top of page
Writer's pictureefeitobts

Jeon JungKook: Passado, presente e futuro do personagem no Bangtan Universe [Análise e teorias]

Oi, ARMY! Tudo bem? Como prometido, voltamos hoje com uma mega análise e teoria!


Sobretudo depois do lançamento de The Notes 2 e do MV de "Film Out", é provável que todo e qualquer ARMY no planeta tenha se questionado: SOCORRO, O QUE É QUE TÁ ACONTECENDO COM O JUNGKOOK?



A partir disso e do que a nossa equipe vem também discutido, preparamos essa análise de hoje para discutirmos especialmente o personagem do JungKook dentro do Bangtan Universe, o que pode estar acontecendo e, melhor ainda, o que pode acontecer com ele no futuro do BU.


Para tal propósito, essa nossa teoria tem a seguinte sistematização e organização:


⚪️ Retrospectiva do personagem através de um recorte apenas das suas notas

⚪️ Paralelos entre SeokJin e JungKook

⚪️ Teoria #1: O crescer e o despertar do pássaro

⚪️ Teoria #2: O buraco de minhoca e um novo dilema do espaço-tempo?


Essa análise passa por elementos do BU como o gato, o MV de "Film Out" e, claro, as Notas HYYH - os quais você pode encontrar analisados e/ou traduzidos clicando nos links anteriores.


Por fim, é claro, sempre trazemos um aviso de gatilho. O universo do BTS e suas histórias passam por menções a conteúdos sensíveis como suicídio, violência, acidentes, etc. Então, pedimos que, por favor, você se atente a isso!


Sem mais delongas, ready, set and begin!



 

Retrospectiva do personagem através de um recorte apenas das suas notas


Bom, vamos começar pelo começo, não é mesmo? Para isso, pensamos que poderíamos fazer uma retrospectiva de JungKook, mas apenas apresentando os fatos inicialmente. Dessa forma, já conseguiremos construir uma visão geral sobre o personagem.


A nota mais antiga que temos do JungKook até então é a de 30 de setembro do ano 12, na qual ele teria provavelmente cerca de 7 ou 8 anos. Ele relata que vê uma imensa dolina no chão e que, dentro dela, havia algo que brilhava, mas que era também um buraco dentro do buraco. (Fique tranquilo, já já voltaremos a essa nota!)


Damos um salto nas notas até que JungKook nos conta que seu pai deixou ele e sua mãe quando ele tinha apenas 7 anos. Ele acabou ouvindo a discussão de seus pais no último dia em que viu seu pai em casa. Ele relata:


Então, eu ouvi o meu nome. "O que você vai fazer a respeito do JungKook?" Eu esperei por um longo tempo atrás da porta de correr, mas ele não respondeu. Então eu ouvi o barulho da porta da frente abrir. "Eu estou completamente vazio e não há nada que eu possa fazer pelo JungKook." Essas foram as últimas palavras do meu pai.

JungKook se sentia, de certa forma, culpado. Como se fosse um peso mas, ao mesmo tempo, como se não fosse suficiente para que seu pai considerasse ficar. Tanto que ele, nos seus poucos 12 anos, conclui:


Eu era o mundo que era pesado demais para ele aguentar - o mundo do qual ele desistiu. Uma criança que nunca poderá ser motivo o suficiente para se aguentar tudo. Esse era eu.

Dois anos a frente, JungKook agora já convive com seus hyungs - amigos e estudantes da mesma escola. Na primeira nota em que ele nos fala sobre os demais garotos, vemos JungKook perguntando a eles: “Quais são os seus sonhos, hyungs?”


Sem ideia alguma do que era ou gostaria de ser, JungKook recorre aos hyungs, já começando a demonstrar a sua dependência das figuras, ideias e princípios deles.


Em seguida, no ano 19, JungKook vai até a praia com os outros. Lá vemos o movimento de aproximação inicial de JungKook ao YoonGi justamente, por se identificar com a sua personalidade. Ainda na praia, JungKook grita em direção ao mar qual seria o seu sonho - o qual nós (ainda) não sabemos, mas SeokJin ouviu (pode ser um detalhe importante no futuro).



JungKook nos conta também que, desde a sua infância, ele tinha um hábito de se machucar, apesar de não saber como isso começou. Ele relata uma vez em que acabou se machucando sem querer e ficou com um corte no dedo. Porém, ao invés de deixar o machucado sarar, JungKook diz:


Cada vez que pressionava a ferida, eu sentia uma dor profunda no dedo. Às vezes doía tanto que eu estava à beira de chorar. Mas também me ajudou a ficar consciente novamente.

É quase como se JungKook visse a dor como necessária para que ele se sentisse vivo.


