top of page
Writer's pictureefeitobts

Quando as barreiras caem [Weverse Magazine - 19/10/2020]

Updated: Dec 27, 2020

Tradução livre a partir do artigo original publicado no dia 19 de outubro de 2020 na WEVERSE Magazine. Caso deseje visualizá-lo, clique aqui: https://magazine.weverse.io/article/view?lang=en&num=36



Quando as barreiras caem

"Dynamite" por trás das cenas


No single “Dynamite”, o BTS canta “Just move like we off the wall". “Off the wall” é uma expressão usada para descrever algo excêntrico e extraordinário, mas também significa, literalmente, “transcender uma barreira”. Que expressão perfeita para descrever o BTS, que tem continuado suas performances à sua própria maneira enquanto superam as restrições impostas pela pandemia e transcendem as barreiras nacionais, raciais e muito mais. Em um tempo no qual uma viagem internacional é quase impossível, as diversas performances que o BTS apresentou desde o lançamento de “Dynamite” foram realizadas em diversos cenários e quebraram as barreiras psicológicas que estavam no nosso caminho. Nesse artigo, nós relembramos as performances de “Dynamite” com os staffs que participaram de suas produções. Veja o infográfico que captura a jornada do BTS pelos últimos três meses, desde quando os membros anunciaram o lançamento de “Dynamite” até o “Billboard Music Awards (BBMAs)" de 2020.



 


"MTV Video Music Awards (VMAs) 2020": A abertura do festival


A primeira performance de “Dynamite” foi realizada no MTV Music Video Awards (VMAs) de 2020. O BTS foi o único artista que se apresentou de maneira remota de fora dos Estados Unidos. “É raro uma música nova debutar em uma cerimônia de premiação, mas a performance foi possível porque os organizadores estavam entusiasmados com o BTS e 'Dynamite'. Nós tivemos uma comunicação próxima com os organizadores por dois meses e planejamos a apresentação que conectou o Rio Hudson de Nova Iorque ao Rio Han de Seul”, a Líder de Equipe , Irene Choi, da Big Hit Global Communication Team explicou. O VMAs estava agendado para acontecer no Barclays Center, no Brooklyn. Mas, conforme a pandemia do COVID-19 piorou, a cerimônia teve que minimizar o número de staff no local e foi realizada em um espaço virtual criado com VFX (Efeitos Visuais). A virtualização do VMAs foi facilmente justaposta com as cenas de Seul recriadas pelo BTS. No mundo real, nós não podemos nos encontrar pessoalmente, mas, em um mundo virtual, nós podemos interagir livremente sem as restrições de tempo e espaço. O Festival Internacional de Fogos de Artifício de Seul, realizado anualmente em Yeouido, Seul, foi cancelado. Porém, no mundo virtual, "Dynamite" do BTS iluminou o céu acima do Rio Han com fogos de artifício.


“Os organizadores estavam extremamente satisfeitos e nos disseram ‘Foi uma jornada incrível. Muito obrigado. Foi sensacional’, ‘Nós gostaríamos de lhes dizer que essa foi a melhor performance até agora’”, Choi relembra enquanto descreve como o time do VMAs reagiu à performance do BTS. Foi ideia dos membros sincronizar os poderosos movimentos de dança com o momento em que os fogos de artifício explodiam, assim como enquanto brilhavam dando um pequeno ajuste em suas roupas. “Os membros estavam completamente imersos em seus personagens no palco e expressaram o objetivo e a direção da performance”, adicionou a líder de Equipe, Choi, recontando a atmosfera para a performance do VMAs. “Houveram muitos desafios colocados pela pandemia e a preparação foi completamente diferente, se compararmos a outras cerimônias de premiação. Mas nós estávamos felizes que a mensagem que queríamos transmitir foi entregue com sucesso no palco que conectou Seul à Nova Iorque.” Como a Líder de Equipe, Choi, disse, performances virtuais apresentaram uma oportunidade única de mandar uma mensagem de conforto e esperança para todos. No entanto, a performance do VMAs foi apenas o começo da sensação que "Dynamite" alcançou.


