*Tradução livre a partir da matéria original publicada em 15 de março de 2021. Caso deseje visualizá-la, acesse: https://www.refinery29.com/en-us/2021/03/10365770/bts-grammy-awards-performance-snub-reactions?utm_source=twitter&utm_medium=tweet
Durante a cerimônia do 63º Grammy Awards em 14 de março, era óbvio que a Recording Academy estava tentando expiar sua história de pecados homogêneos. No entanto, alguns momentos distintos - como o déjà vu de ver mais uma vencedora branca verbalizar que uma mulher negra era mais merecedora - deixaram claro que o Grammy não mudou muito. Caso em questão: A performance do BTS.
A apresentação do septeto coreano de seu single nº 1, "Dynamite", era compreensivelmente uma das mais esperadas da noite. Não seria apenas histórico, já que um grupo coreano nunca foi convidado para o palco do Grammy para uma apresentação solo, mas a música também foi a sua única (também histórica) indicação este ano. (Sem mencionar que performar é o superpoder do BTS). Depois de ser indicado anteriormente pelo design de seu álbum e receber uma participação especial durante a performance de Lil 'Nas X em "Old Town Road (Remix)" em 2020, parecia que o grupo de maior sucesso do mundo estava finalmente recebendo um pouco do reconhecimento que merecia.
No entanto, eles perderam o Grammy de Duo/Colaboração Pop para Lady Gaga e Ariana Grande com "Rain On Me" durante a premiação do pré-show, para a decepção de muitos. E embora os espectadores e fãs tivessem a performance pela qual ansiar, os Grammys continuaram brincando que o palco do BTS seria "o próximo". Porém, eles foram um dos últimos grupos a se apresentar durante a transmissão de 3,5 horas.
Não foi difícil para os fãs e críticos verem exatamente o que os Grammys estavam tramando - tirando proveito do enorme poder de visualização do BTS por todo o valor - e muitos não ficaram felizes com isso.
Tradução: "Os Grammys estão dizendo que o BTS é o próximo durante toda a cerimônia. Vocês nem disfarçam. Estamos vendo vocês espremendo os números"
Tradução: "Espera, eles vão colocar o BTS por último, não vãoooooo" "A forma como todo show de premiação sem exceção vai colocar um 'A seguir: BTS' 1 hora antes do BTS vir ao palco porque eles SABEMMMM de onde as visualizações estão vindo"
Tradução: "Os meninos foram absolutamente fantásticos! Eles são válidos de cada segundo de espera, mas a forma como a Recording Academy lidou com o BTS e o ARMY hoje foi realmente horrível. Vocês não vão dar um prêmio a eles mas fizeram com que eles se apresentassem por último porque vocês sabem que muito das visualizações vieram da base de fãs deles. #scammys"
Tradução:
"Humor do dia:
Bravo: por causa do nítido uso do BTS e do ARMY pelo time do Grammy para ter visualizações
Triste: porque eles não venceram em uma categoria de performance quando isso é o que eles fazem de melhor
Confortado: porque eu confio que eles sabem das políticas e vão continuar trabalhando nas suas músicas independentemente disso"
Foi uma situação compreensivelmente frustrante, porque, infelizmente, esta não é a primeira vez que BTS e seus fãs foram usados para atrair as atenções. Na maioria das vezes que o BTS é convidado para premiações americanas, ele costuma ser excluído dos principais prêmios de criação e isolado em categorias diferentes de seus pares ocidentais. Também é comum que as marcas tentem se insinuar com os fãs de K-pop se envolvendo com eles no Twitter em uma jogada flagrante para aumentar o número de seguidores.
Durante a cerimônia do Grammy do ano passado, o show adorou cortar as reações charmosas e engraçadas do BTS aos atos no palco. Desde então, eles deram entrevistas com o grupo e os animaram para a grande noite, apresentando-os na transmissão virtual ao vivo do programa pré-prêmio do MusiCares.
Como colírio para os olhos e ouvidos, o BTS deu ao Grammy toneladas de promoção gratuita e a Recording Academy ficou feliz em aceitá-la. Um usuário do Twitter apontou que esta é uma jogada clássica do Grammy, conforme a colega artista do BIPOC, Nicki Minaj, descreveu uma experiência semelhante com a premiação. Enquanto as pessoas lamentavam o desprezo ao grupo, a hashtag #scammys começou a virar tendência online.
O BTS aceitou a derrota como campeões e expressou a sua profunda gratidão aos fãs nas redes sociais. Mas o momento mais revelador da noite aconteceu depois que a cerimônia foi ao ar. O grupo também realizou uma transmissão ao vivo de 17 minutos de sua celebração pós-evento que foi assistida mais de 11,1 milhões de vezes (e segue contando) - eclipsando os 7,88 milhões que sintonizaram para assistir ao Grammy.
Então, realmente, no final do dia, quem precisa de quem? Como Drake disse durante seu discurso no Grammy de 2019, "se há pessoas que têm empregos regulares que estão saindo na chuva, na neve, gastando seu dinheiro arduamente ganho para comprar ingressos para ir aos seus shows, você não precisa disso aqui. Eu prometo a você, você já ganhou."
Digamos apenas que se o BTS decidir realizar um concerto no ano que vem durante o mesmo período da cerimônia da premiação, saberemos quem as pessoas escolherão.
Comments