top of page
Writer's pictureefeitobts

Por que Dynamite é fenomenal? [Weverse Magazine - 21/09/2020]

Updated: Dec 27, 2020

Tradução livre a partir do artigo original publicado no dia 21 de setembro de 2020 na WEVERSE Magazine. Caso deseje visualizá-lo, clique aqui: https://magazine.weverse.io/article/view?num=6&lang=en



POR QUE DYNAMITE É FENOMENAL?

Compreendendo "Dynamite" através dos charts da Billboard



Enquanto mais e mais artistas de K-pop estão entrando nos charts da Billboard recentemente, parece que agora estes se tornaram os charts oficiais para os fãs coreanos. Aqui vai um pequeno resumo para aqueles que não são familiarizados com os charts da Billboard. As pessoas podem ter diferentes opiniões sobre o terceiro chart mais importante, mas os dois primeiros são sempre os mesmos: a Billboard 200, que lista os álbuns populares, e a Hot 100, que lista as músicas populares.


A Hot 100 publica as músicas mais populares semanalmente. É difícil definir qual música é “popular", principalmente hoje, quando há inúmeros canais pelos quais as pessoas consomem música. É por isso que a Billboard adicionou novos índices como venda de música digital número de streams ao sistema de cálculo existente, que contabilizava venda de álbuns e radio play (quantas vezes a música toca na rádio e o número de audiência que alcança). A Billboard ainda não deixou claro o peso de cada categoria, mas é sabido que venda de álbuns e músicas digitais têm prioridade, seguido por radio plays e então streams. Apesar de ser o menos influenciador, o streaming online é o meio número um de consumo e regras mais detalhadas se aplicam. Streams de perfis pagos em plataformas digitais são dados um ponto por cada vez que a música toca, plataformas gratuitas com propagandas são dados dois terços do ponto, e streams programados como em serviços de rádio são dados um ponto e meio por vez.


A Billboard 200 lista os álbuns mais populares cada semana, e as regras são bem simples se comparados à Hot 100. 10 vendas de faixas, 1.250 streams em plataformas pagas e 3.750 streams em plataformas gratuitas com propagandas são, cada, iguais a uma unidade do álbum. Não há necessidade de comprar ou ouvir todas as músicas do álbum de uma vez. Há uma regra mais complexa para contar bundles (’pacotes’) de álbuns com ingresso de shows ou merchan (mercadorias), mas não há necessidade e entrar em tantos detalhes.


"Dynamite" do BTS estreou em 1° lugar na Hot 100 em 5 de Setembro de 2020 e manteve seu status até 12 de Setembro. Agora ela está em 2° lugar, 19 de Setembro. Vamos relembrar de quando eles estrearam no chart da Billboard. A música foi tocada (stream) 33.9 milhões de vezes, ficou em terceiro e quebrou o recorde entre as músicas de maior ranking do BTS. Vendas de músicas digitais ficou em 1° lugar com 265 mil downloads, o segundo maior número e vendas após "Look What You Made Me Do" da Taylor Swift, com 35 mil vendas. “Dynamite" é a 43a música a estrear em 1° lugar na história da Billboard. Isso pode parecer fácil, já que oito músicas até agora estrearam em 1° apenas em 2020, mas isso começou apenas em 1995 com o hit “You Are Not Alone" do Michael Jackson. BTS é o terceiro artista asiático a ficar em primeiro lugar, seguido por “Sukiyaki" em 1963 e “Like a G6" em 2010.




“Dynamite" se manteve no topo por uma segunda semana com 17.5 milhões de streams (n° 9) e 180 mil downloads (n°1). Existem apenas 20 músicas que ficaram em 1° lugar por duas semanas consecutivas e o BTS é a primeira banda a fazê-lo desde “I Don’t Want to Miss a Thing" do Aerosmith em 1998. “Dynamite” é a primeira música a vender mais de 180 mil downloads por duas semanas consecutivas desde “Closer" do The Chainsmokers. Cardi B, que de alguma maneira se tornou um exemplo da cultura pop americana na Coreia, ficou em segundo lugar com “WAP", com aproximadamente 60 milhões de streams e 20 mil downloads pelas últimas duas semanas.


No chart com a data de 19 de Setembro, “Dynamite" teve 140 mil downloads (n°1), 13 milhões de streams (n°16) e debutou em 49° no chart Billboard Radio Songs. “WAP" tomou de volta a primeira posição com 48 milhões de streams (n°1), 16 mil downloads (n°2) e se classificou em 27° no chart de rádio. Trocar o primeiro com o segundo lugar com vendas de música digital e streams na Hot 100 é incomum. Pelos últimos anos, o streaming tem aumentado enquanto venda de álbuns/downloads decaiu evidentemente, e a influência da rádio, que era considerado uma media tradicional, na verdade, aumentou. Como você pode ver na diferença de downloads entre “Dynamite” e “WAP", é raro para vendas de música digital estarem na casa dos 10 mil. Normalmente, músicas de Hip-Hop e R&B dominam a Hot 100 com streams enquanto as músicas de Pop e Rock procuram o seu caminho pelo chart através das rádios. Taylor Swift e Ariana Grande são algumas das poucas artistas que não seguem essa regra. Mas agora podemos dizer que o BTS achou o seu próprio caminho pelas vendas de música digital.