 


"America’s Got Talent" da NBC: Quando sonhos e visões se tornam realidade

Enquanto a performance do VMAs foi realizada em um espaço virtual criado com VFX, a performance para o America’s Got Talent (AGT), da NBC, leva a audiência para onde o BTS está esperando. Os membros se movem livremente, dançando sobre um carro ou aparecendo no topo de uma dos locais do cenário, e a câmera os segue perfeitamente como se toda a performance fosse filmada em apenas uma tomada. Essa performance rítmica une as tomadas que foram feitas dentro e fora, acima e abaixo, resolvendo a sensação de desconexão que decorre da perda de contato. Os diversos movimentos e closes retratam vividamente os lugares que não podemos visitar no momento e o ambiente retrô amplifica os sentimentos de descontração e alegria. A apresentação foi filmada em uma cidade imaginária chamada "Rocksville", situada em Everland, o maior parque temático da Coreia. A cidade com o tema Rock & Roll leva os visitantes de volta aos anos 50 e 60 dos Estados Unidos. A equipe do America’s Got Talent queria “uma performance que parecesse ter sido filmada no set do AGT, embora fosse uma performance virtual”. Eventualmente, durante os 45 dias de preparação, a equipe de produção coreana teve a ideia de filmar a performance à noite em um parque temático. Era onde eles poderiam utilizar a iluminação e os efeitos visuais frequentemente usados ​​na transmissão. “O BTS já havia deixado uma grande impressão na equipe America’s Got Talent, a ponto de eles se lembrarem de todos os detalhes do desempenho do BTS em 2018. É por isso que eles nos deram rédea solta para tentar coisas diferentes para a apresentação”, explicou a líder da equipe, Choi. Ela acrescentou que, enquanto as instalações do parque temático como os brinquedos e as decorações de luz eram usadas, a equipe de produção também acrescentou uma tela que abria e fechava no início e no final da performance e colocou uma estrutura em forma de X ao fundo para criar a atmosfera única do AGT.


Depois que a apresentação do America’s Got Talent foi ao ar, fãs da Coreia e de todo o mundo deram ótimas críticas e citaram Everland como “um destino de visita obrigatória após o fim da pandemia”. Everland colocou uma placa que dizia "filmado em Everland", informando os visitantes que a performance de "Dynamite" do BTS havia sido filmada lá. A apresentação ganhou vida graças à cooperação entre a equipe de produção e o parque Everland. “No dia anterior às filmagens, realizamos vários ensaios das 22h às 3h após o fechamento do parque temático. Colocamos muito esforço para criar um ‘palco’ perfeito, operando os brinquedos e acendendo as luzes”, comentou Choi. Nesse meio-tempo, os membros do BTS assistiam a vídeos de simulação para memorizar com antecedência a sequência de movimentos. Eles prepararam diferentes movimentos e gostaram do processo de filmagem. A equipe de produção também se divertiu assistindo os membros fazerem diferentes gestos e expressões faciais a cada tomada. “Todos ficaram felizes porque a apresentação acabou sendo o que havíamos imaginado no início. Parecia uma performance ao vivo ou um musical”, Choi comentou enquanto relembrava a atmosfera alegre do dia. “O BTS adorou as filmagens ao ar livre porque eles fizeram muitas filmagens em ambientes fechados recentemente. A filmagem foi rápida porque os membros prepararam até os menores gestos. Mas eles nos disseram: ‘É uma pena que já terminamos’”. O processo de filmagem foi tão agradável quanto a própria apresentação e a atmosfera alegre que os membros criaram brilhou na tela do AGT. A extraordinária performance ao ar livre que começou em um parque de diversões continuou no Geunjeongjeon Hall (o Tesouro Nacional nº 223), no Pavilhão Gyeonghoeru (o Tesouro Nacional nº 224) e no Aeroporto Internacional de Incheon.


 


“Concertos Tiny Desk (Home)” da NPR Music: Porque sabemos que a primavera chegará


“Temos tentado fazer um concerto Tiny Desk do BTS acontecer há anos.” Como o produtor Stephen Thompson escreveu em um boletim informativo, a apresentação no "Tiny Desk (Home) Concerts (Tiny Desk)" da NPR Music aconteceu após uma longa comunicação entre as duas partes. O show é geralmente filmado na mesa do apresentador Bob Boilen em Washington. Mas quando a COVID-19 começou a se espalhar em março, houve uma mudança de planos e os artistas foram autorizados a filmar suas apresentações em um local de sua escolha. Foi assim que o BTS pôde participar do programa. A apresentação levou cerca de um mês de preparação. Foi apresentado em uma loja de discos chamada Vinyl & Plastic em Hannam-dong, Seul. Antes da pandemia, era um lugar onde os visitantes podiam pegar os discos e ouvi-los em um toca-discos. Sendo um ambiente repleto de vários discos, o lugar já foi ocupado por pessoas que amam música. Desta vez, o BTS encheu o espaço com sua dança e música e abriu seu coração para o público que eles ainda não puderam encontrar pessoalmente.


