top of page
Writer's pictureefeitobts

Vestindo hanbok em 2021 [Weverse Magazine - 12/04/21]

*Tradução livre a partir do artigo original publicado em 12 de abril de 2021. Caso deseje visualizá-lo, acesse: https://magazine.weverse.io/article/view?lang=en&num=130




Os membros do BTS, Jung Kook e V, foram vistos usando a chamada “moda de aeroporto” no passado. Para o seu visual, os dois escolheram colocar um hanbok moderno. Jung Kook enfatizou a facilidade de combinar um hanbok casual cinza com sapatos “quaisquer” e uma camiseta preta, enquanto V mostrou a sua individualidade combinando uma camisa verde, chinelos pretos e uma bolsa de médico. Os dois preferem usar hanbok com um design moderno e casual - aqueles que incorporam botões e zíperes no lugar de goreum e daenim (fita de jaqueta e faixas nos tornozelos, respectivamente) e que renunciam à seda do hanbok clássico em favor de materiais como o algodão. Ahn Yongje, líder da equipe do Hanbok Advancement Center, que realizará a exibição "K-pop x Hanbok" no dia 13 de abril, chama esse tipo de hanbok de um item de moda que “tem seu próprio charme especial, combinando bem com jeans, calças, tênis , moletons, qualquer coisa, independentemente do tamanho e todo casual.” Ele observa como o hanbok "está sempre mudando com base no estilo de vida, tendências e estética de qualquer época" e que os hanbok casuais são o resultado final depois que "as pessoas naturalmente procuravam roupas do dia a dia que pudessem se sentir confortáveis ​​usando e que permitissem que elas se expressassem.” Um membro da equipe do Hanbok Advancement Center diz que esses hanbok mais novos estão "se transformando um pouco para atender às necessidades da vida moderna, mantendo a tradição".



O hanbok que j-hope usou no Melon Music Awards (MMA) 2018 foi feito por CheonUiMubong, cujo diretor, Han Ji-hye, disse que ela “reproduziu o desenho original de um po (um manto leve), conhecido no século 18 como um sochangui” para dar ao hanbok um “visual tradicional, mas especialmente desenhado usando uma única camada de tecido sem forro para que a roupa pudesse parecer dinâmica sem esconder os movimentos do dançarino”.


Ao “estilizar roupas modernas à imagem de um hanbok casual para enfatizar a beleza tradicional”, as roupas ajudam a trazer à tona o mesmo sentimento presente na música “IDOL”, uma canção moderna com elementos da música tradicional coreana. O hanbok que o BTS usou no videoclipe de “IDOL” mantém a aparência do dapho ou, sobretudo, do que os estudiosos da era Joseon usavam quando saíam, atualizado para ser desprovido de cor para se encaixar perfeitamente na moda de rua moderna.


Cho Jinwoo, designer-chefe da Baek Oak Soo, que criou a roupa, fez mudanças ousadas na paleta de cores e nos materiais enquanto “mantinha a forma básica e intrínseca do hanbok”. Ele explicou que a sua visão criativa era projetá-lo de forma que fizesse uso de materiais modernos e cores suaves e que se adequasse aos estilos modernos. Há uma explicação direta de por que os hanbok ainda estão por aí nos dias de hoje: Cho observou como, mesmo "sem nenhuma mudança nas roupas ou acessórios habituais", apenas por meio de "modificações como modernizar o material" ou "misturar e combinar com roupas contemporâneas", o resultado final pode parecer totalmente moderno.


Quando o próprio BTS combinou um po tradicional com itens de moda atualizados, como tênis, uma camisa e um robe ou jaqueta, "você pode ver que as roupas tradicionais combinam muito bem com a moda moderna." Até mesmo “a maneira única como o hanbok flui é bela, então você pode encontrar uma boa combinação com roupas modernas apenas escolhendo as cores certas”.


Kim Rieul, o estilista por trás dos ternos hanbok que j-hope, SUGA e Jimin usaram em sua performance de "IDOL" - apresentado no Gyeongbokgung Palace e exibido no The Tonight Show with Jimmy Fallon - disse que prestou atenção especial em trazer "a beleza do tecido”. De acordo com Kim, “100% seda é um desafio para trabalhar e enruga muito facilmente, mas parece muito mais estiloso sob as luzes. É por isso que o tecido realmente se destaca quando você o vê sob as luzes do palco.” Os aspectos do hanbok que eram, no passado, considerados inconvenientes são agora os motivos pelos quais alguns podem escolher usá-los.