Isso é facilmente notado pelos últimos resultados do BTS. Em 7 de Março, "ON” estreou em 4° lugar na Hot 100, com 86 mil downloads (n°1) e 18 milhões de streams (n°12). Em 27 de Abril de 2019, “Boy With Luv” estreou em n°8 na Hot 100 com 30 mil downloads e 30 milhões de streams. O número de streaming foi das estrelas, mas não o suficiente para alcançar o 1° lugar combinando com os downloads. Colher bons resultados com as rádios também não é uma tarefa fácil, pois é dominada por músicas de Pop, Rock ou Country. Mesmo que eles consigam, o número das rádios demoram a fazer efeito nos charts. Demorou 3 semanas para “Dynamite" estrear em n°49 no chart da Billboard Radio Songs. Apesar da sua popularidade nos EUA, é a primeira vez que o BTS entrou no chart das rádios que engloba todos os gêneros musicais.



Então, é importante alcançar o n°1 com todas essas regras complicadas? A resposta pode ser Sim e Não. Primeiro, Não: com “Boy With Luv” classificado em n°8 e “Fake Love" em n°10, o BTS já é um artista que regularmente entra no Top 10. O BTS agora é um artista mainstream. A Billboard é inerentemente um meio para aqueles na indústria musical, e os charts são ferramentas para resumir o mercado de tendência para as pessoas de dentro. A Hot 100 não é simplesmente um chart para alinhar músicas populares pelo número de vendas. Na verdade, ele leva em consideração vários meios de consumo, para assim averiguar o gosto americano. É verdade que “Dynamite" foi melhor recebida pelo público americano com sua letra toda em inglês, mas mesmo assim, o BTS ainda é uma boyband asiática para a maioria. Colocando de maneira clara, eles estão alguns passos atrás da banda britânica One Direction.


Mas sim: apesar de tudo isso, classificar em primeiro lugar é importante. Então, qual é a diferença entre o Top 10 e o n°1? Para o BTS, alcançar o topo é o resultado de transcender a complexa barreira de discriminação, exclusão e preconceito. Manda uma mensagem que é diferente do sucesso comercial. Essa não é a história de sucesso sobre superar a discriminação racial e mergulhar de cabeça nas playlists de rádio. Se fosse isso, então o próximo passo seria “alcançar o n°1 com uma música em coreano!” de uma lista de tarefas. A mensagem é a resposta para a questão: “O que o BTS conquistou na indústria musical?”

Etnia e linguagem ficando no caminho da popularidade não é unicamente um fenômeno americano, e pode-se dizer até que é inevitável. Apenas 4 músicas sem ser em inglês alcançaram o n°1 na Hot 100 e a última foi “La Bamba" em 1987. Mesmo se contarmos as músicas que são parcialmente em inglês, como “Macarena” ou “Despacito", o total não chega a 10 músicas. O BTS também enfrenta o preconceito contra boybands. O estigma criado em relação a boybands e grupos de idols está profundamente intrincado e é uma grande bandeira para o tratamento injusto. Justin Bieber ainda não consegue se livrar da zombaria que o tormentou no passado. One Direction provavelmente nunca perdeu o sono por não ter atingido o n°1 no Hot 100, mas não é fácil para Harry Styles entrar no chart de rádios mesmo ele tendo lançado álbuns notáveis. O que eles cantavam era inofensivo. Mas esse 'inofensivo' não é para ser lido como inocente, mas sim artificial. E isso, mais tarde, os empurra a terem que se arriscar para se tornarem “artistas crescidos”.


No entanto, o BTS está superando esse preconceito de sua própria maneira. Sua vibe positiva pode parecer enraizada no estilo de grupo idol do leste asiático, mas o BTS se diferencia ao evitar a armadilha do “desagradável inofensivo". E o BTS não está só. Vários artistas de K-pop também conseguiram criar o seu próprio valor. Contudo, o BTS mantém uma atitude consistente. Mesmo o BTS não poderia esperar que sua marca de consistência seria persuasiva, indo além de países, etnias e línguas. Lançar “Dynamite" em inglês ajudou, mas isso não foi o suficiente para catapultar a música do Top 10 ao n°1. Nós estamos testemunhando uma boyband muito incomum e sem precedentes fazer o seu caminho até o palco e crescer. Ao menos para mim, a sua nacionalidade e língua não é um problema, e eu espero que mais gente se sinta dessa maneira.


26 views0 comments

Comentarios


Post: Blog2_Post
bottom of page