*Tradução livre a partir de entrevista original publicada em 28 de julho de 2021. Caso deseje visualizá-la, acesse: https://magazine.weverse.io/article/view?lang=en&num=211
Jin: “Eu apenas espero que qualquer pessoa que goste de mim seja feliz”
[Entrevista de lançamento
do álbum de "Butter"]
Quando você está tentando falar francamente com alguém, nem sempre é fácil ser agradável e atencioso ao mesmo tempo. Jin é todas essas coisas.
"Butter” está permanecendo no topo da Billboard Hot 100. Como você se sente?
Jin: Eu realmente não consigo ter uma dimensão do tipo de resposta que está recebendo, já que eu apenas posso ir e vir do trabalho agora. Uma vez que todos os shows de premiação são feitos remotamente, se moveram também para o formato online, nós não podemos aceitar nenhum prêmio pessoalmente ou sentir a vibração pessoalmente ou qualquer coisa do tipo. E eu não uso muito a internet, na verdade. Consequentemente, eu acabei sentindo menos pressão e pude aproveitar um pouco melhor o período promocional. Estou simplesmente feliz por estarmos bem nesse meio tempo.
Na sua última entrevista para a Weverse Magazine, você falou sobre a pressão que sentiu depois que “Dynamite” chegou ao topo da Billboard Hot 100, mas parece que você já superou isso, em grande parte.
Jin: Você poderia dizer que eu limpei minha mente ou ou que lidei com algumas coisas. Tenho certeza de que eu estou me saindo melhor do que lá atrás. Eu estou mantendo uma rotina bastante regular agora que estou me acostumando a essa vida comutada (diferente), embora a minha agenda, às vezes, seja um pouco errática (instável). Quando eu tinha que continuar trabalhando sem um único dia de folga, às vezes, eu ficava muito cansado porque eu tinha as minhas próprias coisas para fazer depois do trabalho, antes de ir para a cama. Mas, agora, depois de passar por essa rotina por um tempo, estou um pouco mais saudável e também estou dormindo um pouco mais.
Antes de "Butter" ser lançada, você lançou uma música solo, "Abyss". Você foi muito aberto em relação às dificuldades psicológicas que revelou na letra e também no que escreveu sobre a música. Qual foi o efeito que lançar “Abyss” teve em você?
Jin: Eu senti uma espécie de alívio. Eu quero que os meus fãs me imaginem feliz e eu não quero que eles saibam que eu me sinto assim, mas, de vez em quando, eu sinto a necessidade de falar sobre o que está dentro de mim. Já havia se passado alguns anos desde que eu expressei isso em uma música ou expliquei algo sobre isso, então me sinto um pouco aliviado.
Parte da letra diz: “Quero saber mais sobre você hoje”. Isso se justapõe ao verso "Prendo minha respiração e entro no meu oceano" para construir uma música que é como se você estivesse encontrando o seu próprio eu interior.
Jin: Mesmo eu não me conheço muito bem e eu também estava deprimido na época. Foi assim que eu escolhi enfrentar essa parte de mim mesmo. Eu nunca tive a chance de me encontrar. E eu simplesmente sinto que estava submerso no meu próprio oceano e voltei para caminhar na praia.
Não é uma solução perfeita, mas apenas o próprio ato de tentar ir a fundo aonde há a resposta parece ter tido uma influência positiva sobre você.
Jin: Eu estou tentando. Achei que esse tipo de exercício era certo para mim, mas se isso não resolver nada, vou tentar outra coisa e depois outra. Se eu estiver com dificuldades, posso pedir à gravadora uma folga para fazer outra coisa. Eu sinto que apenas ser capaz de fazer isso em si já ajuda.
O seu estilo de cantar nessa música está relacionado com a mensagem que você queria transmitir? Você tentou revelar os problemas que tinha de uma maneira franca e resolvê-los de alguma forma e a música em si revelou as suas emoções de maneira tão direta quanto a letra.
Jin: Eu lidei com a direção geral e composição da música junto com Kye Bumzoo, um dos produtores. Já Pdogg, o outro produtor, dirigiu enquanto eu gravava os vocais. Decidimos que eu apenas seguiria o meu instinto e não tentaria fazer com que soasse bonito ou algo assim. Isso vale para a letra também. Eu prefiro músicas que transmitam emoção de uma maneira calma e direta, tanto quando canto como quando estou ouvindo música.
Então, o que dizer de “Butter”? Embora também seja direta como "Abyss", os sentimentos que ela expressa são mais agradáveis.
