nasceu da minha nostalgia pelo que chamamos de hip-hop da velha guarda, porque foi o que me fez dançar e era o que eu ouvia naquela época. Eu sempre dancei hip-hop, então o meu corpo se lembra dos ritmos.
O videoclipe atingiu mais de 305 milhões de visualizações. Qual você acha que é a razão da popularidade explosiva da música?
Eu tento não me tornar complacente com o produto final. Como disse antes, eu sempre fui ambicioso em relação a novos projetos. Continuando a perseguir novas coisas, eu cresço e me desenvolvo como artista e as minhas áreas de inexperiência são fortalecidas. Talvez tenha sido assim que eu consegui ótimos resultados.
Você se sente confiante acerca dos resultados quando começa a trabalhar em um projeto?
Não, nunca me sinto confiante quanto ao resultado. Porque todos pensam de forma diferente, é impossível satisfazer completamente a todos. Em vez de esperar que muitas pessoas gostem do que eu fiz, tento encontrar um significado nas minhas próprias realizações. De que eu fui capaz de fazer as coisas à minha própria maneira.
Você está trabalhando em um novo projeto solo?
Eu estou sempre trabalhando em alguma coisa. Tive algumas dificuldades recentemente. E também passei por uma crise. Eu cheguei ao meu limite, de certa forma. Fiquei me perguntando como eu poderia passar por isso e seguir adiante, mas, no final, decidi começar do zero. Então, sim, eu estou trabalhando em algo completamente novo, com o desejo de produzir algo que seja verdadeiramente e exclusivamente meu, o mais rápido que eu conseguir. Eu até mesmo me dei um prazo final.
Então, é um novo tipo de desafio para você?
Sim, um grande desafio. Eu também cheguei ao meu limite neste projeto. No momento, eu estou passando por pontos de exclamação e de interrogação: “Isso foi tão difícil!” e "Isso é tudo que consigo fazer?". Estou tentando criar o que eu quero enquanto também estou ciente das tendências. Como a minha base de ouvintes aumentou, não posso ignorar completamente as opiniões das pessoas e fazer o que eu quiser, então continuo indo e voltando. Muitas vezes, me pergunto o que eu devo fazer. Mas acredito que é nesse momento em que devo me concentrar e aprender o máximo que puder.
Então, você tem muito na sua mente atualmente.
Provavelmente porque estou tentando aperfeiçoar algo como um ser humano imperfeito.
Você se preocupa muito com os detalhes?
Eu acredito que os detalhes são extremamente importantes! Eu penso em tudo, desde o conteúdo até o fluxo.
O primeiro show em pessoa do BTS após dois anos está se aproximando. Qual é a primeira coisa que você quer dizer ao ARMY, os seus fãs, ao vê-los cara a cara?
Eu tenho uma saudação que sempre uso no início de um show. Eu quero poder gritar "Eu sou a sua esperança, você é a minha esperança, eu sou j-hope!" e ser atingido por aquele transbordar de energia, todos os gritos e aplausos.
Você realmente deve sentir falta de ouvir esses gritos.
Sem dúvida. Não sei se o show físico seria suficiente para satisfazer completamente o que eu tenho desejado.
Há um j-hope que você imagina no palco?
A partir do momento em que começo a escrever uma música, eu me imagino no palco. Então, eu me torno capaz de descobrir como devo escrevê-la. Eu penso em tudo, até mesmo o antes e o depois de entrar no palco.
De onde você tira a sua inspiração?
Eu busco e observo as performances de outros artistas. Assisti uma recentemente que teve um grande impacto em mim. Isso acendeu uma chama em mim e me fez querer fazer uma performance como essa. Nesses momentos, a minha paixão queima e eu sinto vontade de me desafiar.
Você planeja os seus próprios figurinos de palco?
Você não pode tirar os seus figurinos da equação geral quando está planejando uma performance. É uma área sobre a qual não sei muito, mas estou tentando aprender mais. A moda, os figurinos para o palco são uma parte importante de toda a apresentação. É um aspecto que eu não devo ignorar.
Eu sei que você se interessa por moda.
Quando eu coloco uma roupa bacana e me olho no espelho, há uma certa vibe que é criada e eu gosto de quem eu sou naquele momento.
Quando você ouve a música do BTS, as emoções de cada membro de quando eram adolescentes ou de quando tinham vinte e poucos anos transparecem com muita sinceridade e iminência. O que você está sentindo agora, ao chegar à reta final da casa dos vinte anos?
Eu estou triste. Acredito que nada realmente muda quando envelhecemos, apesar do primeiro dígito da nossa idade que segue de “2” para “3” para “4”. É melhor ficar em paz com isso. Quer dizer, é isso que a vida é, afinal de contas. Assim que eu decidi que ainda há muito que posso fazer no futuro, muitas das emoções que eu sentia por envelhecer desapareceram. Mas eu ainda estou triste. [risos]
O que você ganhou nos últimos oito anos como Jung Hoseok, ao invés de j-hope?
Eu não sabia que tipo de pessoa o Jung Hoseok era. Mas depois que debutei e passei muito tempo como j-hope, eu percebi quem é o Jung Hoseok. Vi que, às vezes, eu podia ser frio ou indiferente e percebi que tinha esse lado só para mim. Eu não posso deixar de ser grato ao j-hope. Me sinto seguro sabendo que posso decidir como esse Jung Hoseok deve agir e viver a sua vida.
Quando você pensa no futuro, você se sente mais animado ou com medo?
Eu me sinto diferente a cada dia. A minha felicidade de repente se transforma em tristeza e volta novamente. Até recentemente, parecia que eu estava apenas olhando para trás e refletindo, tentando descobrir como superar tudo o que me assustava. Mas, atualmente, tenho uma sensação renovada de empolgação. Em breve, poderemos ver os nossos fãs. Poderemos realizar o que não fomos capazes de fazer e vivenciar os momentos que foram interrompidos, então parece que os meus medos estão desaparecendo. Portanto, devo dizer que estou mais animado com o futuro atualmente do que com medo.
Existe mais alguma coisa que você deseja alcançar no futuro?
Eu não tenho um grande objetivo em mente. Eu percebi que me sinto mais feliz quando apenas aceito o que vem e deixo para trás o que passa. Estou trabalhando em mim mesmo esses dias. Mas seria bacana receber um Grammy. [risos]
*Observações das tradutoras:
1) ”Heung” ou “흥” é uma expressão coreana que não podemos traduzir inteiramente para o português. No entanto, se refere aos sentimentos de quando uma pessoa se diverte ou desfruta de momentos alegres.
コメント