O hanbok, portanto, representa simultaneamente a adaptação de elementos tradicionais à modernidade. Através dessa perspectiva, somos capazes de interpretar o passado, bem como expressar o presente de uma nova maneira. No MMA 2018, j-hope usou norigae, assim como Jung Kook, Jin e SUGA durante a apresentação de “IDOL”. Norigae são um tipo de ornamento usado no goreum de uma jaqueta ou na cintura de uma saia e simbolizam o que eram consideradas fontes de felicidade para as mulheres na época em que eram comumente usadas, como riqueza, honra, ter muitos filhos, juventude eterna e boa sorte. O BTS, no entanto, usou norigae em roupas masculinas tradicionais, como um manto de sochangui e um sobretudo dapho com uma fênix nele. “Eu coloquei norigae no goreum para adicionar um toque de beleza fluida”, explicou Han, diretor da CheonUiMubong. “Se você examinar o hanbok antigo, há muitos que parecem semelhantes, independentemente do gênero para o qual foram feitos e alguns você não pode realmente determinar quem o usaria apenas olhando”, disse Han. “Ao estudar as semelhanças, estamos projetando hanboks novos e modernos que podem ser usados ​​por qualquer pessoa.”



“Quando os coreanos pensam em nossas roupas tradicionais, pensamos no hanbok padrão da era Joseon com jeogori (jaqueta), calças, saia e po”, disse Cho. “Mas com 5.000 anos de história por trás deles, as nossas roupas incluem muitos tipos diferentes”, referindo-se à maneira como o hanbok mudou ao longo das gerações.


Em 2021, a Coreia está tentando manter a tradição viva, mas também interpretá-la de uma perspectiva diferente. Essa é uma das maneiras pelas quais o hanbok é importante no país agora. Em seu videoclipe de “Daechwita”, SUGA ostenta um satgat e seu gatkkeun preso em cima de seu cabelo preto. Um satgat é um tipo de chapéu feito de tiras de bambu ou junco e em forma de guarda-chuva, sendo usado da mesma forma para proteção contra chuva e luz solar. Embora o gatkkeun, ou cordão do chapéu, já tenha sido uma parte funcional do satgat, com o passar do tempo ele foi usado como uma parte ornamental do chapéu para representar dignidade e honra. Os plebeus foram proibidos de pendurar gatkkeun em seu satgat utilitário, visto que eram vistos como uma extravagância para aqueles de fora da aristocracia da época. SUGA cria uma combinação improvável ao usar os dois juntos no vídeo de “Daechwita”. Ele também interpreta dois personagens, um rei e um rebelde popular, enquanto se enfrentam. Aqui, a relação entre esse rebelde em oposição ao rei que tenta capturá-lo é simbolizada pela combinação entre o satgat e o gatkkeun.


Dependendo de como você interpreta, “Daechwita” pode ser uma expressão da dinastia Joseon e de hip hop juntos, ou um comentário social criticando o sistema de classes do passado. No entanto, uma coisa é certa: graças ao BTS e a outros de sua idade, o hanbok ganhou um novo significado.


No Advancement Center, Ahn disse que chegou a pensar "no significado de hanbok de uma forma que enfatiza a identidade do BTS e as coisas que tornaram o BTS possível hoje" enquanto olhava para o hanbok em "IDOL". Dentro do hanbok está embutida a mensagem na letra da música: “Pois eu sempre fui eu mesmo” e “Você pode me chamar de artista / Você pode me chamar de ídolo / Ou qualquer outra coisa que você inventar / Não me importo”.


Em outras palavras, o hanbok é um meio de autoexpressão. E com o desejo de se expressar através do estilo, cada indivíduo rompe com as ideias desatualizadas da época e molda o futuro. É exatamente por isso que 5.000 anos de tradição precisam durar muitos anos mais.

14 views0 comments

Commentaires


Post: Blog2_Post
bottom of page