Damos mais um pequeno salto nas notas para o ano 20, no qual YoonGi é expulso da escola por defender JungKook diante das agressões físicas e verbais de um professor. Mais uma vez, JungKook se culpa pelo incidente.



Tentei pressionar a tecla do piano. Eu imitei a música que ele tocou. Ele foi realmente expulso? Ele não voltaria novamente? Ele disse que alguns altos e baixos são comuns para ele. Se não fosse por mim, ele não teria se oposto ao professor? Se não fosse por mim, ele ainda estaria aqui tocando o piano?

JungKook nos fala também sobre o seu contexto familiar - que não é tão complexo quanto o do TaeHyung, por exemplo, mas também abusivo. O pai que tinha o deixado. O meio-irmão e suas agressões. O padrasto, seus familiares e a zombaria. E, claro, a mãe completamente negligente.


Isso explica o seu forte vínculo afetivo com o ambiente da sala de aula que virou depósito. O refúgio do JungKook e seus hyungs - que eram, na verdade, como uma família para o garoto.


Agora, imagine o seguinte: No ano 20, todos os meninos se afastam. No entanto, mesmo assim, JungKook segue indo à sala de aula na esperança de que seus hyungs apareceriam na porta. Até que, numa certa data, ele chega a uma conclusão após ver apenas HoSeok organizando e levando algumas coisas da sala:


Eu apenas fiquei lá, segurando a maçaneta da porta. Hyung veio até mim e colocou o braço em volta dos meus ombros. Então, ele me levou para fora da sala. "Vamos agora." Ele fechou a porta da sala de aula. Eu percebi, então, que aqueles dias se foram e que eles nunca mais voltariam.

Cerca de 7 meses se passam e, agora, encontramos nas notas um JungKook absolutamente solitário.


Um lugar onde ninguém sorria para mim, esse lugar era a minha casa. Simplesmente viver junto não significa ser uma família. E sair de casa não torna as coisas diferentes. Os hyungs também foram embora, um por um, e embora estejamos na mesma cidade, muito tempo se passou sem que um entre em contato com outro. Agora, dentro e fora da minha casa, não havia ninguém que sorrisse para mim.

Então, chegamos ao ano 22. A abril do ano 22, no qual encontramos um JungKook ainda mais imerso em seus pensamentos suicidas e, em algumas linhas do tempo, o seu suicídio.



Eu pensei como, com apenas um passo, eu morreria. Se eu morrer, tudo isso acabaria. Ninguém ficaria triste se eu partisse.

No entanto, nas linhas do tempo em que JungKook não falece, ele reencontra os seus hyungs, mas… Simplesmente não era como antes. Ele mesmo diz:


Quando eu encontrei com os meninos de novo, todos eles pareciam mudados. O único ainda em um uniforme escolar era eu. Eles devem ter pensado que eu ainda era uma riança. Então quando eu estava em volta deles, eu apenas escutava. E eu estava bem com isso, mas irritado ao mesmo tempo. Eu me sentia deslocado e feliz também.

No mês seguinte, JungKook presencia algo que mexe demais com ele: As tentativas de suicídio do YoonGi - tanto que, em algumas linhas do tempo, quem tira YoonGi do incêndio é o próprio JungKook.



É interessante também uma passagem em que, após ver YoonGi quase morrer no incêndio, JungKook vai até o container do NamJoon e lá ele questiona:


"Será que eu vou ser capaz de me tornar um adulto como você, hyung?"

Pouco a frente, chegamos ao fatídico dia em que os sete garotos, quase dois anos depois, retornam juntos à praia. Uau, era tudo o que JungKook queria e, talvez, precisava. No entanto, as coisas não correm como esperado e discussões separam os meninos novamente.


Quando parecia que a situação não poderia desmoronar mais, naquele mesmo dia, JungKook é atropelado - uma experiência que mudaria o personagem de uma vez por todas. Além disso, em meio à descrição do acidente, descobrimos que JungKook tem um encontro com o “gato”, esse ser importantíssimo para o BU (já voltaremos a isso também).



JungKook passa um longo tempo no hospital, onde é visto como “a prova viva de um milagre”, afinal de contas ele não deveria ter sobrevivido ou, sobrevivendo, ele não deveria estar se recuperando tão bem e tão rapidamente.


Entre sonhos, memórias soltas, pistas apresentadas pelo policial e desenhos, JungKook se prende a um questionamento que perdura por um bom tempo: Quem o atropelou?


Na sequência desses fatores, JungKook começa a desconfiar de seus hyungs, especialmente de SeokJin. Perdido entre a realidade e a ilusão, JungKook chega à conclusão de que SeokJin era o responsável pelo acidente - o que não está, de modo algum, confirmado - e que os demais garotos estavam mentindo, encobrindo a história para o amigo mais velho.


