top of page
  • Writer's pictureefeitobts

Jin lança uma festa global com "Super Tuna" [Weverse Magazine | 14/03/2022]

*Tradução livre a partir de artigo original publicado em 14 de março de 2022. Caso deseje visualizá-lo, acesse: https://magazine.weverse.io/article/view?lang=en&num=355




Jin lança uma festa global com "Super Tuna":

O membro do BTS dá detalhes da produção por trás da música





“A nossa geração não tem nenhuma música boa sobre pesca para ouvir quando estiver na estrada. E há muitos assuntos sérios em debate ultimamente, então pensei que seria bacana fazer uma música que fosse leve e otimista.”


A razão pela qual o Jin, membro do BTS, pensou que deveria fazer “Super Tuna” era simples: uma vez, ele mencionou em In the SOOP que queria fazer uma música de pesca. Dessa vez, ele disse que, se ia escrever uma música que captasse as alegrias da pesca, ele teria que fazer isso enquanto pescava. “Eu, de fato, queria fazer uma música de pesca, mas era realmente uma desculpa para ir pescar com o BUMZU. Nós fomos depois que eu sugeri à gravadora que nós dois pescando resultaria em bom conteúdo.” E então Jin, com seu produtor que se tornou também um amigo de pesca, BUMZU, visitou um local de pesca com um esboço para a música em mãos e trocou ideias a medida em que surgiam, esmiuçando detalhes de “Super Tuna”, enquanto pescava de verdade o tempo todo. Esse processo os levou à melodia final em apenas cinco minutos. Da sua parte, BUMZU achou a abordagem única, dizendo: “Foi a primeira vez na minha vida que trabalhei em uma música enquanto pescava em um barco no mar.”


A abordagem incomum funcionou porque os dois estavam animados e felizes enquanto montavam a música. “Eu já estava pensando em 'Super Tuna' para o título, mas só descobri mais tarde que não havia atum para onde nós fomos”, explicou BUMZU sobre esse contratempo, “e eu estava preocupado enquanto estávamos pescando, mas depois pegamos muitos peixes diferentes, incluindo bacalhau, e acabamos sentindo que qualquer tipo de peixe serviria.” Talvez tenha sido graças a essa atmosfera descontraída que ocorreu um pequeno milagre. “Eu disse brincando: ‘Seokjin, você é uma superestrela universal! Você seria capaz de pegar um atum de qualquer maneira’. Ele riu, lançou sua linha e, então, pegou um de verdade. Todos lá, incluindo o pescador profissional, ficaram chocados. Depois disso, eu disse: 'Quero dizer, nós pegamos um atum. E se nós virmos um tubarão em seguida?' Então, voila, um bebê tubarão veio e nadou um pouco ao redor do barco. Aquilo me deu arrepios. Acho que vi uma auréola de luz em torno do Seokjin. Haha.”


Jin realiza um evento diferente ao final de cada uma das apresentações do BTS, o que deixa os fãs em diversão pura. Essas surpresas assumem uma forma diferente a cada vez, seja amarrando o cabelo em forma de maçã ou com um laço gigante, e já se tornaram uma das marcas registradas dos shows do grupo. Nessa finalidade, “Super Tuna” é um encapsulamento perfeito da personalidade do Jin: embora seja uma “superestrela universal” – se apresentando em estádios, ganhando o prêmio de Artista do Ano no American Music Awards – ele também descobre sua própria maneira de encontrar felicidade fazendo uma música enquanto pescava atum. E é um sentimento que Jin queria compartilhar com as pessoas que mais importam para ele. “Eu queria que os ARMYs ouvissem a música e se divertissem rindo enquanto me observavam. No final, eu estou simplesmente feliz por eles gostarem”, disse ele. “Eu me diverti apenas assistindo eles curtirem a música e sabendo que eles gostam dela. Aquilo foi suficiente para mim."


“Super Tuna” é uma música divertida que se enquadra no gênero trot e Jin até mesmo trouxe atum hwe* e bokbunja ju** à gravação para incutir uma atmosfera animada na música. Ele também encorajou a equipe de staff, que se sentiu um pouco envergonhada ao se encontrar pela primeira vez, a se juntar ao grupo cheio de energia cantando junto. “Eu nunca tive uma experiência de gravação como essa antes”, disse BUMZU, relembrando uma imagem da diversão que eles tiveram nos bastidores. “Eu estava rindo muito, assistindo o Seokjin direcionando a equipe para cantar com mais energia no refrão. Ele os dirigiu com muita paixão e, no final, disse: ‘Ok, pessoal! Se mandarmos bem nessa tomada, todos nós podemos ir para casa!' Todos os membros da equipe cantaram em alto e bom som, e no tom correto também.”


