Tradução livre a partir do artigo original publicado em 14 de dezembro de 2020. Caso queira ler a versão original, acesse: https://magazine.weverse.io/article/view?num=70&lang=en
BTS estabelece 15 novos recordes com BE
Grupo torna-se o melhor ato pop de 2020 na indústria musical dos EUA
Com a estreia de seu álbum BE e de seu single “Life Goes On” na parada da Billboard, o BTS estabeleceu inúmeros recordes de uma só vez. Isso é significativo para o próprio BTS, bem como para a indústria musical dos Estados Unidos como um todo. Vamos dar uma olhada mais de perto nas vitórias de BE e de "Life Goes On".
O chart da Billboard 200
BE estreou no topo da parada da Billboard 200. O chart usa unidades equivalentes ao álbum para medir o desempenho, onde cada unidade de venda é equivalente a um álbum, 10 faixas digitais, 3.750 streams gratuitos ou 1.250 streams pagos. BE acumulou 242.000 unidades equivalentes ao álbum. As estratégias de marketing destinadas a maximizar as vendas de discos na indústria musical dos EUA durante a primeira semana de vendas geralmente incluem o lançamento de várias versões - às vezes com um presente bônus aleatório - e cópias de edição limitada no site do artista ou em varejistas selecionados. O fato de BE ter alcançado seus recordes de vendas por meio de um álbum digital (no valor de 9 dólares) e uma edição física “Deluxe” (no valor de 50 dólares) é particularmente digno de tomarmos nota. Mergulhando nos detalhes:
. BE é o quinto álbum número um do BTS. São cinco álbuns no topo das paradas em apenas dois anos e meio desde Love Yourself: Tear, de 2018. Esse é o menor tempo necessário para alcançar esse feito desde o rapper americano, Future, que levou 19 meses de DS2 (2015) a HNDRXX (2017). O maior recorde de todos os tempos é dos Beatles - 17 meses após sua estreia nos Estados Unidos em 1964.
. Seguindo Map of the Soul: 7, que entrou nos charts em 7 de março, o BTS alcançou dois álbuns número um em 2020. YoungBoy Never Broke Again e BTS são os únicos artistas com dois números um neste ano.
. BE inclui a faixa em inglês, “Dynamite”, mas é classificado como um álbum em um idioma estrangeiro pois a maioria das músicas não são em inglês. Até o momento, 11 álbuns em outros idiomas foram número um; cinco deles, naturalmente, pertencem ao BTS. Excluindo os álbuns clássicos de crossover de Josh Groban e Il Divo, Love Yourself: Tear, lançado em 2018, foi o primeiro álbum desse tipo em 23 anos, sendo o anterior Dreaming of You, de Selena, em 1995.
O chart da Billboard Hot 100
“Life Goes On” estreou em número um na parada da Billboard Hot 100. As classificações da Hot 100 são calculadas combinando números de streaming, vendas físicas e digitais, além de tempo de transmissão em rádio. O peso relativo de cada métrica é ajustado semanalmente, mas não é divulgado. “Life Goes On” foi o décimo quarto em streaming, com 14,9 milhões de reproduções, e o primeiro em vendas digitais, com 129.000 downloads.
. Esta é a terceira música número um do BTS. Começando com “Dynamite” em 5 de setembro e seguido por “Savage Love (Laxed - Siren Beat)”, se passaram exatamente três meses até que eles tivessem seu terceiro hit número um. Esse é o menor período de tempo desde que os Bee Gees levaram "How Deep Is Your Love", "Stayin 'Alive" e "Night Fever" para o primeiro lugar em dois meses e três semanas entre o final de 1977 e o início de 1978. O recorde de todos os tempos, novamente, pertence aos Beatles, em dois meses e três dias durante 1964.
. O BTS obteve três sucessos número um apenas em 2020. Essa é a primeira vez desde que Ariana Grande fez o mesmo com "Stuck with U", "Rain on Me" e "Positions" e é a primeira vez que um grupo alcançou o primeiro lugar três vezes em um único ano desde os Bee Gees em 1979.