Vemos, então, cada vez mais uma mudança drástica na atitude do personagem. O JungKook que antes não tinha certeza nem mesmo se queria viver agora diz:


Mesmo se alguém tivesse que morrer, eu não tinha intenção de ser esse alguém.

No período no hospital, JungKook também conhece uma menina com quem passa bastante tempo e que se torna especial para ele. Porém, ao tentar ir até o quarto dela já depois da sua alta para levar algumas flores, JungKook não encontra ninguém. Mais uma vez, mais uma decepção, mais uma pessoa que o deixou.



Cada vez mais instável, vemos um JungKook que diz:


Parando para pensar, a maioria das histórias que eu contei a ela eram sobre os hyungs e eu tinha começado quase tudo que eu dizia com "Os hyungs". Para mim, que sempre estava sozinho, eles se tornaram amigos, família, professores. Todas as minhas histórias existiam dentro das histórias deles e eu apenas existia nas minhas conexões com eles.

Mas que também diz:


Eu posso confiar nos hyungs? [...] Se eu não posso confiar nos hyungs, em quem eu deveria confiar?

As coisas começam a progredir para um sentido mais violento a partir de agosto do ano 22. Primeiro, temos uma cena de JungKook pensando nos seus amigos, vendo seus amigos e, com raiva, pintando uma folha de caderno inteira com a cor preta.


Pesquisando um pouco sobre alguns estudos de caso em que a arteterapia, por exemplo, foi utilizada com crianças e adolescentes, essa pintura e rabiscos intensos com a cor preta podem representar “dark thoughts and feelings”, ou seja, pensamentos e sentimentos obscuros, pesados.


Essa violência no personagem se intensifica quando vemos JungKook começando a jogar constantemente um jogo de tiros como um escape e uma forma de descontar a raiva de seus hyungs. Atirando nos personagens do jogo, JungKook direcionava sua raiva e imaginava que estava atirando, na verdade, nos outros garotos.


Já quase no meio de agosto, APENAS NA LINHA DO TEMPO DE THE NOTES 2, SeokJin confessa tudo aos seus amigos. Tudo o que vivenciou, as voltas no tempo e as linhas do tempo. Os demais garotos tem uma baita experiência, visualizando e sentindo o mesmo que SeokJin, compreendendo tudo o que ele passou - por mais que ainda fosse muito para assimilar. JungKook, no entanto, não vê absolutamente nada. Não sente nada. Se mantém alheio a aquele momento e chama SeokJin incisivamente de “mentiroso”.


Finalmente, chegamos à última nota do JungKook que temos até o momento. Uma nota sem data na qual JungKook parece preso e perdido em um espaço que mal consegue explicar ou entender o que é. Naquele momento e ambiente, ele conclui:


Algo estava para começar. Talvez eu estivesse esperando por isso. Eu tentei me lembrar de quando comecei a esperar. Mas eu não conseguia me lembrar de nada.


Você pode ler todas as notas HYYH do JungKook nesse arquivo especial, onde preparamos um recorte separando apenas as notas do personagem em ordem cronológica: NOTAS JUNGKOOK



 


Paralelos entre SeokJin e JungKook


A partir dessa trajetória do personagem que construímos em revisão até aqui, pensamos que seria interessante estabelecermos também os paralelos intrigantes que vem se formando entre os personagens do JungKook e do SeokJin. Para além do fato de serem o hyung (o mais velho) e o maknae (o mais novo), esses dois têm aspectos e vivem situações muito semelhantes que podem nos ajudar a teorizar, por exemplo, sobre o que pode acontecer com o JungKook no futuro do BU.



1. O ENCONTRO COM O GATO


Como já discutimos anteriormente, tanto SeokJin como JungKook tem um encontro com o gato. E, sim, pelo o que sabemos até o momento, eles são os únicos personagens que tiveram essa experiência.


a) O encontro de SeokJin com o gato


⚫️ Contexto: SeokJin retorna a Songju, encontrando seus amigos todos imersos em problemas e prestes a morrerem ou tirarem a própria vida. Se vê envolto em culpa, remorso, perguntas e o famoso "e se?".


⚫️ O encontro em si: Acontece na praia - como vemos no webtoon SAVE ME - onde o gato questiona: "Se você pudesse voltar no tempo, você acha que conseguiria consertar todos os erros e equívocos e salvar a todos?"