A sequência de músicas, variando de “Dynamite” a “Save Me” ou a “Spring Day”, foi sugerido pelos membros pois o objetivo era proporcionar uma performance que lembrasse a “um concerto de verdade”. Assim que a apresentação começou, os membros que não conseguiram suprimir a vontade de dançar, se levantaram e começaram a dançar, e até pegaram o disco de “Dynamite”, embora isso não fizesse parte do plano. De acordo com a líder da equipe, Choi, eles tiveram que minimizar o número de funcionários presentes para seguir as diretrizes de quarentena. Mas isso não impediu que todos aplaudissem os membros por terem feito uma performance maravilhosa. Ela disse: “As apresentações do ‘Tiny Desk’, geralmente, têm uma plateia também ao vivo. Portanto, não removemos o som dos aplausos de propósito e os membros gostaram porque parecia que estavam em um show ao vivo”. O público que se juntou ao show remotamente também respondeu com grande entusiasmo. “Suas canções incorporavam a mensagem que eles queriam transmitir. Então, a equipe, assim como todos que assistiram ao show, deram um feedback positivo”, comentou Choi. “Tem sido o verão mais difícil de todos, mas sabemos que a primavera vai chegar.” Como RM disse - e como o BTS ansiava por aquele “Spring Day” (“Dia de Primavera”), no final, todos nós estamos esperando que esse dia quente de primavera chegue.


 


“The Tonight Show Starring Jimmy Fallon” da NBC: Uma semana com o BTS


No "The Tonight Show Starring Jimmy Fallon", o BTS literalmente ganhou os holofotes por uma semana. Em fevereiro, o BTS apresentou "ON" no Grand Central Terminal de Nova York sob o tema "BTS tomando Nova York". Dessa vez, eles cativaram o público global por uma semana inteira com a “BTS WEEK”. “Tivemos videochamadas com o ‘The Tonight Show’ quase todos os dias durante dois meses para criar uma semana incrível”, disse Choi. Foi a equipe do “The Tonight Show” que sugeriu fazer o vídeo de “Dynamite” com o Jimmy Fallon e a banda do programa, The Roots. A equipe de produção local organizou a música e trabalhou em cada pequeno detalhe, incluindo o som de Jimmy Fallon quicando uma bola de pingue-pongue na raquete, o beatbox e a performance da banda. “A equipe do ‘The Tonight Show’ também sugeriu adicionar os nomes dos membros em coreano e em inglês para enfatizar a sua originalidade como artistas. Também achamos que era uma ótima ideia”, explicou Choi.


A “BTS WEEK” começou com a apresentação de “IDOL”. Vestidos com uma reinterpretação do traje tradicional coreano - “hanbok” - em frente ao Geunjeongjeon Hall do Palácio Gyeongbokgung, o BTS teve uma performance que atraiu respostas entusiasmadas de 21,16 milhões de espectadores (em 16 de outubro de 2020) no YouTube. A Administração do Patrimônio Cultural que forneceu o local comemorou a "colaboração entre o patrimônio cultural mais icônico da Coreia, o Palácio Gyeongbokgung e o artista amado do mundo, BTS" nas redes sociais. A equipe do “The Tonight Show” também elogiou a apresentação de “IDOL” e todos as outras que vieram a seguir. Enquanto isso, uma performance surpresa de “Dynamite” também aconteceu no Palácio Gyeongbokgung. Foi um presente para os fãs que em breve estariam comemorando Chuseok. O vídeo estava programado para ser lançado no YouTube durante o Chuseok. “Os membros estavam muito animados para filmar um vídeo para os fãs. Essa empolgação, eu acho, é o que trouxe à tona seu lado espirituoso e divertido, fazendo pequenas coisas como fazer uma reverência profunda durante a apresentação”, comentou Choi.


O grand finale da “BTS WEEK” foi a performance de “Dynamite” em um rinque de patinação. De acordo com a líder da equipe, Choi, a pista de patinação foi escolhida porque “era uma extensão da discoteca que aparecia no videoclipe e era um lugar perfeito para transmitir a emoção que os membros sentiram ao patinar”. A equipe de produção gastou cerca de uma semana para criar um cenário que lembrasse as pistas de patinação dos anos 70 e 80. Os membros, como se fossem a equipe do rinque de patinação, limpam o local e gerenciam o equipamento como de costume, mas, assim que “Dynamite” começa a tocar, eles dançam, cantam e se movem livremente. Como o BTS fez no vídeo, encontrar alegria e felicidade na vida por meio da apresentação musical reflete os nossos desejos na realidade. “A nossa vida cotidiana tende a se tornar tão ligada ao que acontece no mundo, mas queríamos aliviar o clima e trazer alegria para todos”, explicou a líder da equipe, Choi. Ela também mencionou que os membros se divertiram muito patinando no rinque. “Alguns membros eram bons nisso, outros não, mas eles se divertiram muito, puxando e ajudando uns aos outros”, disse Choi, descrevendo como eram as coisas no local de gravação. De “IDOL” a “Dynamite”, as músicas tocadas durante a residência de uma semana no “The Tonight Show” refletem os tempos difíceis que o BTS passou, assim como todo mundo. BTS, que costumava desfrutar dos holofotes no palco como um “IDOL”, teve que passar muito tempo em “HOME” (“CASA”) por causa da pandemia. Às vezes, eles enfrentavam o "BLACK SWAN" (“CISNE NEGRO”), o lado escuro do seu interior, mas encontravam a luz das estrelas cintilante no "MIKROKOSMOS". Finalmente, eles cantam sobre a esperança de que, em breve, o amanhecer irá chegar e a noite será iluminada como “DYNAMITE”.