. “Dynamite” e “Life Goes On” estrearam em primeiro lugar. O BTS é o primeiro grupo a ter duas canções estreando em primeiro lugar. Como muitas músicas estrearam em primeiro lugar este ano, isso pode parecer comum, mas em toda a história da Hot 100, apenas 46 músicas mantêm essa distinção.
. Esta é a primeira vez que uma canção na língua coreana alcança o primeiro lugar. É também a primeira vez que uma música não inglesa estreou na posição e a primeira desde "Despacito" a alcançar o número um. Antes disso? “Macarena” de 1996. E antes disso? “La Bamba”, em 1987.
. “Dynamite” recebeu um interesse renovado e saltou de 14º para o 3º lugar. Eles são os primeiros a ter duas músicas no top cinco da Billboard Hot 100 desde o Black Eyed Peas em 2009.
. Todas as sete músicas de BE entraram na parada da Hot 100, de "Life Goes On" no topo até "Dis-ease" em 72º. Isso significa que o BTS teve um total de 19 músicas entrando na Hot 100. É a primeira vez que o BTS envia mais de três músicas para a Hot 100. Quando um álbum número um da Billboard 200 tem a maior parte de suas músicas na Hot 100, elas tendem a ser músicas de hip hop com fluxo intenso. Quando o BTS lança um novo material, ele atinge o mérito dos altos níveis de streaming da primeira semana.
Global 200 / Global Excluindo os charts dos EUA
“Life Goes On” também estreou em primeiro lugar nas paradas Global 200 e Global Exc. EUA. As duas paradas que a Billboard lançou em setembro são baseadas em uma combinação de streaming e vendas digitais em cerca de 200 países. No chart Global 200, “Life Goes On” é registrado como tendo 150 milhões de streams e 84.000 vendas. Esse é o maior número de streams desde o início dessa parada. No chart Global Exc. EUA, a canção ostenta 138 milhões de reproduções e 42.000 vendas.
. Os três números um do BTS na Hot 100 também alcançaram o topo do Global 200. Isso significa que o BTS é o primeiro artista a subir três vezes ao topo do Global 200. “Dynamite” também voltou a ocupar o terceiro lugar.
. O BTS também é o primeiro a alcançar o número um na parada Global Exc. EUA duas vezes, com "Dynamite" e "Life Goes On".
Recordes Gerais
. O grupo foi o número um na parada Artist 100 por 13 vezes. O chart Artist 100 combina vendas e desempenho geral junto com a resposta da mídia social. O BTS está atualmente em sexto lugar na maioria das semanas, atrás de Taylor Swift, Drake, The Weeknd, Ariana Grande e Post Malone. Logo depois do BTS estão Justin Bieber e Ed Sheeran.
. O BTS estreou no topo da Billboard 200 e da Hot 100 ao mesmo tempo. Esta honra é desfrutada exclusivamente por Taylor Swift e BTS. Taylor Swift foi a primeira a deter este recorde histórico em agosto com o lançamento de seu álbum Folklore e seu single “Cardigan”.
. O BTS esteve em primeiro lugar na Billboard 200, Hot 100 e Artist 100. Entre aqueles que estão em primeiro lugar na parada Artist 100 desde que começou em 2014, apenas nove artistas ocuparam o topo das três paradas: Drake, Taylor Swift, Adele, Ariana Grande, Ed Sheeran, The Weeknd, Camila Cabello, Kendrick Lamar e BTS.
Esse desempenho de quebra de recordes nos charts levanta algumas questões sobre o futuro. Por exemplo, que efeito isso teria sobre os votos para o Grammy? Ao contrário de “Dynamite”, que o BTS canta em inglês, que tipo de resposta e comentários a música que não é em inglês, “Life Goes On”, receberá no futuro? Se pudesse haver um substituto para as respostas provavelmente prolixas, seria a seguinte: o BTS é o principal grupo pop da indústria musical dos EUA neste ano e é difícil imaginar um grupo sendo mais bem-sucedido em um futuro próximo. Essa é a verdade.
Comments