⚫️ Consequências: SeokJin sela uma espécie de acordo com esse ser. A partir disso, ele começa a retornar no tempo para 11 de abril, tentando salvar os seus amigos. O personagem se vê preso a um dilema do espaço-tempo, o qual por muito tempo o prende também em uma fuga de quem ele realmente é e o impossibilita de se amar. O ápice desse caos é a perda de memórias que vemos SeokJin enfrentar nas notas de The Notes 2.



b) O encontro de JungKook com o gato



⚫️ Contexto: JungKook, entre os anos 20 e o início do 22, se viu completamente sozinho e desamparado após o distanciamento dos sete garotos. Com o retorno de SeokJin a Songju, os garotos em algumas linhas do tempo finalmente se reúnem por completo e retornam juntos à praia na data de 22 de maio do ano 22. No entanto, já sabemos que ali acontecem discussões e, mais uma vez, os personagens "se separam". É nesse momento, após essa montanha-russa de alegria e tristeza, que JungKook sofre seu acidente.


⚫️ O encontro em si: A partir das notas e do trailer do jogo BTS Universe Story, nós podemos confirmar que o encontro com o gato acontece logo após o atropelamento de JungKook. Como o atropelamento se dá quando eles estavam, cada um, retornando para a cidade, é provável que o encontro tenha acontecido em algum ponto na estrada, mas ainda nas proximidades da praia. Assim, o gato questiona a JungKook: "Será mais doloroso viver do que morrer. Você ainda quer viver?".


⚫️ Consequências: Assim como SeokJin, JungKook provavelmente selou ali um acordo com o gato. Acreditamos que ele teria morrido no acidente, mas esse encontro - assim como aconteceu para SeokJin - lhe dará uma "segunda chance". No entanto, sempre há um preço a se pagar. E agora?




2. “ALGO BRILHANDO”


Na nota de 03 de agosto do ano 22, vemos o processo doloroso do SeokJin tentando recuperar as suas memórias em The Notes 2. Em meio a esse momento, ele diz:


[...] eu percebi que algo estava brilhando levemente no meu bolso. Eu o peguei. Era uma foto Polaroid. Uma foto com claras linhas de amassado. Eu pensei que podia ouvir a voz do JungKook. "Vamos tirar uma foto aqui." Eu me virei e vi a praia. Todos os meus amigos estavam correndo para o meu carro. Cada um ficou em um lugar e fez uma pose. Clique. Eu apertei o disparo.

Para SeokJin, essa Polaroid, esse objeto que brilha para ele é parte fundamental da recuperação de suas memórias - de entender o preço que ele vinha pagando e finalmente compreender como poderia colocar um fim ao loop do tempo, o seu dilema.


Agora, relembre a nota do JungKook em 30 de setembro do ano 12 - como dissemos, a primeira nota HYYH do personagem. Nela, ele diz:


Foi naquele momento. Parecia que havia algo brilhando nitidamente lá dentro. Aquela coisa era como uma luz, mas também parecia que havia outro buraco dentro daquele buraco.

O que isso nos leva a pensar? Que, na verdade, essa relação complexa do personagem de JungKook com o "buraco" ou "buraco dentro do buraco" não começou apenas agora na sua última nota - aquela sem data. Não temos mais informações sobre o que JungKook presenciou naquele dia (esperamos ter no futuro mais uma nota sobre), mas será que ele teria tido contato com algo já lá atrás?


Além disso, o que ele viu brilhando lá atrás também já foi descrito como um buraco. Assim, como a Polaroid que brilhou para o SeokJin e foi parte essencial para que o seu personagem chegasse a algumas soluções, o que esse "buraco" em que vemos JungKook agora trará ao personagem? Soluções ou problemas?




3. DOR DE CABEÇA


Em The Notes 2, vemos que, toda vez que SeokJin tentava trazer à tona as suas memórias com os meninos, ele sentia uma profunda dor de cabeça. Em 02 de agosto do ano 22, ele diz:


Tudo isso realmente aconteceu? Quando tentei lembrar, a dor de cabeça voltou. Eu nem percebi, mas fechei os olhos com força. E as memórias que eu estava prestes a trazer de volta se dissiparam instantaneamente. Percebi que isso havia se repetido inúmeras vezes. Quando tentava me lembrar, a dor de cabeça voltava.

Já JungKook, no período em que está no hospital após o acidente, em alguns momentos quando estava tentando lembrar detalhes sobre o seu atropelamento ou estava tentando ligá-lo a seus amigos, ele também relatou que sentia dor de cabeça ou, ao menos, um desconforto muito forte na cabeça:


O policial perguntou "Você está se sentindo bem? Você lembrou de alguma coisa?". Eu olhei para ele. Eu percebi que era o carro do SeokJin. O policial disse "Mesmo que seja alguma coisa pequena..." Eu balancei a cabeça e disse "Não, eu apenas estou com dor de cabeça". (13 de junho do ano 22)

"Você sente dor? Eu devo chamar a enfermeira?" HoSeok perguntou de maneira preocupada. Eu não sabia, mas eu estava segurando minha cabeça. (20 de junho do ano 22)




A partir daqui e de tooooodos esses pontos que levantamos, nós te apresentaremos duas teorias ou interpretações que se basearão, sobretudo, na nota final do personagem, tentando compreendê-la sob duas perspectivas e teorizar sobre o presente e o futuro de JungKook.