 


"Billboard Music Awards 2020": Um coração que vai para todos


O Aeroporto Internacional de Incheon, onde o BTS realizou a apresentação para o BBMAs deste ano, já foi um lugar onde "pessoas de todo o mundo se cruzavam". Já foi uma porta de entrada para o mundo além das fronteiras, mas hoje o céu permanece vazio. Por isso, o aeroporto passou a ser um local que representa o consolo e a esperança incorporados na letra de “Dynamite” e o regresso à normalidade. Era também o tipo de local solicitado pela equipe do Billboard Music Awards, um local onde “o público pudesse sentir como se estivesse assistindo a uma apresentação ao vivo ao invés de um videoclipe refinado”. “O teto em forma de cúpula nos lembrava os locais de shows e pensamos que iria bem com o Teatro Dolby em Los Angeles, onde a cerimônia da premiação é realizada”, explicou Lee Sang-hwa, gerente de negócios da Big Hit Three Sixty. Ela continuou dizendo que, embora “seja incomum apresentações musicais serem filmadas no Terminal 2”, a filmagem ocorreu sem problemas graças à cooperação de muitas pessoas que apoiaram o BTS.


O aeroporto também não era um local familiar para os membros da BTS. De acordo com Lee, os membros comentaram: “Não tínhamos ideia de que o aeroporto era tão bonito.” “Parece que estamos passando por todos os tipos de palcos em que nunca tínhamos estado antes.” As coisas também foram bem diferentes para a equipe de produção coreana. Nos anos anteriores, a equipe de produção coreana foi capaz de receber a ajuda da equipe do BBMAs enquanto se preparava para a apresentação do BTS no local. Mas este ano, eles foram responsáveis ​​por todo o processo de um mês, desde o planejamento até a pós-produção. Para capturar a essência de uma performance ao vivo, a equipe decidiu colaborar com uma grande banda e escolheu profissionais locais para gravar e filmar a performance da banda. Embora o BTS e a banda não pudessem se apresentar juntos pessoalmente, para mostrar que estão conectados por meio da música, eles prepararam um novo arranjo musical e um vídeo que fazia parecer que a banda estava ao redor do BTS no palco. A sensação de show ao vivo que foi criada como resultado foi uma das coisas que deixou a equipe do BBMAs especialmente feliz.


“Obviamente, sentimos mais pressão porque as performances virtuais vêm com seu próprio conjunto de restrições. Quanto mais o BTS se apresenta, o desafio é oferecer uma performance nova e de qualidade ainda melhor que a anterior. As expectativas estão crescendo constantemente.” O líder da equipe, Ha Jeong-jae, da equipe de produção da Big Hit Three Sixty Concert, explicou que eles queriam "abordar a ‘frustração’ de não poderem deixar o estúdio", como os membros haviam dito anteriormente. É por isso que eles usaram um vídeo pré-gravado para reunir o BTS e a banda em um palco e exibiram um avião que transportou as mensagens dos artistas para o mundo. Eles queriam entregar "uma esperança real e substancial". O avião que voou alto no ar durante o videoclipe de “Dynamite” voou sobre o palco do “iHeartRadio Music Festival” e, agora, apareceu acima do Aeroporto Internacional de Incheon. Os horários de voos que apareceram na tela ao fundo no final da apresentação mostravam os nomes das cidades onde os shows da turnê do BTS haviam sido cancelados. No aeroporto, que teria sido o ponto de partida para sua turnê mundial e também o destino final da viagem, o BTS expressou sua tristeza e saudade através de sua apresentação. “O fato de que BTS pode mostrar diferentes apresentações nesses tempos difíceis, mesmo que sejam performances virtuais, mostra o quanto eles conquistaram como artistas. Tudo isso é possível graças ao apoio e amor pelo BTS”, disse Lee. Ha acrescentou, “BTS é um artista que quer enviar uma mensagem de conforto e esperança para o mundo. Eles querem ser uma força para o bem. Portanto, todos os que criam as performances compartilham desse mesmo senso de dever. Seja uma cerimônia de premiação ou uma apresentação, elas são igualmente importantes para nós. Temos que fazer o nosso melhor sempre.” Avançando até hoje, a equipe está ocupada mais uma vez, se preparando para a “próxima etapa” ou o “próximo palco” do BTS.


27 views0 comments

Comments


Post: Blog2_Post
bottom of page