Ao falarmos sobre a era Love Yourself, é essencial discutirmos também a sua relevância social, que se expressou de forma poderosa por meio da campanha LOVE MYSELF.
Em novembro de 2017, o BTS e a Big Hit Entertainment - agora HYBE - firmaram uma parceria oficial com o Comitê Coreano do UNICEF (Fundo Internacional de Emergência das Nações Unidas para a Infância) afiliado às Nações Unidas (ONU). Essa parceria surgiu tendo como objetivo patrocinar uma iniciativa chamada #ENDviolence, uma campanha global do UNICEF destinada a garantir que crianças e adolescentes possam levar vidas seguras, saudáveis e, sobretudo, sem medo da violência.
Firmada a parceria, o BTS criou a sua própria campanha adjunta chamada LOVE MYSELF (que significa "Amar a mim mesmo"), caminhando lado a lado com a era Love Yourself e a sua mensagem.
Após apenas dois meses, em janeiro de 2018, os fundos globais recebidos pela campanha já totalizavam cerca de 106 milhões de wons - aproximadamente 100 mil dólares apenas das doações por parte do ARMY e outros contribuintes.
No entanto, por que uma campanha como LOVE MYSELF, financiando #ENDViolence, é tão importante? Qual é o impacto dela na realidade?
Para responder essas questões, trazemos alguns dados de anos recentes levantados pelo próprio UNICEF:
⚪️ Em todo o mundo, cerca de 130 milhões (pouco mais de 1 a cada 3) de estudantes com idades entre 13 e 15 anos sofrem bullying;
⚪️ Cerca de 3 a cada 10 adolescentes (cerca de 17 milhões) em 39 países da Europa e da América do Norte admitem que intimidam outras pessoas na escola;
⚪️ 732 milhões (1 a cada 2) de crianças em idade escolar entre 6 e 17 anos vivem em países onde os castigos corporais na escola não são totalmente proibidos;
⚪️ 59 tiroteios em escolas que resultaram em pelo menos uma morte foram registrados em 14 países durante os últimos 25 anos;
⚪️ Quase 500 ataques ou ameaças de ataques a escolas foram documentados ou verificados apenas em 2016 em 18 países ao redor do mundo.
Diante de dados lastimáveis como esses, de que maneira o UNICEF age através de parcerias como LOVE MYSELF + #ENDViolence para impactar a realidade dessas crianças e adolescentes?
Bom, o UNICEF trabalha junto a governos, agências das Nações Unidas, ONGs parceiras e outras organizações internacionais para:
⚪️ Implementar leis e políticas específicas que protejam estudantes da violência;
⚪️ Reforçar medidas de segurança nas escolas;
⚪️ Incentivar estudantes e comunidades inteiras a desafiarem a cultura da violência que, muitas vezes, é naturalizada;
⚪️ Levantar e investir recursos de forma eficaz e transparente.
Talvez você esteja se questionando: Como LOVE MYSELF é financiada?
Os fundos da campanha são arrecadados de diversas maneiras, como:
✅ Doações diretas por parte do BTS e de sua empresa;
✅ 3% de todas as receitas das vendas físicas da trilogia de álbuns Love Yourself;
✅ 100% de todas as vendas de produtos oficiais da campanha LOVE MYSELF;
✅ Parte da receita das vendas do KakaoTalk, Give-ticon e da LINE stickers para a campanha LOVE MYSELF;
✅ Contribuições diretas da plataforma do Kakao;
✅ Doações por uma plataforma de doação online da Naver chamada “Happy Bean”;
✅ Doações recebidas através de plataformas instaladas pelo próprio UNICEF.
A partir dessa organização e ação, cerca de 2,98 milhões de dólares, que foram doados globalmente entre 2017 e o início de 2021, têm sido aplicados para acabar com a violência contra crianças e jovens e ajudar adolescentes em todo o mundo a se abrirem sobre as suas próprias experiências.
Foi também por meio da campanha LOVE MYSELF e de seu impacto global que o BTS teve a oportunidade de se dirigir a chefes de Estado e líderes mundiais em reuniões da Assembleia Geral das Nações Unidas em 2018 e, novamente, em 2020.