Teoria #1: O crescer e o despertar do pássaro


Nas primeiras vezes em que lemos essa nota do JungKook, fatores como a escuridão, a massa pegajosa de líquido e o fato de que ele não conseguia se mover bem nos levaram a pensar que essa nota poderia ser uma metáfora para o crescimento do personagem como em um… OVO!


Pense, por exemplo, em como um zigoto de um pássaro se desenvolve dentro de um ovo. Essas características se fariam presentes nessa situação.


Você se lembra do que discutimos sobre WINGS? A era foi inspirada e baseada principalmente no livro “Demian”, de Hermann Hesse, que é essencialmente uma história sobre o crescimento de um menino desde a infância até a idade adulta, sob a perspectiva daquele mesmo menino quando já era velho, refletindo sobre o seu passado e os vários momentos de sua infância que levaram a uma mudança profunda da sua visão de mundo.


Semelhante à proposta do autor no livro, os Short Films de WINGS, de certo modo, parecem representar também essas diferentes fases da vida. São sete curtas-metragens no total e cada um deles conta a história do garoto que passa por tudo isso em sua jornada para se tornar um adulto, para crescer e amadurecer.


Prova disso é que um trecho de um dos VCRs da WINGS Tour dizia:


“Um único menino com não um, mas sete corações. Sete batidas e um passo à frente. Perspectiva alterada e um é sete."

No entanto, temos uma questão fundamental aqui: JungKook é constantemente o último a dar um passo a frente - o que faz todo sentido, afinal de contas:


1. Estamos falando sobre o personagem mais jovem, o maknae, o mais novo de todos os sete. Assim, é natural que ele seja o último entre os sete a crescer e amadurecer;

2. Estamos também falando do personagem que, até então, era absolutamente dependente dos outros garotos. Você se lembra de como, na retrospectiva do personagem, vimos que JungKook diz até mesmo que a sua existência só é possível através das suas conexões com os seus hyungs? Pois bem.


Para complementar visualmente essa nossa proposta, veja esse VCR da WINGS Tour:



Você percebeu como, quando os garotos avançaram para dentro daquelas portas - simbolizando o avançar para uma nova fase/momento, JungKook ainda permaneceu para trás? Mais ao fim do VCR, sim, ele também avança porta adentro. Porém, isso só acontece depois que ele vê seus hyungs já lá dentro, experienciando esse novo passo.


Além disso, preste atenção a essa cena do VCR:



Veja como ela se parece muito com essa cena do MV de "Fake Love":



Novamente, em "Fake Love", JungKook é o último a chegar a esse cômodo e a vestir sua máscara, como os outros seis. Em outro dia, nos aprofundaremos em "Fake Love", então muito calma 🤭. Mas, por hoje, o que gostaríamos que você guardasse é: sim, JungKook é o último.


Isso se dá em vários outros vídeos e VCRs também. Por favor, não entenda como se estivéssemos dizendo que o personagem de JungKook é atrasado ou algo nesse sentido. Não. Estamos dizendo que, tendencialmente, pela idade e contexto, ele seria o último entre os sete personagens a dar esses passos rumo ao crescimento.


Como falamos sobre a era WINGS, vamos voltar a ela mais um pouquinho. A metáfora do crescimento do menino se dá através da figura de um pássaro - essencial e inspirada em "Demian".


Agora, observe mais uma vez o primeiro Short Film da era, BEGIN, que é interpretado pelo JungKook. Preste bastante atenção sobretudo nos primeiros segundos:



Perceba que, logo no início do vídeo, ouvimos o barulho da batida de carro, ou seja, do seu acidente. No exato momento em que surge esse som, vemos o desenho de um pássaro com suas asas abertas ganhar destaque na tela rapidamente.


A partir de cenas como essa e das notas HYYH, podemos concluir que o acidente é um ponto-chave, um ponto de virada para o personagem de JungKook. Acreditamos que esse acontecimento, infelizmente, age como um catalisador para que JungKook finalmente dê esse passo de crescimento.


