top of page
Writer's pictureefeitobts

SUGA: "Você poderia pensar que vivo com sonhos super grandiosos, mas eu não sou assim de modo algum"

*Tradução livre a partir de texto original publicado em 22 de dezembro de 2021. Caso deseje visualizá-lo, acesse: https://www.gq.com.au/entertainment/music/bts-suga-interview/image-gallery/8c81a11b3f2ca5278b4bf1337d3345ed





SUGA: "Você poderia pensar que vivo

com sonhos super grandiosos,

mas eu não sou assim de modo algum"


[GQ KOREA]


Os sonhos e fôlegos de SUGA, que está em constante evolução.





SUGA veste Louis Vuitton ao longo da entrevista.



Como você está atualmente? Você está se sentindo bem?


Estou bem. Sim, acho que essa é a expressão perfeita para como eu estou. Posso trabalhar com pessoas incríveis e não estou passando por nada negativo no momento. Eu me sinto em paz esses dias.


Sim, você parece bastante relaxado. Como você consegue se manter tão equilibrado e calmo?


É possível se você der um passo para trás e observar a situação um pouco à distância. As pessoas tendem a ficar emotivas e chegar a pontos extremos, às vezes, mas você pode ganhar um senso de clareza se você apenas se mantiver firme e der um passo para trás. Quando as coisas esquentam, eu simplesmente paro tudo para poder pensar. Provavelmente é por isso que eu não me envolvo em discussões.


Portanto, você olha para a situação sob a perspectiva de uma terceira pessoa.


Isso funciona para mim. Honestamente, se algo pudesse ser resolvido por uma explosão de raiva, já teria sido resolvido muito antes.



Há coisas sobre as quais você está certo agora e sobre as quais você esteve errado no passado?


Ah, tantas coisas. Acho que eu fui particularmente afetado por aquilo que as pessoas pensavam ou diziam quando nós debutamos. Eu me tornei muito sensível às respostas das pessoas, algumas delas mal-intencionadas. Mas eu nunca conheci ninguém que me dissesse essas coisas pessoalmente. Ninguém. Não foi sensato da minha parte passar tanto tempo online naquela época. De um certo ponto em diante, eu senti que aquilo estava muito distante do mundo real. Os problemas que pareciam ser uma grande coisa online não tinham qualquer peso na realidade. Hoje, eu passo um mínimo tempo online.


Agora, a única notícia que se ouve é da relevância do BTS. Há algo com que você simplesmente não consegue se acostumar, mesmo depois de todos esses anos?


Nós estamos sempre três anos atrasados ​​na nossa capacidade de assimilar as respostas das pessoas. Nós não fazemos ideia do que as pessoas estão pensando no momento. De certa maneira, essa é a nossa força, mas também significa que ainda nos sentimos desajeitados ou envergonhados com os elogios que recebemos. Nós pensamos: “Mas não estamos nesse nível...”. E eu ainda me sinto animado e também nervoso quando se trata de subirmos ao palco.



Existe alguma performance que, às vezes, aparece nos seus sonhos?


Eu ainda tenho memórias vívidas do concerto final de 2019 em Seul [da turnê mundial “Love Yourself: Speak Yourself”]. Eu pesquiso essa performance, às vezes. Nos dias em que eu a assisto, certamente ela aparece nos meus sonhos.


A sua perspectiva e abordagem na música devem ter mudado ao longo dos anos, então eu estou curioso(a) para saber o que exatamente fez com que você se levantasse de novo e de novo. Se foi “han” [uma emoção especificamente coreana de profunda tristeza] nos anos passados, o que você diria que é o seu “combustível” nos dias atuais?


Eu diria que são os pensamentos interessantes que existem dentro de mim. É raro alguém como eu trabalhar em projetos externos, sejam eles comerciais, anúncios ou faixas populares. Mas esses desafios são muito divertidos. Isso me faz esperar ansiosamente pelo amanhã. “Han” e raiva tendem a corroer uma pessoa, então eu coloquei essas emoções em descanso e estou tentando usufruir de energia positiva no seu lugar.



