top of page
Writer's pictureefeitobts

Um pesquisador de cultura e arte coreano analisa as danças do BTS [Weverse Magazine - 15/02/2021]

Tradução livre a partir do artigo original publicado em 15 de janeiro de 2021. Caso deseje visualizá-lo, acesse: https://magazine.weverse.io/article/view?num=107&lang=en




Um pesquisador de cultura e arte coreano

analisa as danças do BTS

Uma visão intercultural da coreografia do grupo



As performances na era da globalização são um produto do hibridismo cultural. Nos tempos modernos, quando as fronteiras geográficas entre as culturas são confusas, as criações interculturais que assumem novas formas pela combinação ou harmonização de diferentes culturas tornaram-se inevitáveis. Para esse fim, as coreografias do BTS são notáveis pelo fenômeno que criaram na indústria da música. Eles transmitem mensagens por meio de suas músicas e letras, ao mesmo tempo em que transmitem emoção por meio de suas danças, livres de qualquer barreira do idioma, usando a coreografia para atravessar as barreiras da língua e da geografia.


Por exemplo, na coreografia de “Blood Sweat & Tears”, o movimento direita-esquerda-cima-baixo em cada batida é muito semelhante em forma ao sabangchigi, uma dança tradicional coreana. Sabangchigi é uma estrutura estética da dança coreana executada passo a passo de acordo com os princípios que norteiam seus movimentos. A etapa mais básica é uma interação com o céu e a terra. O significado da humanidade pode ser explicado pelo fluxo do chi interagindo com o céu, o solo e outros arredores. Quando isso acontece, os humanos estão em comunhão com o céu e a terra e se tornam um microcosmo de interação com o sol e a lua. Não podemos ter certeza se o BTS tinha o sabangchigi em mente quando fizeram sua coreografia de “Blood Sweat & Tears”, mas o sabangchigi há muito muito tem adicionado um estilo palpável e técnica à dança coreana e é muito familiar aos coreanos. Como tal, movimentos semelhantes podem ser facilmente encontrados em todo o catálogo de coreografias do K-pop e, como esses elementos familiares da dança tradicional coreana se fundem com a coreografia K-pop, aqueles movimentos outrora habituais parecem novos.


“Boy with Luv” é notável por um motivo semelhante. Entre os movimentos de dança nesta música, há um movimento circular em que um membro fica no meio enquanto o restante se abaixa e o rodeia enquanto se move em círculo. O movimento dessa coreografia é muito semelhante à curvatura vista em ganggangsullae - uma dança tradicional - e, embora os movimentos dentro do círculo sejam diferentes, o primeiro é claramente uma reminiscência do segundo através dos movimentos simples que se usa para expressar alegria. Conforme definido usando a origem teorizada da dança de baladas primitiva, o ganggangsullae é o som de muitas pessoas dançando em um círculo e pessoas em um círculo brincando enquanto seguram as mãos e dançam. No ganggangsullae, os muitos dançarinos no círculo envolvente dobram-se na altura da cintura para melhor mostrar os movimentos executados pelo único dançarino no centro que eles rodeiam. As danças em que os artistas cercam uma pessoa no meio são bem conhecidas para os coreanos, mesmo à parte do ganggangsullae.



Coreografias como essa do BTS mostram um importante fenômeno cultural que está acontecendo em todo o mundo hoje. O BTS mistura vários gêneros musicais e os harmoniza com outras características culturais e, por meio desse processo, está criando novas ideias - integrando livremente vários elementos de outras culturas com os seus próprios. Durante a dança solo de Jimin em "Spring Day", ele levanta os pés em direção ao céu proporcionalmente à força que usa para puxar as pernas. A maneira como ele muda seu centro de gravidade e o movimento de conexão entre seus braços e cada passo são surpreendentemente semelhantes aos movimentos encontrados na dança interpretativa moderna e coreana. Em outras palavras, Jimin é muito influenciado por ter estudado dança como sua especialidade e podemos ver que ele combina seu domínio da dança com a sensibilidade do K-pop para desbloquear novas possibilidades. De acordo com o acadêmico francês de teatro e intercâmbio cultural, Patrice Pavis, “quando a experiência com a expansão das fronteiras culturais é acumulada no corpo, isto é, quando esse corpo encontra novas culturas - há um aumento na experimentação”. Da mesma forma, o BTS entrou no mundo do K-pop com corpos que dominaram suas origens culturais, que incluem diversas músicas populares atuais e dança coreana, e assim sua cultura e as culturas daqueles que os observam estão passando por uma dilatação. Essa é apenas uma das tendências culturais que ocorrem na Internet, a medida em que pessoas de todo o mundo se interconectam. O BTS é o produto de uma era em que diversas culturas estão se integrando, favorecendo não uma cultura em particular, mas mantendo as características únicas de cada cultura individual. Olhando da perspectiva de alguém que estuda a cultura e arte coreanas, estou satisfeito que o estilo característico da Coreia seja um ajuste natural para a direção que essa nova era está tomando.

31 views0 comments

Comments


Post: Blog2_Post
bottom of page