Como dissemos na nossa análise de "Film Out", precisamos prestar muito atenção a como o personagem se desenvolve nas notas do livro The Notes 2. É como se JungKook estivesse passando por um processo de metamorfose. Essa transformação tem início, em grande parte, no seu acidente e a maneira como os eventos da linha do tempo de The Notes 2 vão se desenrolando levam JungKook acreditar que ele teria sido atropelado pelo próprio SeokJin e que os demais garotos estariam "encobrindo" SeokJin e sua mentira. Essa desconfiança, junto a outros fatores, leva JungKook ao início de um processo de desconstrução do seu laço com seus amigos. Não, ele não se afastou dos demais de forma definitiva. Porém, o menino que era profundamente dependente da figura de seus hyungs, que vivia o que eles viviam, que sentia o que eles sentiam, já não mais existe.


Assim, essa nota de data incerta, ou seja, XX de XX do ano XX nos levou a pensar, primeiro, que poderia ser uma metáfora bem maluca para simbolizar o processo de amadurecimento que o personagem está começando a adentrar. Assim como em WINGS e "Demian", o pássaro estava dentro do ovo se desenvolvendo na escuridão e em líquido pegajoso. Se olhasse para baixo, é claro que veria algo como um buraco em escuridão, afinal de contas veria apenas o fundo escuro de seu ovo. Finalmente, ele começa a romper a casca, quebrando o que precisava ser quebrado, desconstruindo o que precisava ser desconstruído. Olhando para cima, esse pássaro veria outro buraco, mas agora um iluminado, aberto e o convidando a sair, voar e começar algo que deveria começar.


"A ave sai do ovo. O ovo é o mundo. Quem quiser nascer tem de destruir um mundo." (Demian, por Hermann Hesse. Página 106)

É a sua vez, JungKook.



 


Teoria #2: O buraco de minhoca e um novo dilema do espaço-tempo?


Você já parou para observar como as notas em que o JungKook descreve o seu acidente são profundamente similares à sua nota final em The Notes 2? Bom, para facilitar a nossa percepção desses detalhes, preparamos uma tabela especial:



A partir desse quadro comparativo, não temos dúvidas de que o acidente está diretamente conectado à última nota, certo?


Mas, agora, gostaríamos de olhar para essa conexão sob outra perspectiva. A perspectiva mais recorrente no BU e que dá um nó nas nossas mentes: O TEMPO. Sim, o espaço-tempo, as voltas no tempo, o gato e tudo mais que aqui se inclui.


Para isso, vamos precisar dela. A única, a inigualável... FÍSICA. 🤯


Vamos voltar à descrição do JungKook na última nota. Ele diz que estava "escuro em todos os lados" e que estava "flutuando em um espaço". Nesse espaço, ele não conseguia se mover bem e nenhum tipo de som se propagava. Por fim, ele conclui que havia um imenso buraco abaixo dele e também outro imenso buraco - que não era a Lua - acima dele.


JungKook pairando num espaço entre dois buracos? Isso nos levou novamente ao buraco de minhoca ou Ponte Einsten-Rosen.


Em 1915, Albert Einstein revelou a sua teoria geral da relatividade. A partir dessa nova teoria sobre o universo, Einstein afirmou que, quando estrelas entram em colapso, elas formam o que ele chamou de "buracos negros". No centro de um buraco negro estaria a singularidade, um ponto no qual toda a matéria se comprime a tamanho zero. Mas Einstein, como um bom físico, não gostava da ideia de que algo pudesse ter matéria com tamanho zero. É como quando se divide algo por zero em uma calculadora e aparece uma mensagem de erro.



Então, junto com o físico Nathan Rosen, ele publicou um trabalho no qual eles sinalizaram que, com algumas pequenas mudanças matemáticas, essa singularidade poderia se converter em uma ponte que levaria do centro do buraco negro a outro lugar, talvez a outro buraco negro ou até mesmo a um buraco branco.


Buraco branco? Enquanto um buraco negro é algo que absorve tudo - inclusive a matéria e a luz que caem nele, um buraco branco é o oposto. Ele não engole nada e, pelo contrário, expele tudo. A ideia é que talvez tudo que adentre um buraco negro seja expelido por um outro extremo, que seria um buraco branco.


O que conecta esses dois buracos então? Sim, é o que ficou conhecido oficialmente com Ponte Einstein-Rosen ou buraco de minhoca - uma característica hipotética do contínuo espaço-tempo, a qual é, em sua essência, um “atalho” através do espaço e do tempo.



Talvez você se pergunte: Esse tal de buraco de minhoca já apareceu antes no BU? Sim, já falamos antes sobre essa teoria em várias análises - desde a era WINGS. Além disso, dê uma olhada no título dessa performance do BTS no MAMA 2017: "Beyond Wormhole", ou seja, "Além do Buraco de Minhoca".