O que os dois disseram mais do que qualquer outra coisa enquanto trabalhavam juntos foi “vamos nos divertir e manter as coisas leves” e o vídeo da coreografia de “Super Tuna” surgiu através de sugestões da equipe quando eles se apaixonaram pelo charme da música. De acordo com Bang Woo-jung, profissional sênior do Creative Studio da HYBE 360, “nós originalmente planejamos mostrar uma dança simples para 'Super Tuna' no VLIVE, mas seria uma pena se ele dançasse apenas uma vez e depois isso foi esquecido. Então, perguntamos ao Jin como ele se sentiria gravando um vídeo de coreografia para a música e ele ansiosamente se interessou e filmou.” Jin apontou como “a equipe estava se divertindo ainda mais com isso. Eles estavam tão animados, sugerindo isso e aquilo e até trazendo um balão da Pequena Sereia como decoração para a transmissão do VLIVE, então como eu poderia dizer não? Na verdade, acho que isso é a coisa mais importante no trabalho: manter a atmosfera divertida e animada.” A abordagem do artista de saborear cada momento da sua vida cotidiana enquanto também vive a vida de ser um membro do BTS permeia através de “Super Tuna”.





Depois que o grupo encerrou seu show BTS PERMISSION TO DANCE ON STAGE – LA, Jin apareceu em seu aniversário no VLIVE no dia 4 de dezembro e “Super Tuna” foi mostrada pela primeira vez, onde foi idealizada como um dos seus eventos divertidos e como uma espécie de presente. Ele entrou em detalhes sobre o processo de produção por trás da música, aparentemente se sentindo tímido, mas os fãs foram totalmente conquistados pela música inesperada e “Super Tuna” se tornou uma sensação imediata. A faixa foi a música mais popular no YouTube globalmente por 16 semanas consecutivas e ficou na parada Hot Trending Songs da Billboard por 11 semanas seguidas, apesar de não receber um lançamento totalmente “oficial”, enquanto paródias e desafios de dança da coreografia se tornaram virais nas mídias sociais e plataformas de compartilhamento de vídeo em todo o mundo. Em 26 de fevereiro, os vídeos com a hashtag #supertuna ultrapassaram a marca de 320 milhões no principal serviço de vídeos curtos, o TikTok, e as principais notícias e outras mídias na Coreia do Sul e no exterior estavam relatando a popularidade de “Super Tuna” e o fenômeno de seus desafios divertidos que se associam à música.


“Eu não conseguia acreditar”, disse Jin. “Eu só esperava que os fãs que gostam de coisas divertidas apenas gostassem da música e dissessem: Ok, uma boa música. Mas eu fiquei realmente surpreso quando vi como a música estava tendo um desempenho muito melhor do que eu jamais poderia esperar.” No dia seguinte ao lançamento de “Super Tuna”, Jin até fez um apelo aos fãs no Weverse para que parassem com os desafios. “Honestamente, eu me senti um pouco estranho. É algo muito bruto (no sentido de "sem lapidar") em comparação com o tipo de música de alta qualidade que estou acostumado a lançar com o BTS, então eu queria que os ARMYs fossem os únicos que soubessem disso. Me pareceu que os ARMYs pensaram 'Eu não posso guardar essa coisa estranha apenas para mim' e eles estavam se divertindo espalhando isso por aí. Então, eu cedi. (risos) Eu vi ARMYs dizerem: 'Nós temos permissão para dançar'. Então, eu disse: 'Sim, vocês estão certos, vocês têm!' e acabei aceitando".


Como Jin explicou no Weverse, “Super Tuna” foi “feita para ser simplesmente apreciada”, mas fazer uma música que é apenas por diversão nem sempre é um processo simples e “deu bastante trabalho”. De acordo com BUMZU, embora a música não exigisse nada muito técnico, fazer uma música trot com sensibilidades cômicas de grau B exigia uma abordagem totalmente nova por tentativa e erro. “Era importante que houvesse um híbrido de sentimentos diferentes”, disse ele. “Em termos de som, nós fizemos isso olhando para o sentimento de 'ParaPara Queen' de So Yoo-jin e, então, adicionamos detalhes específicos para 'Super Tuna', trocando continuamente ideias com o Seokjin. Portanto, eu acho que você poderia dizer que 'Super Tuna' se enquadra no gênero alternativo EDM trot.” Para entrar em um estilo que era tão diferente para ele, Jin abordou a música com um estilo vocal diferente do habitual. “Quando eu cantei a parte 'palttak palttak', por exemplo”, Jin disse, “eu teria cantado um 'palttak' curto se eu estivesse cantando para o BTS, mas em 'Super Tuna' eu cantei tipo, 'pa- alttak', para destacar aquele toque rústico. Eu devo ter cantado essa parte pelo menos 50 vezes.” É possível sentir como ele não estava apenas tentando se divertir enquanto fazia a música, mas também exibia o profissionalismo esperado dos membros do BTS.