Há o "SUGA do BTS”, o artista solo "AGUST D" e o produtor comercial "BY SUGA". Quanto cada uma dessas partes ocupa?


Eu sou todos os três. Cada um deles ocupa um terço de mim e um não é mais reflexivo de mim do que o outro. Eu simplesmente dou uma escolha às pessoas. Esses três lados de mim são incrivelmente diferentes, então estou dando às pessoas a escolha de me enxergarem como querem.


Existe um determinado padrão ou um ponto em que você para de trabalhar em uma obra? Até mesmo em um vídeo de pintura [transmitido ao vivo no YouTube] no ano passado, você mal largou o pincel.


Eu paro de trabalhar quando não sai nada. Eu simplesmente paro. Não sou do tipo que se apega a algo quando não funciona. Mas quando estou em concentração máxima, eu mal sei que horas são. Acho que eu sou assim com todas as coisas, não apenas com a pintura. Se eu encontro algo de que gosto, eu levo isso até a um ponto ridículo. Eu sigo nisso por um longo tempo simplesmente porque é divertido.



Quais são as palavras que você expressou por meio de formas de ondas de áudio, que você imprimiu e adicionou à sua pintura chamada “Manhã”*?


As minhas palavras estão escritas no verso daquela tela. Se alguém, algum dia, obtiver a pintura, apenas essa pessoa poderá lê-las.


Essas palavras devem ter um significado especial para você.


Elas têm um significado especial se você pensar que elas são especiais, mas não têm se você não pensar assim.


Que interessante. Não é fácil continuar mergulhando em uma mesma área com um nível constante de entusiasmo e curiosidade. Me faz pensar em como você afirmou em todas as suas entrevistas que pretende fazer música por muito tempo. Existe, de fato, uma maneira de uma pessoa continuar fazendo algo de que gosta por muito tempo?


Só é possível se você não gostar disso demais. Se você gosta demais de algo, é difícil continuar nisso por muito tempo. Eu costumava gostar demais de música. Eu amava tanto a música que tentei gostar menos dela. Eu ainda estou tentando amá-la menos.



Até mesmo agora?


Sim. Eu não ouço música a menos que eu esteja trabalhando na minha própria música. Eu a mantenho o mais longe possível de mim. Eu busco a música apenas quando preciso dela. Se você ama algo demais, chega um momento em que você tem que desistir disso exatamente por esse motivo. Você precisa manter isso a uma certa distância se quiser acompanhá-lo por muito tempo e não quiser ser consumido por tal. Se você der muito significado, torna-se muito difícil continuar.


Quando você começou a manter a música a uma certa distância?


Cerca de cinco anos atrás. Acho que foi a jogada certa. Eu consigo deixar fluir naturalmente e não me esforçar muito. Afinal, mesmo que eu fique preso enquanto estou trabalhando em uma música, nós somos uma equipe, então sempre há alguém que consegue amarrar as minhas pontas soltas. De certa maneira, isso significa que eu passei a contar muito com os membros. É claro, eu ainda tenho um senso de responsabilidade, mas é bom saber que existem pessoas que vão me segurar caso eu cometa um erro.


Existem muitos temas substanciais e contundentes na música do BTS. Vocês lidaram com temas como sonhos, realidade, solidão e esperança - coisas que me motivaram a olhar para mim mesma. Na sua opinião, quais palavras-chave ainda restaram?


Você não acha que nós continuaremos falando sobre os nossos sonhos? Eu continuo a viver com sonhos e continuarei sonhando no futuro. Ainda é difícil decidir qual será o nosso foco para este próximo capítulo após o lançamento de “Dynamite”.



Sim, as pessoas estão prestando muita atenção para ver quais temas vocês abordarão a seguir.


Com certeza, eu terei mais a dizer no futuro, porque gosto de compartilhar o que estou vivenciando em primeira mão. Acho que vou precisar continuar avançando neste percurso interminável de gangorra (ou seja, com altos e baixos).