É isso mesmo, meus amigos. O BTS e a Big Hit sabem muito bem do que se trata.


Ok, ponto 2. A Teoria do Caos e o Efeito Borboleta. Sim, a gente sempre volta na tal borboleta, né? 😅



O Efeito Borboleta diz respeito a como pequenas mudanças nas condições iniciais de grandes sistemas podem levar a mudanças drásticas nos seus resultados, ou seja, uma pequena ação ou situação diferente pode mudar drasticamente o resultado de um evento. Como já comentamos anteriormente, é isso que vemos constantemente no Bangtan Universe. Segure isso aí mais um pouquinho!


E, por último, o ponto 3: a teoria do Entrelaçamento Quântico.



O Entrelaçamento Quântico é descrito como "um fenômeno que permite que dois ou mais objetos estejam de alguma forma tão ligados que um objeto não possa ser corretamente descrito sem que a sua contra-parte seja mencionada - mesmo que os objetos possam estar espacialmente separados por milhões de anos-luz." Ou seja, essas duas partículas ou seres estariam de tal forma interligados que compartilhariam informações iguais e o estado de um interferiria diretamente no estado do outro.



Agora, para relacionarmos essas três teorias com JungKook e o futuro do BU, vamos de trás para frente.


Entrelaçamento Quântico. Você se lembra de todos os paralelos que construímos entre JungKook e SeokJin no início dessa análise? Eles vem sendo conectados de forma sutil e, ao mesmo tempo, intensa dentro desse universo fictício. Soma-se a isso, por exemplo, as conexões NÍTIDAS que já observamos entre JungKook e SeokJin nos MVs de "Fake Love" e, recentemente, de "Film Out" - sempre e exatamente em destaques opostos.



Assim, é quase como se os dois personagens estivessem em entrelaçamento quântico.


Agora, se no entrelaçamento quântico o estado de um interfere no estado do outro e, assim como no Efeito Borboleta, uma condição inicial diferente pode mudar o resultado final, uma mudança em um dos dois personagens interferiria diretamente no outro.


Em The Notes 2, vimos SeokJin também passar por uma transformação. Após chegar "ao fundo do poço", com a ajuda dos garotos e com a mudança em alguns eventos, parece que finalmente ele entende o que tinha que fazer para colocar um fim ao loop do tempo. A resposta está no Mapa da Alma, no amor próprio e na compreensão de tudo o que compõe o que ele é.


Perceba que, de forma muito interessante, nessa linha do tempo de The Notes 2, quanto mais SeokJin parece resolver os seus problemas, mais o JungKook parece se afundar nos seus.


Soma-se a isso o que queremos te mostrar através dessa ilustração:



Por acaso você já assistiu a série "The Flash" da D.C.? Barry Allen ou Flash, o herói e protagonista, tenta diversas vezes retornar à data em que a sua mãe havia sido morta e que seu pai havia sido falsamente acusado. Ele tenta reverter o passado, mudá-lo e, quanto mais ele se dedica a essa empreitada, mais problemas surgem no presente e no futuro.

Na imagem acima, nós tentamos ilustrar um pouco do que vemos SeokJin fazendo no BU. É como se tivéssemos uma linha do tempo "original" ou "verdadeira" e as demais que marcamos com um X são as que ele constrói e falha enquanto tenta modificar o passado, o levando de volta ao ponto inicial - vulgo 11 de abril do ano 22.


Qual é, porém, a questão que temos aqui? Assim como em "The Flash", de tanto voltar e voltar e voltar ao passado, em algum momento teríamos um baita problemão. A linha do tempo "verdadeira" seria, de alguma forma, afetada e isso também se aplica a outras pessoas e seres nela.


Acreditamos, então, que esse baita problemão agora se expressa no JungKook, na sua última nota e nas possibilidades que temos para o futuro do Bangtan Universe.


Assim, de algum modo, devido a esse caos das linhas do tempo, acreditamos que JungKook estaria ali na nota de XX de XX do ano XX em um buraco de minhoca. As características espaciais da nota fazem total sentido à teoria da Ponte Einstein-Rosen. Além disso, por exemplo, é claro que JungKook não conseguiria emitir nenhum som nesse espaço, nem mesmo uma risada, pois as ondas sonoras não se propagam no vácuo. Ou ainda o fato de que, se JungKook ali estivesse em um ponto de atalho do espaço-tempo, faz total sentido que a nota não tenha uma data exata.


Isso nos coloca novamente em um novo dilema do espaço-tempo, mas agora com JungKook.