No discurso do RM à Assembleia em setembro de 2018, o líder do grupo destacou a importância fundamental do amor próprio e de, ainda mais além, mostrarmos a nossa voz, sob o lema de "Love Yourself, Speak Yourself":
“Eu posso ter cometido um erro ontem, mas o eu de ontem ainda sou eu. Hoje, eu sou o que sou com todos os meus defeitos e erros. Amanhã, eu posso ser um pouco mais sábio e esse também serei eu. Essas falhas e erros são o que eu sou, compondo as estrelas mais brilhantes da constelação da minha vida. Eu aprendi a me amar pelo o que eu sou, pelo o que eu fui e pelo o que eu espero me tornar.
Eu gostaria de dizer mais uma última coisa. Após lançarmos a série de álbuns Love Yourself e a campanha Love Myself, eu comecei a escutar histórias impressionantes dos nossos fãs pelo mundo, de como a nossa mensagem os ajudou a superarem as dificuldades da vida e de como eles passaram a se amar. Essas histórias constantemente nos lembram da nossa responsabilidade. Então, vamos todos dar mais um passo. Aprendemos a nos amar. Agora, eu insisto que vocês mostrem a sua voz. Eu gostaria de perguntar a todos vocês: Quais são seus nomes? O que anima vocês e o que faz os seus corações baterem? Me contem as suas histórias, eu quero ouvir as suas vozes e ouvir as suas convicções.
Não importa quem você seja, de onde você venha, a cor da sua pele, a sua identidade de gênero, apenas fale! Encontre o seu nome e a sua voz falando por si próprio.”
Já em 2020, em meio ao triste cenário da pandemia, fomos relembrados pelo BTS sobre a importância da superação e de que, mesmo em meio ao caos, a vida encontra os seus meios para continuar:
“O nosso amanhã pode ser escuro, doloroso, difícil e nós podemos tropeçar ou cair, mas as estrelas brilham mais forte quando a noite está mais escura. E se as estrelas estão escondidas, vamos deixar que a luz da lua nos guie. E até mesmo se a lua estiver escura, que os nossos rostos sejam a luz que nos ajude a encontrar o nosso caminho. Vamos reimaginar o mundo! Nós estamos amontoados e cansados juntos, mas vamos sonhar novamente. Vamos sonhar com um futuro em que nossos mundos vão poder sair dos nossos quartos pequenos de novo. Pode parecer que sempre está de noite e que nós sempre estaremos sozinhos, mas a noite é sempre mais escura antes da primeira luz do amanhecer.”
Recentemente, em março de 2021, o BTS e o UNICEF renovaram o compromisso da campanha LOVE MYSELF, reiterando o combate à violência e à negligência e promovendo o amor próprio, o amor mútuo, a autoestima e o bem-estar.
No início de LOVE MYSELF em 2017, abrindo as portas da campanha, o BTS e a Big Hit Entertainment já haviam feito a doação de 500 milhões de wons. Em março desse ano, para celebrar a renovação da campanha, o BTS doou mais uma quantia de 1 milhão de dólares e se comprometeu a continuar redirecionando verbas de todas as vendas de produtos relacionados à campanha LOVE MYSELF e de todos os álbuns Love Yourself.
Desse modo, ARMY, se você já comprou ou ainda pretende comprar um álbum da era Love Yourself, tenha certeza de que parte do valor dessa compra também ajudará a campanha e, consequentemente, as crianças e os adolescentes que se beneficiam dela.
Através de LOVE MYSELF, o BTS se tornou o primeiro artista da Coreia do Sul a arrecadar fundos como parte de um fundo social para campanhas globais, marcando mais uma vez o seu nome na história.
Em resultados que vão desde o empoderamento pessoal ou coletivo ao custeio de programas e à modificação de políticas, a campanha LOVE MYSELF - especialmente através da força que reside na unidade entre o BTS e o ARMY - tem sido um símbolo de impacto positivo sobre a vida de crianças e adolescentes, bem como de todos que se propõem a apoiá-la, ao redor do mundo.
Assim, tomando como base as palavras finais do vídeo global da campanha, que permaneça a sua mensagem: Escolha o respeito. Escolha o apoio. Escolha a bondade. Escolha o amor.
Comments