Jin: Sério, às vezes eu acho que seria ótimo se eu pudesse cantar esse tipo de música exclusivamente - sem ser o refrão. (risos) Quero dizer, toda música que nós cantamos tem um tom muito alto. Tirando o refrão, eu pensei que poderia cantar essa música ao vivo bem confortavelmente, não importa quão difícil sejam os movimentos de dança.
Você canta o refrão de “Butter” em um tom alto, mas leve. Você deve ter pensado bastante sobre como se expressar para essa parte.
Jin: Eu senti pressão porque as notas no refrão são particularmente altas, então eu coloquei toda a minha potência ao cantá-lo. Mas, na verdade, acabei colocando muita força nos meus vocais, então eu continuava pensando que eu tinha que relaxar um pouco. Quando estávamos fazendo a primeira performance de "Butter", em particular, eu esqueci tudo isso e coloquei força nos meus vocais. Eu fico nervoso a cada apresentação, mas algumas me deixam especialmente nervoso. Eu sinto isso, às vezes, quando fazemos essas apresentações. Por dentro eu fico tipo "Certo, Seokjin, você disse que iria relaxar, lembra?". Mas, de qualquer forma, também é bom que eu possa me exibir em "Butter". Você sabe que eu sou bonito, certo? (risos) Fico feliz em poder mostrar desde o meu rosto bonito até a essência do meu coração e mostrar tudo quanto eu sou capaz. Eu queria mostrar tudo isso em uma performance o mais rápido possível.
“Butter” tem início com vocês fazendo gestos com as mãos enquanto olham alegremente para a câmera. Imagino que você tenha se divertido muito se preparando para a performance.
Jin: Honestamente, a prática é um fardo. Geralmente, quando nós praticamos, eu sou lento para aprender os movimentos. Então, não sou muito bom nisso. E quando eu pratiquei com o diretor de performance, Son Sung Deuk, ele ficou realmente preocupado no início. Isso é difícil – ele consegue? Ele ficou muito preocupado, até quando estávamos próximos da nossa primeira performance. Mas quando ele me viu de novo depois de duas ou três semanas performando “Butter”, ele me disse: Uau, é esse Seokjin, o cara que tem conseguido todo aquele feedback ultimamente? (risos) Ele disse que eu estava dançando muito bem. No começo eu não tinha visto a resposta [do público], então perguntei se ele estava me zoando, mas ele disse: "Não, todo mundo está dizendo que você está dançando muito bem". Se isso for verdade, é tudo graças a ele. (risos)
No vídeo “ARMY Corner Store”, publicado no YouTube para o FESTA 2021 em comemoração ao oitavo aniversário do seu debut, você disse que se esforça muito para acompanhar as músicas e danças. Você não está satisfeito com o resultado de "Butter"? Eu sinto que a música ficou mais agradável graças ao personagem que você construiu ao longo do tempo.
Jin: Bem, a música em que estou mais satisfeito comigo mesmo é "Butter", porque estou aprimorando as minhas habilidades há muito tempo nesse ponto e "Butter" é o nosso último lançamento. Conforme o tempo passa e lançamos mais músicas, e se eu melhorar mais, a minha música favorita será a mais nova e, então, “Butter” pode não ser mais tão satisfatória para mim. Mas é a mais satisfatória por agora.
De que maneiras você melhorou?
Jin: Quando eu comecei esse trabalho, eu praticava de acordo com as instruções da equipe e, mesmo agora, no caso da dança, ainda estou me esforçando para acompanhar, mas levo menos tempo para me adaptar do que antes. Quando eu reviso após o treino, posso ver como está indo e o que eu preciso fazer. Demora um pouco menos para que eu consiga me alinhar com a batida do que antes e acho que me tornei capaz de refinar um pouco melhor. Eu também fiquei feliz quando o Hobi me disse que a minha dança realmente melhorou.
Como foi se apresentar com “Permission to Dance”?
Jin: Eu realmente gosto da música, mas quando nós a performamos, eu gostaria de ter um pouco mais de tempo para me preparar. Tivemos um comeback em maio com “Butter” e depois um show de fanmeeting em junho, então nos preparamos para “Permission to Dance” ao mesmo tempo em que estávamos filmando as performances de “Butter”. Nós não tínhamos nada para trabalhar antes de "Butter", então tínhamos muito tempo para praticá-la. Mas tivemos que praticar "Permission to Dance" e nos preparar para o fanmeeting simultaneamente. O tempo é sempre apertado, mas acho que eu poderia ter feito ainda melhor se pudesse ter tido um pouco mais de tempo. Eu gostaria de ter tido mais tempo para me esforçar um pouco mais.