Pelas semelhanças entre as notas do acidente e essa nota final, a nossa teoria é de que tudo isso que vemos descrito ali teria acontecido após a acidente. No entanto, não temos como saber quanto tempo JungKook teria passado nesse espaço, pois ele está em uma brecha que foge às nossas compreensões humanas de tempo e temporalidade.


Para além disso, já sabemos que o loop do SeokJin tem início após o seu encontro e acordo com o gato. Assim, numa lógica bem simples, no encontro de JungKook com o gato após o seu atropelamento, algo também aconteceria.


E essa experiência, inevitavelmente, também conduzirá em algum ponto ao crescimento e amadurecimento do personagem.


Por fim, JungKook conclui essa sua nota final dizendo:


"Algo estava para começar. Talvez eu estivesse esperando por isso. Eu tentei me lembrar de quando comecei a esperar. Mas eu não conseguia me lembrar de nada."

JungKook fala como se soubesse que, em algum momento e de alguma forma, iria chegar a aquele ponto - o que, numa primeira leitura, é bastante impactante e assustador. Isso nos levou de volta à misteriosa primeira nota do personagem, a do ano 12.


Nela, JungKook relata que avistou pessoas assustadas diante de uma dolina e queremos te explicar melhor o que isso significa. Uma dolina é uma depressão no solo formada pela dissolução química de rochas calcárias abaixo da superfície. Em outros termos, é como se abaixo da superfície a terra fosse se desfazendo, deixando apenas um "teto" - a superfície, a qual em um determinado momento deixa de sustentar o seu próprio peso sem nada abaixo e desaba, dando origem a um imenso buraco de formato geralmente circular.



Enquanto as demais pessoas estavam assustadas e temerosas, JungKook - como uma boa criança com cerca de 7, 8 anos - se aproxima dessa dolina com curiosidade. Porém, ao invés de ver apenas um buraco que surgiu repentinamente no solo, o pequeno menino disse:


"Foi naquele momento. Parecia que havia algo brilhando nitidamente lá dentro. Aquela coisa era como uma luz, mas também parecia que havia outro buraco dentro daquele buraco."

O que é que JungKook viu? Esse buraco dentro do buraco visto no ano 12 tem alguma relação com o que aconteceria com o personagem no ano 22?


A verdade é que o fim de The Notes 2 nos trouxe muitas respostas, mas, em relação ao JungKook, nos trouxe MUITAS perguntas. Podemos teorizar como fizemos hoje, tentando compreender o que se passa nessa nota final complexa e construindo as suas conexões com o passado. Porém, muitas possibilidades se abriram para o futuro do BU e, consequentemente, teremos que aguardar os próximos conteúdos para respondê-las.


De qualquer maneira, algumas perguntas ficam conosco:


⚪️ JungKook teve alguma experiência no ano 12 da qual ele não consegue se lembrar?


⚪️ JungKook também passará por uma perda de memória? SeokJin havia se tornado frio em relação às suas memórias com os seus amigos justamente porque estava as perdendo. Agora, vemos JungKook agindo de forma muito fria em relação aos seus próprios amigos e às suas emoções. Assim, isso poderia significar que ele esquecerá, em algum momento, os hyungs? Ou perderá as suas emoções? Quais serão as consequências, o preço do seu encontro com o gato e da metamorfose do personagem?


⚪️ JungKook teria morrido se não tivesse tido o encontro com o gato? O acordo selado foi porque ele escolheu viver? E, agora, o que significa "viver" para ele?


⚪️ JungKook, como teorizamos a partir do MV de "Film Out" e a partir das teorias físicas aqui citadas, inverteria de papel com SeokJin e agora passaria a se mover em um dilema do espaço-tempo? Viajaria no tempo?


⚪️ Como tudo isso afetará - ainda mais - o seu relacionamento com os seus hyungs?



Essas são as teorias que pudemos formular até o momento. Talvez seja uma, talvez seja outra ou talvez seja, como toda boa loucura do BU, tudo isso misturado e muito mais.


De qualquer maneira, de uma coisa nós temos certeza: As aventuras dos nossos sete personagens, especialmente de JungKook, estão longe de acabar. 😶

1,287 views1 comment

1 Comment


Michele Richard
Michele Richard
May 12, 2021

Essa teoria do buraco de minhoca e do espaço tempo faz muito sentido pra mim. Como tudo nos MVs do BTS se resume em prestar atenção aos detalhes, no MV de Film Out eu fui prestar atenção no nome dos livros que aparecem atrás do RM enquanto o foco está nele cantando e, o único que eu consegui identificar, porque as letras estão beeeem grandes tem o nome de Space. Depois de ler sua teoria sobre Film Out e essa a respeito do JK, esse livro me deixou ainda mais intrigada!

Like
Post: Blog2_Post
bottom of page