A coreografia, hoje famosa por ter inspirado uma série de desafios populares online, envolveu um processo criativo semelhante. Son Sung Deuk, o diretor de performance da música, disse que Jin pediu “uma dança divertida que fosse simples o suficiente para que qualquer um pudesse dançar junto”, mas que ele teve que passar por várias idas e vindas na dança até que a sua própria ideia de simplicidade se alinhasse à do Jin. “A coreografia parecia muito fácil para mim, mas ele disse que tinha que ser ainda mais fácil. A partir do feedback do Seokjin, tirei mais e mais, a ponto de me perguntar se estava tudo bem em remover tanto.” Embora toda a ideia de “Super Tuna” tenha sido idealizada por impulso e a sua produção tenha sido como um dia de diversão na praia, a coreografia teve de ser encarada com um pente fino, tendo em mente o tempo todo a exigência expressa de simplicidade a fim de se tornar intuitiva. Son disse que a versão final da coreografia se beneficiou de todo esse trabalho. “Movimentos que parecem fáceis para um profissional podem parecer difíceis para um leigo, mas acho que manter os movimentos realmente fáceis tornou ‘Super Tuna’ mais acessível para que mais pessoas pudessem se divertir.”


“Super Tuna”, na verdade, se tornou popular logo após o seu lançamento graças ao ARMY que estava fazendo seus próprios desafios e paródias, mas assumiu um tipo totalmente diferente de desafio com crianças pequenas depois disso. Vídeos de grupos de crianças, com os olhos fascinantemente fixados no vídeo de “Super Tuna” enquanto cantam e dançam junto com o Jin, começaram a circular em diferentes comunidades online e nas mídias sociais, enquanto personagens conhecidos, incluindo os “grande três” personagens infantis na Coreia – Pinkfong, Pororo e Cocomong – abraçaram a tendência e fizeram suas próprias versões do desafio de covers da dança, involuntariamente posicionando “Super Tuna” como uma música infantil popular. Além de se tornar tendência com as gerações e grupos mais familiarizados com o compartilhamento de vídeo, vimos trabalhadores em indústrias relacionadas a lugares como fábricas de processamento de atum congelado ou pesca em alto mar e até mesmo pessoas de agências governamentais como o Ministério dos Oceanos e Pescas ou personagens-mascotes dos governos municipais se juntarem à mania de “Super Tuna” que Jin despertou, saboreando suas vidas cotidianas exatamente como Jin havia imaginado originalmente. Esse é o tipo de banquete de atum, de festa do atum que podemos ter quando alguém com o peso do BTS por trás se propõe a trazer felicidade às pessoas.





“Eu mal tinha a coreografia memorizada” para “Super Tuna”, o que foi primordial para a propagação do desafio, disse Jin, “e eu estava ocupado pensando no parque temático ao qual eu iria depois das filmagens, então estou um pouco desconcertado que as pessoas estejam tão interessadas nisso.” Mas um membro da equipe que estava presente apontou a seriedade do Jin, descrevendo como “ele pratica coreografias sempre que tem tempo, mesmo quando está ocupado com shows. Após as filmagens, ele verificou cuidadosamente os pequenos detalhes, como os gráficos do vídeo, e ofereceu feedback.” Son acrescentou que Jin é do tipo que “sabe exatamente o que ele tem que fazer e silenciosamente começa a trabalhar, não importa a situação ou o seu papel”, e a música captura essa atitude intocada que Jin toma em relação à vida. A música também ensinou ao Jin uma pequena lição: “Há muitas coisas com as quais eu devo me preocupar quando estou trabalhando, como o quão bem um trabalho será recebido. Então, mesmo que eu estivesse fazendo algo que deveria aproveitar, se tornou trabalho”, disse ele. “Mas 'Super Tuna' me ensinou que, se eu tentar tornar esse tipo de trabalho divertido e animado, eu posso me sentir de forma diferente em relação a ele.” Em seu aniversário anterior, Jin lançou “Abyss”, uma faixa que tocou em seus sentimentos mais íntimos. Tanto "Abyss" quanto “Super Tuna” são expressões do artista de seus sentimentos cotidianos e as duas músicas têm o Jin escrito e refletido por todos os lados. Ele se abriu sobre esses sentimentos e experiências de maneiras que ele sabia que os fãs seriam mais receptivos. BUMZU, que trabalhou em ambas as faixas, disse que Jin “tem um desejo poderoso de compartilhar o seu eu interior através da música e eu poderia dizer que todo o seu corpo está preenchido de pensamentos a respeito dos seus fãs. Me lembro de como a última coisa que ele falava no final de cada etapa do trabalho na música eram os fãs.”


Este é um homem com uma enorme influência que ainda se mostra humilde ao compartilhar seus momentos de felicidade e tristeza com seus fãs. Muitas pessoas, não apenas fãs, encontraram meios de injetar um pouco de energia em suas próprias vidas graças ao Jin compartilhar as suas emoções através da música. Apenas o Jin conseguiria fazer isso – a mesma estrela do BTS que seguiu o plano que fez enquanto pescava de realmente fazer uma música sobre pesca. Sem surpresas, ele tinha apenas um pequeno comentário a fazer sobre tudo isso:


“Não há nada de grandioso nisso. Se eu acho que os fãs vão gostar, eu simplesmente faço.”





 


*"Tuna hwe" ou "atum hwe" nada mais é do que o peixe cru delicadamente fatiado em uma preparação especial;


**"Bokbunja ju", também chamado de vinho bokbunja, é um vinho de frutas coreano feito de bokbunja, que se trata de uma espécie de framboesa preta tipicamente coreana.

47 views0 comments

Comments


Post: Blog2_Post
bottom of page