Quanto mais tempo você passa praticando, melhor é o resultado e mais ambicioso você acaba se tornando.
Jin: Então, eu não sou bom em memorizar letras, por exemplo. Acho que alguns dos outros membros conseguem fazer isso bem rápido, mas não é assim para mim. Então, se fazermos algo como uma música nova ou uma música especial em um fanmeeting, eu tenho que gastar mais tempo me preparando do que os outros. Quando uma nova música sai, eu tenho que praticar por pelo menos 45 dias para pegar o jeito.
Você performou o rap em "Daechwita" para o MUSTER SOWOOZOO, mas é realmente raro vê-lo fazendo rap. Imagino que o processo pelo qual você passou para praticar foi intenso.
Jin: Foi tão difícil. Tive que fazer “Daechwita” e “Chicken Noodle Soup”, mas restava apenas cerca de um mês para o show quando a setlist foi decidida. Durante esse tempo, eu voltava para casa depois de terminar o trabalho, colocava "Daechwita" para tocar e praticava por 15 minutos. Depois eu praticava "Chicken Noodle Soup" e ia direto dormir. No dia seguinte, eu acordava, ia para o trabalho, voltava para casa e fazia mais 15 minutos de “Daechwita” e mais de "Chicken Noodle Soup”. Continuei repetindo isso por muito tempo. Eu sou péssimo em memorizar letras, então demorou um pouco.
Isso é bastante tempo para praticar constantemente assim. O seu equilíbrio entre vida pessoal e profissional também deve ser importante. É difícil praticar além de uma certa quantidade de tempo todos os dias sem ter algum tempo para relaxar.
Jin: Exatamente. Como eu disse, as minhas habilidades estão em falta quando se trata de memorizar letras, mas acho que tenho outras habilidades que encobrem o que me falta. Na verdade, eu gosto de memorizar constantemente coisas assim. O meu dom é a minha habilidade de praticar repetidamente. Então, se, de alguma forma, eu tiver sucesso antes do prazo final, eu me elogio. (risos) Praticar leva um bom tempo, então eu decidi tratar isso como um grande projeto. A maneira como eu faço isso é: quando eu digo que é hora de uma pausa, é hora de uma pausa e eu descanso o máximo que posso.
Você parecia estar falando sobre a importância do tempo gasto fora do horário de trabalho na “ARMY Corner Store” quando disse que a medida da sua satisfação é o grau em que você pode passar o seu dia sem sentido, sem fazer nada, como lixo. Como membro do BTS, você não deve ter muito tempo para gastar como deseja.
Jin: Hoje em dia, os coreanos da minha idade não têm escolha a não ser se auto-aperfeiçoar. Você tem que melhorar as suas qualificações, aprender coisas e as pessoas até dizem que os seus hobbies devem ser produtivos, mesmo que sejam hobbies. Depois de ser ensinado dessa forma desde que eu era jovem, acho que eu preciso levar isso adiante de alguma forma. Eu sinto que tenho que fazer algo produtivo, mesmo quando estou tentando fazer uma pausa. Mas se eu não fizer uma única coisa e ficar vagando pela cama ou fizer alguma atividade improdutiva e desnecessária, na verdade, eu acabo me sentindo satisfeito. Vá de dormir para acordar, de acordar para comer, de comer para dormir novamente. Acorde e, de repente, queira assistir TV, então vá assistir. Se não há nada de bom na TV, jogue, olhe para o relógio e, se estiver tarde, durma. Acho que todo mundo precisa de dias como esse.
Esse tempo deve se tornar ainda mais importante quando você está ocupado sendo um membro do BTS, já que você não tem muito tempo para gastar dessa maneira.
Jin: Quando eu não estou trabalhando, tudo que eu realmente quero fazer é algo que eu goste por mim mesmo. Nesse caso, as pessoas podem se perguntar por que você está fazendo coisas que não vão te ajudar na vida, mas acho que esse tempo é importante para todos. A sociedade está sempre buscando as coisas que são úteis. Isso também é bom, mas, para o nosso próprio bem, acho que precisamos de tempo para encontrar estabilidade nas nossas próprias mentes, mesmo que pareça inútil aos olhos de outros.
Falando nisso, você postou uma foto sua comendo com Bang Si-hyuk, o produtor, no Weverse. É incrível que duas pessoas com tanta influência e coisas para fazer possam relaxar juntas.