Parece que o SUGA do BTS tem um certo ponto fraco pela palavra "sonho". O conselho que você deu - que todos são iguais perante os seus sonhos e que está tudo bem não ter um sonho - tem sido um bálsamo para muitos. Mas, às vezes, a existência de um sonho ou objetivo pode ser uma forma crucial de motivação. O que devemos fazer quando nos sentimos como uma criança perdida diante dos nossos sonhos?


Nós não podemos dar aos nossos sonhos muito significado. Sonhos são apenas sonhos. Quando eu digo que está tudo bem não ter um sonho, é porque você realmente não precisa de um. Você não deveria ter que lutar tanto simplesmente para viver a sua vida. É de partir o coração ver pessoas sendo pressionadas a seguir um único caminho quando há 7,8 bilhões de pessoas no mundo, vivendo 7,8 bilhões de vidas diferentes. As pessoas na casa dos 60 e 70 anos também podem sonhar, é claro, mas, muitas vezes, eu penso que o mundo é especialmente cruel com os jovens. É frequentemente sugerido que os jovens falharam caso não deem início a um caminho específico ou continuem nele conforme o que é esperado. Mas, conforme você vive, você percebe que a vida não funciona dessa maneira. Seria bom se as crianças e os jovens não se culpassem tanto, porque não é culpa deles.


E não se comparem a outras pessoas também. Não há absolutamente nenhuma necessidade de você comparar o tamanho do seu sonho com o sonho de outra pessoa. Você poderia pensar que eu vivo com sonhos super grandiosos, mas eu não sou assim de modo algum. Eu também não tenho um sonho agora. Isso me torna miserável, infeliz? Não. Em vez disso, eu estou em paz. Tenho certeza de que outro sonho virá a mim. O meu sonho poderia ser me tornar melhor no basquete, por exemplo. Eu acredito que a vida é boa e que vale a pena realizar sonhos assim, um por um.



Você está dizendo que um sonho, seja grande ou pequeno, é apenas um sonho. Isso é revigorante.


Eu tentei buscar motivos para viver a cada dia, mas eu descobri que o que mais gosto é de estar em paz. É o meu sonho me tornar alguém que se preocupa menos e que tem paz no coração. Esse é realmente o meu sonho, mas eu hesito em dizê-lo porque pode soar hipócrita. Alguns podem dizer: “Você só consegue dizer isso porque já conquistou tudo”. Mas eu realmente gostaria que todos nós tivéssemos sonhos, não importa se grandes ou pequenos, e que eles pudessem se tornar uma força motriz nas nossas vidas. Não há necessidade de serem grandiosos.



Então, um sonho é algo que vem ao seu encontro naturalmente.


Claro. Os sonhos estão sempre mudando, não é? Quem eu era há seis meses é muito diferente de quem eu sou agora e eu serei diferente novamente em seis meses. Os nossos pensamentos não mudariam também? É por isso que eu não gosto da frase "resolução original". Parece uma frase usada por adultos para manter as pessoas na linha. Precisamos aceitar que as pessoas mudam. Eu acredito que nós podemos nos adaptar às mudanças e seguir em frente.


Portanto, isso significa que podemos aguardar o dia em que você cantará canções folk? Ouvi dizer que, recentemente, você se interessou por música acústica/folk.


Certamente parece possível, não é? Eu não tenho tocado muito o meu violão esses dias, mas estou praticando o meu canto. Os membros não pensam muito nisso, mas eu ganhei coragem, graças a aqueles que gostam da minha voz. E eu realmente gosto de crossovers de gêneros musicais. Quer dizer, vivemos em uma época com pouco ou nenhum limite entre os gêneros. Então, você não consegue me imaginar cantando no futuro?



 


*Observações das tradutoras:


1) "Morning" ou "Manhã" foi o nome dado por Yoongi a esse quadro que ele pintou durante uma live no YouTube no ano passado. Você se lembra, ARMY?



364 views0 comments

Comments


Post: Blog2_Post
bottom of page