Jin: As pessoas no escritório podem achar que é difícil se aproximar dele, mas eu não acho que ele seja assim. (risos) Então, quando estava de passagem, pedi a ele que tomasse uma bebida comigo e de repente ele disse: "Ok, quando você está livre?". Na maioria das vezes, porém, eu só me encontro assim com as pessoas no impulso do momento, então eu disse: "Uh, eu estou ocupado agora. Este dia está todo reservado também e este dia também”. (risos) “Então se faça de difícil para mim e eu vou arranjar um tempo quando você terminar”. Nós ficamos nessas idas e vindas da conversa e, então, ele veio me ver no dia seguinte para jantar, quando eu tinha finalizado o trabalho. E ele disse que cozinharia para mim e que compraria vinho também. De qualquer forma, foi uma boa refeição.
Você não devia se sentir tão confortável com ele antes do seu debut (risos), mas, com o passar do tempo, muitas coisas mudaram. Todos se tornaram muito bem-sucedidos também.
Jin: Você poderia dizer que eu estava em uma posição em que estava procurando um emprego quando era um trainee. Na época, eu achava que as pessoas escolhidas pareciam muito legais, mas, em contraste, eu não tinha confiança. Eu não acho que teria realmente acontecido dessa forma, mas eu pensei que se eu falasse com alguém que tivesse encontrado trabalho, eles me ignorariam, mais ou menos. Então, eu não me sentia muito confiante.
Acho que você mostrou que tem confiança pela piada que contou no You Quiz on the Block da tvN sobre o seu irmão mais velho chamando você de Sr. Seokjin recentemente ou quando você falou em um VLive sobre um parente mais velho que lhe deu dinheiro pelo Ano Novo coreano. Mostrou que você pode aceitar facilmente qualquer pessoa, não importa como eles lidem com você.
Jin: Certo. Se eu não me comportar assim, todos os outros terão mais dificuldade. Pessoas que eu conheço vão dizer “o superstar chegou” como uma piada. Se eu disser “Superstar? O que você está falando? Não diga isso" e olhar sério para eles, eles não terão ideia de como me chamar da próxima vez ou sobre o que falar. Honestamente, se alguém que está me encontrando pela primeira vez ou que não me vê com tanta frequência responde de forma um tanto exagerada, eles podem achar que é divertido. Tenho certeza que é assim que eu reagiria se eu conhecesse uma pessoa realmente famosa. Então, se alguém disser “Aha, a superestrela chegou”, eu digo “a superestrela chegou!” também. Contanto que eu não responda de forma séria, para que todos possam dizer que é uma piada, o gelo está quebrado.
Agora que você é uma superestrela de verdade, não em uma piada, há algo que você diria ao velho e inseguro Jin do passado se pudesse se encontrar com ele?
Jin: Eu não sei o que diria a ele. Quero dizer a ele para manter a cabeça erguida (risos), mas se eu der ao meu antigo eu muito em que pensar, ele pode acabar se sentindo exausto após a prática e desistir. Acho que seria suficiente apenas dizer a ele para trabalhar duro.
Onde você encontra a ambição para continuar trabalhando duro, mesmo agora?
Jin: Nas reações do ARMY, é claro. Eu diria que estou me esforçando mais e tentando me sair bem sem ficar exausto, então eu posso ver as pessoas no Twitter ou no Weverse dizendo que eu melhorei ou que eu estou fazendo um bom trabalho. E, hoje em dia, temos que fazer as performances em vídeo e filmamos com antecedência por uma questão de qualidade. Por causa disso, normalmente gravamos as performances muito antes das músicas serem lançadas, o que significa que temos que mudar o nosso visual para a gravação. É difícil ir a público com o meu novo visual até que algo seja oficialmente lançado por esse motivo ou então podem haver spoilers. Isso me deixa ainda mais ansioso para mostrar o que há de melhor nas nossas apresentações. Se não fosse pela situação atual, eu poderia ver instantaneamente as reações dos nossos fãs, então é uma pena que eles não possam me ver trabalhando tão duro.
O que você gostaria de dizer ao ARMY?
Jin: Eu espero que os nossos fãs não percam as suas risadas. Eu não sou muito bom em dizer esse tipo de coisa. Não está na minha personalidade. Eu me sinto envergonhado quando falo assim e não consigo me levar a sério, então tento manter isso no mínimo. Mas os fãs nos assistem como um hobby, sabe? Os passatempos têm tudo a ver com divertir-se e ser capaz de rir, por isso eu quero parecer feliz, por eles, e não exausto. Eu faço um esforço especial para fazer postagens engraçadas ou deixar respostas engraçadas no Weverse apenas para fazê-los mais felizes. Eu apenas espero que qualquer pessoa que goste de mim seja feliz. E eu não quero que eles vejam nada de ruim. É assim que eu me sinto em relação ao meu trabalho.
Comentarios